A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de janeiro de 2026
Em entrevista a Benja no podcast Benja Me Mucho, o crítico musical Regis Tadeu fez uma análise dura sobre o caminho tomado por parte do rock pop contemporâneo. Para ele, algumas bandas perceberam que existe hoje um grande "mercado consumidor de adultos infantilizados" - e passaram a moldar seus shows e discursos para explorar exatamente isso.
Coldplay - Mais Novidades
Segundo Regis, o fenômeno vai além da música. "Existe hoje um processo de infantilização que é absurdo", afirmou, citando exemplos do cinema e da cultura pop em geral, onde heróis clássicos vivem crises existenciais e sessões de terapia. No palco, a lógica seria parecida: menos foco na música em si e mais em uma experiência emocional simplificada, quase didática, pensada para consumo rápido.
Dentro desse contexto, Regis apontou nominalmente o Coldplay como um exemplo claro dessa estratégia. Para ele, a banda "espertamente percebeu" essa mudança de comportamento do público e transformou seus shows em grandes espetáculos visuais, cheios de "corzinha, pulseirinha que brilha", comparando o resultado a uma espécie de "Disney para adultos". A música, nesse cenário, vira coadjuvante diante do impacto visual e da sensação de pertencimento coletiva.
O crítico também citou o Imagine Dragons, mencionando apresentações em que o vocalista passa longos momentos falando de conflitos pessoais e relações afetivas no palco. Para Regis, isso reforça a ideia de que o show deixa de ser um acontecimento musical para se tornar quase uma sessão pública de catarse emocional.
Benja concordou com a análise e observou que esse modelo ajuda a explicar o sucesso de grandes festivais atuais, onde muita gente compra ingresso antes mesmo de saber o line-up. "As pessoas vão pelo evento", resumiu o apresentador. Regis foi ainda mais direto: "Hoje, a música é o menos importante. A imagem sempre foi importante, mas agora a música virou detalhe".
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
Steve Harris rebate Bruce e nega ter barrado novo disco do Iron Maiden
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
O arrependimento de Tarja Turunen: "Eu deveria tê-los feito passar por um inferno"
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
O guitarrista que fez Ian Anderson desistir da guitarra e escolher a flauta
As maiores mentiras que muita gente ainda conta sobre o rock progressivo
Kai Hansen, do Helloween e Gamma Ray, conta que foi eletrocutado em sua primeira visita ao Brasil
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
A iguaria culinária que Coldplay ofereceu a Regis Tadeu e que ele deixou intacta no camarim
13 bandas de rock e metal que nasceram na faculdade e conquistaram o mundo
As duas bandas gigantes que fizeram Eric Clapton achar que o rock havia perdido as raízes
Corey Taylor: "Coldplay faz música para limpar a bunda"


