A resposta de Rafael Bittencourt sobre se haverá novo álbum do Angra com Alírio Netto
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de janeiro de 2026
Desde que o Angra anunciou o hiato após a turnê de Cycles of Pain e confirmou apenas o show especial no Bangers Open Air em 2026, qualquer movimento em torno da banda passou a ser acompanhado com lupa pelos fãs. Entre especulações sobre futuro, formação e novos lançamentos, um nome naturalmente entrou no centro da conversa: Alírio Netto, convidado para a apresentação histórica.
A dúvida era direta e inevitável: a parceria poderia render um novo álbum de estúdio? A resposta veio pela voz de Rafael Bittencourt, durante um episódio do Amplifica, ao responder perguntas enviadas por fãs. E, diferentemente do que muitos esperavam, o guitarrista foi taxativo.

"Não há planos de gravar álbum agora. Nenhum", afirmou Rafael. Ele reforçou que o Angra se encontra oficialmente em hiato e que não existe qualquer planejamento relacionado a disco novo ou turnê ligada a material inédito. "Não há plano de gravar álbum, não há plano de fazer turnê de novo álbum, nada disso", completou, deixando claro que, no momento, não há sequer um horizonte a ser projetado.
Rafael também explicou que, justamente por não haver planejamento, não faz sentido estipular prazos. "Então não há como eu te dizer quando, porque simplesmente não existe isso agora", disse, encerrando qualquer leitura mais otimista sobre anúncios iminentes. A fala joga um balde de água fria em especulações que vinham ganhando força desde o anúncio do show no Bangers.
Se por um lado o futuro do Angra segue indefinido, Rafael fez questão de destacar sua relação pessoal com Alírio. "Já mandei mensagem pra ele esses dias", contou, chamando o vocalista de "amigo, irmão querido e um ídolo". Para o guitarrista, Alírio vai muito além do papel de cantor: "Eu admiro demais o Alírio como músico completo, compositor e tremendo intérprete".
Segundo Rafael, a ideia de trazer Alírio novamente ao Amplifica também está no radar. "Quando ele vier pro Brasil, a ideia é gravar", disse, ressaltando que a parceria artística segue viva - ainda que sem desdobramentos formais dentro do Angra. "Eu tenho amizade de verdade com ele. Adoro o Alírio", reforçou.
Confira o vídeo completo abaixo.
O que diz Alírio Netto
As declarações de Rafael dialogam diretamente com o que o próprio Alírio Netto disse recentemente. Em dezembro de 2025, durante uma sequência de perguntas no Instagram resgatadas pelo jornalista Gustavo Maiato, o cantor também tratou de esfriar expectativas. Questionado sobre um possível álbum com o Angra, respondeu: "Cara, eu espero que em breve… mas eu não sei". Em seguida, foi ainda mais claro: "Agora a gente só tem esse show do Bangers. O Angra ainda tá no hiato".
Apesar de demonstrar carinho e abertura para o futuro - "Eu adoraria, quem sabe?" -, Alírio deixou claro que não há nada definido. "Daí pra frente, só Deus sabe", resumiu. Sobre novos projetos, o vocalista revelou estar focado em um disco solo com participações especiais, afastando qualquer possibilidade imediata de envolvimento em um álbum conceitual ou gravações com o Angra.
No fim das contas, as duas falas convergem para o mesmo ponto: o show no Bangers Open Air é, por enquanto, um evento pontual e simbólico - não o prenúncio de um novo capítulo em estúdio. Se algo mais vai surgir dessa aproximação, permanece no campo das possibilidades. Como o próprio Alírio resumiu, "vamos esperar cenas dos próximos capítulos".
A saída de Fabio Lione e a entrada de Alírio Neto no Angra
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rammstein registra novas músicas e deixa fãs na expectativa
Judas Priest lança coletânea que abrange várias fases da discografia
Ouça tributo ao Rainbow com verdadeira seleção de astros do rock e metal
"A banda de abertura mais difícil que já tivemos foi o Guns N' Roses", revela Bruce Dickinson
O ex-jogador que ouvia heavy metal antes dos jogos para se motivar
Tributo a Syd Barrett une Pink Floyd, David Bowie, Violeta de Outono e John Paul Jones
Edguy esgota ingressos do primeiro show em mais de uma década
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
A banda dos anos 2000 que mais orgulhava Geddy Lee por seguir os passos do Rush
A banda southern que Steve Harris considera das melhores que abriu para o Iron Maiden
As 15 músicas que o Faith No More mais tocou ao vivo
A banda que fez Phil Collins perceber que o tempo do Genesis havia passado
Jeff Walker diz que sua única técnica vocal é beber uísque antes do show

Alírio Netto quebra silêncio sobre Angra e fala se há planos futuros
Fabio Lione homenageia Andre Matos e alfineta: "ninho de cobra que conhecemos bem"
Fabio Lione afirma que show do Angra no Bangers Open Air será legal
Rafael Bittencourt elogia Alírio Netto, novo vocalista do Angra; "Ele é perfeito"
A conversa franca entre Angra e Fabio Lione que levou à saída do italiano, segundo Barbosa
Principal reclamação de Fabio Lione sobre Angra faz sentido? Especialista em Angraverso opina
Fabio Lione critica o fato do Angra olhar muito para o passado
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
Jeff Scott Soto se manifesta sobre saída de Fabio Lione do Angra
Show do Angra no Bangers Open Air será dividido em três atos
As Cinco Melhores Músicas de Andre Matos - Parte 1
O que difere Edu Falaschi dos outros cantores que o Angra já teve, segundo Eric Martin
Edu Falaschi conta como a reaproximação com Angra o levou ao Masters of Voices
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
A reflexão de um cantor italiano de metal sobre Angra com Fabio Lione e Andre Matos
A cena repugnante que o Angra presenciou em ônibus da turnê, segundo Ricardo Confessori


