Resenha - Jupiter's Darling - Heart
Por Thiago Sarkis
Postado em 21 de fevereiro de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Uma década de pausa nas atividades e o Heart prova que o período no limbo foi essencial, principalmente após o lançamento do fraco "Desire Walks On" (1993). "Jupiter’s Darling" (2004), o mais novo álbum, é facilmente o melhor trabalho das irmãs Wilson desde o aclamado auto-intitulado de 1985.
Heart - Mais Novidades
Para acompanhá-las neste retorno, revelou-se o excelente guitarrista Craig Bartock, além da continuação da parceria com Ben Smith na bateria, e a adição de ninguém menos que Mike Inez (Alice In Chais, Ozzy Osbourne, etc) no baixo. Como convidados especiais aparecem Mike McCready (Pearl Jam) nas guitarras de "Led To One", "Down The Nile" e "I’m Fine", e Jerry Cantrell (Alice In Chains) no mesmo instrumento, mas apenas na faixa "Fallen Ones".
De início, com "Make Me", você já saca que valeu a pena esperar tanto tempo para que o Heart se reiterasse e voltasse com inspiração e força total em seu rock ‘n’ roll vivido e repleto de inferências de música country e folk em geral.
A seqüência das dezessete composições posteriores foi nitidamente feita a dedo, numa variação constante de arranjos de puro ‘rock’, incluindo bastante guitarras e os vocais rasgados de Ann Wilson, e músicas mais calmas, baladas folk se assim quiserem, contendo bandolins, belas texturas de mellotron, violinos, e algumas gaitas. Via de regra praticamente e, às vezes, quebra um ritmo bacana impresso por uma ou outra canção arrebatadora. Prejudica em certos instantes o desenvolvimento do CD.
Os convidados conseguiram imputar suas próprias sonoridades no estilo do Heart, sem que quaisquer das partes tivesse que ceder. Ótimas as músicas com McCready e Cantrell. Não obstante, os grandes destaques são "Oldest Story In The World", "Move On" e "Vainglorious". Incríveis composições que de imediato capturam o ouvinte. Todavia, também é inegável que a escolha das melhores faixas depende da velha discussão de preferência entre as vozes de Nancy e Ann Wilson. Particularmente, parece-me que para o rock ‘n’ roll Ann é a indicada, ficando com Nancy a responsabilidade pelas melodias mais sutis.
"Jupiter’s Darling" fecha com "How Deep It Goes" e uma versão acústica de "Fallen Ones", novamente na variante supradita, e numa produção direta e exata, como todo o álbum. Algumas falhas pelas incessantes quebras de ritmo, é verdade, mas um retorno definitivamente suficiente para dez anos de espera.
Lançado pela Eagle Records - 2004
Outras resenhas de Jupiter's Darling - Heart
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu explica por que show final do Sepultura foi para um lugar menor
Disco novo do Anthrax tem música que mistura Slayer e Metallica da era "Load"
As bandas que mais inspiraram o lado pesado do Queen, segundo Brian May
O grande problema do show de Roger Waters, segundo Ed Motta
Metallica anuncia mais 12 datas da tour M72 para 2027
Falling in Reverse lança "Joseph", com Corey Taylor (Slipknot) e Serj Tankian (SOAD)
Regis Tadeu finalmente explica detalhe do Iron Maiden que fãs discutem há 20 anos
Como a opinião de James Hetfield sobre Lars Ulrich mudou ao longo dos anos
A canção e álbum dos Beatles que eram os favoritos de Kurt Cobain
Ouça música que Keith Richards gravou para trilha de "Grand Theft Auto VI"
A gafe cultural que Edu Falaschi quase pôs em "Eldorado": "Símbolo de traição"
O filme dos anos 30 que inspirou a música mais tocada pelo Iron Maiden ao vivo
O erro que Marcelo Barbosa vê na atual polêmica entre amplificadores e simuladores
Gessinger desfaz a comparação que persegue os Engenheiros do Hawaii há 40 anos
"Nunca compusemos juntos" - Roger Waters explica sua parceria com David Gilmour no Pink Floyd
David Coverdale diz que algumas temáticas do Dio não combinavam com ele: "Não curtia"
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A banda que Wolf Hoffmann não aceita que chamem de metal: "É boa, mas me poupe"

Heart tem novo álbum quase pronto, revela Nancy Wilson
Ann Wilson admite que o Heart fez "pacto com o diabo" para sobreviver aos anos 1980
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



