O clássico dos anos 70 que combate uma mentira sexista e que irritou a banda Nazareth
Por Bruce William
Postado em 03 de outubro de 2025
Nem todos sabem, mas a letra de "Barracuda", um dos maiores sucessos do Heart, nasceu de uma situação revoltante nos primórdios da banda. Em 1977, após um show em Detroit, um funcionário da gravadora Mushroom Records entrou no camarim perguntando a Ann Wilson onde estava o seu "amor". O problema é que não se referia ao namorado da cantora, mas sim à própria irmã, a guitarrista Nancy Wilson.
Pouco depois, Ann descobriu que a própria gravadora havia publicado um anúncio de página inteira na Rolling Stone insinuando um relacionamento incestuoso entre as duas. Foi o estopim para que ela escrevesse, tomada pela fúria, os versos de "Barracuda". "Aquilo nos irritou. Foi contra tudo o que estávamos tentando iniciar e inventar - e o fato de que nossa primeira vez na Rolling Stone teve essa implicação lasciva", disse Ann. "Para nos imaginar juntas em uma relação lésbica e incestuosa - a sordidez realmente veio a mim naquele momento. Aquela letra foi composta pela minha verdadeira natureza, em raiva legítima."

Décadas depois, Ann afirmou esperar que "Barracuda" seja "útil quando mulheres pensam sobre o que querem e o que não querem". Ela também contou que situações semelhantes eram frequentes nos anos 1970. "Quando estávamos com 20 e poucos anos, íamos a estações de rádio e diziam: 'amamos suas tetas'. Era irritante. E se me tocassem - era a sensação mais nojenta de todas. Mas nos anos 70, se eu contasse ao meu empresário que qualquer DJ havia tocado o meu ombro no caminho errado... quem seria demitida? Eu", relatou.
O episódio foi um choque de realidade para as irmãs, que viram seu talento e esforço serem ofuscados por insinuações de cunho sexual. Como resumiu Ann: "Você é só uma coisa. 'É legal? Bonito? As pessoas vão comprar?'. Tipo: 'O quão selvagem vocês duas, como irmãs, ficariam juntas? Deve haver uma relação lésbica incestuosa'. A ideia de duas irmãs, juntas, atraentes, em uma imagem sexual é um desvio. É uma forma de tirar a ênfase de nossa música e nossa mensagem."
"Barracuda" ainda traz uma polêmica adicional, desta vez ligada ao riff de guitarra. Nancy Wilson contou para a Gear Factor (via wikipedia) que a inspiração veio de uma música de outra banda: "A gente estava abrindo shows na Europa para uma banda chamada Nazareth e também para o Queen, na verdade. O Nazareth tinha um sucesso com uma canção da Joni Mitchell, 'This Flight Tonight', que tinha mais ou menos aquele riff. Então nós meio que pegamos emprestado e transformamos em 'Barracuda'", admitiu.
"Mais tarde encontramos os caras do Nazareth, e eles ficaram putos", prosseguiu a guitarrista. Ainda assim, Nancy não demonstrou arrependimento: "Você pega emprestado daquilo que ama e transforma em algo seu. É um daqueles sons que até hoje eu tento entender como conseguimos, porque é difícil recriar." O episódio mostra que "Barracuda", além de nascer como reação a um insulto sexista, também acabou irritando outra grande banda dos anos setenta, ironicamente, por um motivo totalmente diferente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
As músicas "das antigas" do Metallica que Lars Ulrich gostaria que o Deep Purple tocasse
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
"Obedeço à lei, mas não, não sou de direita", afirma Dave Mustaine
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
A resposta de Rafael Bittencourt sobre se haverá novo álbum do Angra com Alírio Netto
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
A resposta que James LaBrie gostaria de dar para quem critica sua voz

Heart: "Barracuda", uma narrativa contra uma mentira sexista
Ex-vocalista do Nazareth, Carl Sentance comenta saída
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
Nazareth: um elogio à pertinácia
Cinco músicas que são covers, mas você acha que são as versões originais - Parte 2


