Resenha - Icon - Paradise Lost
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 24 de dezembro de 2004
Os ingleses do Paradise Lost, como tantas outras bandas do underground mundial, começaram sua carreira tocando um típico death metal. Mesmo com a boa repercussão de seus álbuns, e devido à necessidade de tranformação que alguns artistas apresentam, seus próximos trabalhos nunca se pareceriam entre si, sempre acrescentando algo inusitado (na época) ao seu death metal, sejam coros femininos ou instrumentos que não faziam parte do gênero até então famoso pela extrema agressão sonora.
Paradise Lost - Mais Novidades
Em 1993, Paradise Lost lança seu quarto disco, "Icon", dando um adeus definitivo ao death metal. Na época de seu lançamento, os músicos da banda comentavam que a idéia deste disco era a de que, no momento de sua audição, se tivessem a impressão de estar numa catedral. E conseguiram plenamente este objetivo. A sensação de opressão aliada à beleza das composições deste disco é evidente (com certeza, no caso das catedrais católicas, era isso que a Igreja queria passar aos seus fiéis – beleza divina e algum temor necessário, mostrando o quanto o homem é pequenino perante Deus, o que ajudaria na "orientação" de seus seguidores).
O talento de Gregor Mackintosh e Nick Holmes, que são os gênios atrás das letras introspectivas e dos arranjos musicais, nos apresentam alta qualidade nas composições que passam por todas as faixas. A constante de "Icon" são os riffs de heavy metal recheados de passagens doom e góticas e climas orquestrados, e, ao invés dos tradicionais urros de outrora, Nick Holmes realmente canta neste álbum, mesmo de maneira um tanto áspera.
A faixa de abertura, "Embers Fire" já é um clássico, com uma melodia de guitarra muito forte, gerando uma atmosfera obscura e triste. "Remembrance " e "Colossal Rains", com seus pesos e irresistíveis guitarras-solo, nos prendem a atenção desde o começo pela atmosfera intensa e densa, como somente muito, muito poucas canções deste estilo conseguem nos transmitir.
E as canções fluem, todas tendo seu momento, seja nas mais rápidas como "Dying Freedom" e "Widow", seja na arrastada "Joys Of The Emptiness", ou na bonita "Christendom", que se completa com vozes femininas. E para finalizar tanta melancolia, "Deus Misereatur", instrumental tal como as melodias que se terminam um filme.
Mesmo com um trabalho deste nível, o Paradise Lost se supera com seu sucessor, o ainda mais gótico "Draconian Times", atingindo popularidade imensa por todo o planeta, até que resolvem, em seus próximos discos, pender para o lado mais pop da música, usando efeitos eletrônicos em detrimento do peso, e como consequência, caindo em desgraça com os apreciadores de sua arte.
Paradise Lost – Icon
Music For Nations – 1993
Embers Fire
Remembrance
Forging Sympathy
Joys Of The Emptiness
Dying Freedom
Widow
Colossal Rains
Weeping Words
Poison
True Belief
Shallow Seasons
Christendom
Deus Misereatur
Formação:
Nick Holmes - Vocais
Gregory Mackintosh - Guitarra
Aaron Aedy - Guitarra
Stephen Edmondson - Baixo
Matt Archer – Bateria
Discografia:
Lost Paradise - 1990
Gothic - 1991
Shades Of God - 1992
Icon - 1993
Draconian Times - 1995
One Second - 1997
Reflections - 1998
Host - 1999
Believe In Nothing - 2001
Symbol Of Life - 2002
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Josh Homme diz o que planeja fazer com o seu corpo após a morte
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A maior música do rock progressivo de todos os tempos, segundo Steve Lukather
A atuação de Chester Bennington que rendeu Grammy ao Linkin Park, segundo Mike Shinoda
O disco de power metal perfeito, na opinião de Corey Taylor
O guitarrista que foi chamado para os Stones por Mick Jagger mas rejeitado por Keith Richards


O álbum "diferentão" do Paradise Lost que Nick Holmes considera ótimo
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"
Greg Mackintosh relutou, mas cover que ele não queria gravar virou "hit" do Paradise Lost
James Hetfield deu o "sinal verde" para vocalista do Paradise Lost cortar o cabelo nos anos 90
A curiosa aposta que membro do Paradise Lost fez durante gravações de "Draconian Times"
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



