Resenha - Perfect Creation - Dracma
Por Rafael Carnovale
Postado em 12 de junho de 2003
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O quinteto paulista DRACMA surgiu em 1998, com a proposta de investir no heavy metal influenciado por bandas como Dream Theater, Fates Warning e ao mesmo tempo incluir toques de progressivo e música clássica. Em 2001, a formação se estabilizou e no ano passado foi lançado o "debut" "Perfect Creation", que se mostra mais um competente trabalho de prog-metal nacional.

Logo de começo o quinteto apresenta uma das melhores "intros" que já ouvi em cd’s de prog: a bela "The Glory", que mostra grandes influências do som do Therion. Mas a paulada come nas fortes "Laudate" e "This Generation", com bom trabalho de guitarra e teclados, num balanceamento que consegue casar bem o lado agressivo do heavy metal com o suave do progressivo. Logo após o quinteto abusa da criatividade na fantástica "The Fall", inspirada na Ópera "Fortuna Imperatrix Mundi – Carmina Burana". É algo que salta aos ouvidos... uma versão feita com personalidade e estilo.
Momentos mais pesados (aonde a guitarra impera) podem ser encontrados na excelente "Waiting" e nas cadenciadas "Suffering Violence" e "Perfect Creation" (ambas lembram muito o trabalho mais recente do Fates Warning", enquanto que faixas como "Mountain" e as baladas "Riders" e a acústica "Clouds in the Desert" evocam mais o lado progressivo da banda, com belos nuances de teclado e andamentos muito bem cadenciados. O cd fecha com a única faixa cantada em português, "Suor de Sangue", que se tem um instrumental interessante, peca pelo vocal de Alexandre Schultz, que não combina com a letra, e pela própria letra em si, fraca, destoando do conceito lírico do cd, que é de temática cristã, mas feito de maneira bem delicada e competente.
A destacar também o belo trabalho gráfico da capa e encarte, que traz as letras em inglês e português, e a produção, muito boa. Uma boa estréia , que merece ser conferida sem medo.
Line Up:
Alexandre Schultz – Vocal
Andre Silva – Teclados
Ivan Alatxece – Guitarra
Liênio Medeiros – Bateria
Thiago Medeiros – Baixo
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Abbath encerra show após meia música em festival finlandês
A música do Titãs com Andreas Kisser na guitarra e Iggor Cavalera na bateria
As 50 melhores músicas do Queen, segundo a Classic Rock
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
Spotify revela qual foi o clássico do rock mais ouvido no mundo durante o eclipse solar
Jim Root justifica postagem feita após rumores da demissão de Sid Wilson do Slipknot
Regis Tadeu explica por que Blackmore voltou ao palco com o Deep Purple após 33 anos
Regis Tadeu explica morte dos Mamonas Assassinas: "Imprensa não contou"
13 bandas de death metal que o primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Agora é oficial: Slipknot anuncia demissão de Sid Wilson
Viúva de Neil Peart enviou mensagem de apoio a Anika Nilles após sua entrada no Rush
As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
Geddy Lee fala sobre importância de ainda cantar as músicas do Rush nos tons originais
As 10 melhores músicas do Alice in Chains, segundo a Metal Hammer
5 clássicos do rock nacional cujas letras envelheceram mal
Para Regis Tadeu, só existe uma coisa mais chata que o som do Dream Theater
A música dos Rolling Stones que Mick Jagger tem vergonha, mas ainda canta
Por que o termo black metal foi inventado? Criador explica e dá crédito a Bon Jovi




A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco



