A curiosa história da maior música da Legião Urbana (que não é "Faroeste Caboclo")
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de junho de 2022
A música "Faroeste Caboclo" é famosa por ser muito longa para os padrões do rock nacional, mas na verdade não se trata da maior da Legião Urbana. Isso porque o hit "Metal Contra as Nuvens" tem 11 min 29 seg, contra os 9 min 07 seg de "Faroeste...".
Legião Urbana - Mais Novidades
Em um vídeo de curiosidades sobre essa música, Júlio Ettore também comentou sobre o tema por trás de "Metal...", que passa por uma crítica relacionada com a situação econômica no Brasil no começo dos anos 1990.
"Essa é a canção mais longa de todos os discos de estúdio da Legião Urbana. Por que uma música tão longa? Outras do disco ‘5’ são longas também, como ‘Vento no Litoral’. É um disco de músicas longas e isso é proposital. Eram coisas lentas, de tristeza. O Renato disse isso em vários livros. Eles repetiram partes várias vezes. Outra curiosidade é que o Dado Villa-Lobos foi contra essa duração grande. Ele disse que implicou e considerava chata, já que depois dos minutos iniciais era uma repetição, mas depois passou a gostar. Essa música fala sobre a situação econômica vivida pelo Brasil em 1990 e 1991. Uma era de inflação muito alta e que ocorreu o congelamento das aplicações financeiras pelo presidente Fernando Collor. O objetivo era combater a inflação, que era de 80%. As pessoas ficaram chateadas. Renato Russo tinha juntado grana para comprar um apartamento. Para construir essa crítica, ele usou como pano de fundo histórias medievais. Tipo os Cavaleiros Templários e das lendas do Rei Arthur. Existe um cavaleiro que se chama Parsifal, a letra bate com essa história. Os Templários acumularam muitas riquezas e foram alvo de conspiração", disse.
Em outro trecho, Júlio Ettore disse que a música também toca no assunto da AIDS e faz um trocadilho com o estilo heavy metal.
"Outra referência nessa letra é o próprio Renato Russo. Ele coloca temas como homossexualidade e AIDS, como quando diz que não se entregaria sem lutar. Já sobre o título, o metal representaria as ordens militares e as nuvens seriam o poder da igreja. Mas o Renato falou também sobre um trocadilho com o heavy metal", conclui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air tem datas confirmadas para 2027
O guitarrista que fazia Lemmy perder a paciência; "era só pra me irritar"
A banda de metal que Lars Ulrich achava inalcançável, mesmo sem virar gigante como o Metallica
Elton John revela qual o maior cantor de rock que ele ouviu em sua vida
A opinião de Regis Tadeu sobre o clássico "Cabeça Dinossauro" dos Titãs
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Falar mal do Dream Theater virou moda - e isso já perdeu a graça há tempos
A banda que parecia barulho sem sentido e influenciou Slipknot e System Of A Down
Os motivos que fizeram Iggor Cavalera recusar reunião com o Sepultura, segundo Andreas Kisser
Derrick Green anuncia estar formando nova banda para o pós-Sepultura
Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire
Megadeth inicia turnê sul-americana, que passará por São Paulo; confira setlist
Rapper brasileiro vence Yoko Ono em batalha judicial pelo nome
Faixa de novo EP do Sepultura remete à música do Black Sabbath cantada por Ian Gillan

Quando Renato Russo preferiu ficar em casa com o namorado a gravar com os Paralamas
Marcelo Bonfá lembra de quando levou baterista do U2 para dançar forró
Marcelo Bonfá explica fim de projeto com Dado Villa-Lobos
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
Qual o patrimônio dos músicos do Guns N' Roses?
David Gilmour: como ele construiu o fabuloso solo de "Comfortably Numb"


