A curiosa história da maior música da Legião Urbana (que não é "Faroeste Caboclo")
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de junho de 2022
A música "Faroeste Caboclo" é famosa por ser muito longa para os padrões do rock nacional, mas na verdade não se trata da maior da Legião Urbana. Isso porque o hit "Metal Contra as Nuvens" tem 11 min 29 seg, contra os 9 min 07 seg de "Faroeste...".
Legião Urbana - Mais Novidades
Em um vídeo de curiosidades sobre essa música, Júlio Ettore também comentou sobre o tema por trás de "Metal...", que passa por uma crítica relacionada com a situação econômica no Brasil no começo dos anos 1990.
"Essa é a canção mais longa de todos os discos de estúdio da Legião Urbana. Por que uma música tão longa? Outras do disco ‘5’ são longas também, como ‘Vento no Litoral’. É um disco de músicas longas e isso é proposital. Eram coisas lentas, de tristeza. O Renato disse isso em vários livros. Eles repetiram partes várias vezes. Outra curiosidade é que o Dado Villa-Lobos foi contra essa duração grande. Ele disse que implicou e considerava chata, já que depois dos minutos iniciais era uma repetição, mas depois passou a gostar. Essa música fala sobre a situação econômica vivida pelo Brasil em 1990 e 1991. Uma era de inflação muito alta e que ocorreu o congelamento das aplicações financeiras pelo presidente Fernando Collor. O objetivo era combater a inflação, que era de 80%. As pessoas ficaram chateadas. Renato Russo tinha juntado grana para comprar um apartamento. Para construir essa crítica, ele usou como pano de fundo histórias medievais. Tipo os Cavaleiros Templários e das lendas do Rei Arthur. Existe um cavaleiro que se chama Parsifal, a letra bate com essa história. Os Templários acumularam muitas riquezas e foram alvo de conspiração", disse.
Em outro trecho, Júlio Ettore disse que a música também toca no assunto da AIDS e faz um trocadilho com o estilo heavy metal.
"Outra referência nessa letra é o próprio Renato Russo. Ele coloca temas como homossexualidade e AIDS, como quando diz que não se entregaria sem lutar. Já sobre o título, o metal representaria as ordens militares e as nuvens seriam o poder da igreja. Mas o Renato falou também sobre um trocadilho com o heavy metal", conclui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Por que Aquiles Priester não quis opinar nas músicas do show do Angra, segundo o próprio
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder


O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
Capital Inicial convida Dado Villa-Lobos para homenagem a Renato Russo no Rock in Rio
Cantora lírica inglesa faz análise profunda de Renato Russo cantando "Tempo Perdido"
Por que Sylvinho Blau Blau demorou a curtir Legião Urbana, segundo o próprio
Black Sabbath: O ataque com um queijo fedido ao pobre Bill Ward
Duff McKagan: Ele se arrepende de ter liberado a Duff Beer dos Simpsons


