Resenha - Perfect Creation - Dracma

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rafael Carnovale
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9


O quinteto paulista DRACMA surgiu em 1998, com a proposta de investir no heavy metal influenciado por bandas como Dream Theater, Fates Warning e ao mesmo tempo incluir toques de progressivo e música clássica. Em 2001, a formação se estabilizou e no ano passado foi lançado o "debut" "Perfect Creation", que se mostra mais um competente trabalho de prog-metal nacional.

A História Impopular dos Rolling StonesEddie: a foto que supostamente inspirou Derek Riggs

Logo de começo o quinteto apresenta uma das melhores "intros" que já ouvi em cd's de prog: a bela "The Glory", que mostra grandes influências do som do Therion. Mas a paulada come nas fortes "Laudate" e "This Generation", com bom trabalho de guitarra e teclados, num balanceamento que consegue casar bem o lado agressivo do heavy metal com o suave do progressivo. Logo após o quinteto abusa da criatividade na fantástica "The Fall", inspirada na Ópera "Fortuna Imperatrix Mundi - Carmina Burana". É algo que salta aos ouvidos... uma versão feita com personalidade e estilo.

Momentos mais pesados (aonde a guitarra impera) podem ser encontrados na excelente "Waiting" e nas cadenciadas "Suffering Violence" e "Perfect Creation" (ambas lembram muito o trabalho mais recente do Fates Warning", enquanto que faixas como "Mountain" e as baladas "Riders" e a acústica "Clouds in the Desert" evocam mais o lado progressivo da banda, com belos nuances de teclado e andamentos muito bem cadenciados. O cd fecha com a única faixa cantada em português, "Suor de Sangue", que se tem um instrumental interessante, peca pelo vocal de Alexandre Schultz, que não combina com a letra, e pela própria letra em si, fraca, destoando do conceito lírico do cd, que é de temática cristã, mas feito de maneira bem delicada e competente.

A destacar também o belo trabalho gráfico da capa e encarte, que traz as letras em inglês e português, e a produção, muito boa. Uma boa estréia , que merece ser conferida sem medo.

Site oficial: http://www.dracma.kit.net

Line Up:
Alexandre Schultz - Vocal
Andre Silva - Teclados
Ivan Alatxece - Guitarra
Liênio Medeiros - Bateria
Thiago Medeiros - Baixo

Material cedido por:
Megahard Records
Cx Postal 41698 - São Paulo (SP) - Cep:05422970
http://www.megahard.com.br
Tel: 11 - 32248297




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Dracma"


A História Impopular dos Rolling StonesA História Impopular dos Rolling Stones

Eddie: a foto que supostamente inspirou Derek RiggsEddie
A foto que supostamente inspirou Derek Riggs

Humor: Urros, raiva, dor, sangue! As regras do Death Metal!Humor
Urros, raiva, dor, sangue! As regras do Death Metal!

Gilby Clarke: Axl me disse aproveite seu último showGilby Clarke
Axl me disse "aproveite seu último show"

Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1991Heavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados em 1991

Guns N' Roses: Axl se declarou à ex em gravação, mas se arrependeuGuns N' Roses
Axl se declarou à ex em gravação, mas se arrependeu

AC/DC: as músicas do Back in Black, da pior para a melhorAC/DC
As músicas do "Back in Black", da pior para a melhor


Sobre Rafael Carnovale

Nascido em 1974, atualmente funcionário público do estado do Rio de Janeiro, fã de punk rock, heavy metal, hard-core e da boa música. Curte tantas bandas e estilos que ainda não consegue fazer um TOP10 que dure mais de 10 minutos. Na Whiplash desde 2001, segue escrevendo alguns desatinos que alguns lêem, outros não... mas fazer o que?

Mais matérias de Rafael Carnovale no Whiplash.Net.

adClioIL