O clássico dos anos 70 que combate uma mentira sexista e que irritou a banda Nazareth
Por Bruce William
Postado em 03 de outubro de 2025
Nem todos sabem, mas a letra de "Barracuda", um dos maiores sucessos do Heart, nasceu de uma situação revoltante nos primórdios da banda. Em 1977, após um show em Detroit, um funcionário da gravadora Mushroom Records entrou no camarim perguntando a Ann Wilson onde estava o seu "amor". O problema é que não se referia ao namorado da cantora, mas sim à própria irmã, a guitarrista Nancy Wilson.
Pouco depois, Ann descobriu que a própria gravadora havia publicado um anúncio de página inteira na Rolling Stone insinuando um relacionamento incestuoso entre as duas. Foi o estopim para que ela escrevesse, tomada pela fúria, os versos de "Barracuda". "Aquilo nos irritou. Foi contra tudo o que estávamos tentando iniciar e inventar - e o fato de que nossa primeira vez na Rolling Stone teve essa implicação lasciva", disse Ann. "Para nos imaginar juntas em uma relação lésbica e incestuosa - a sordidez realmente veio a mim naquele momento. Aquela letra foi composta pela minha verdadeira natureza, em raiva legítima."

Décadas depois, Ann afirmou esperar que "Barracuda" seja "útil quando mulheres pensam sobre o que querem e o que não querem". Ela também contou que situações semelhantes eram frequentes nos anos 1970. "Quando estávamos com 20 e poucos anos, íamos a estações de rádio e diziam: 'amamos suas tetas'. Era irritante. E se me tocassem - era a sensação mais nojenta de todas. Mas nos anos 70, se eu contasse ao meu empresário que qualquer DJ havia tocado o meu ombro no caminho errado... quem seria demitida? Eu", relatou.
O episódio foi um choque de realidade para as irmãs, que viram seu talento e esforço serem ofuscados por insinuações de cunho sexual. Como resumiu Ann: "Você é só uma coisa. 'É legal? Bonito? As pessoas vão comprar?'. Tipo: 'O quão selvagem vocês duas, como irmãs, ficariam juntas? Deve haver uma relação lésbica incestuosa'. A ideia de duas irmãs, juntas, atraentes, em uma imagem sexual é um desvio. É uma forma de tirar a ênfase de nossa música e nossa mensagem."
"Barracuda" ainda traz uma polêmica adicional, desta vez ligada ao riff de guitarra. Nancy Wilson contou para a Gear Factor (via wikipedia) que a inspiração veio de uma música de outra banda: "A gente estava abrindo shows na Europa para uma banda chamada Nazareth e também para o Queen, na verdade. O Nazareth tinha um sucesso com uma canção da Joni Mitchell, 'This Flight Tonight', que tinha mais ou menos aquele riff. Então nós meio que pegamos emprestado e transformamos em 'Barracuda'", admitiu.
"Mais tarde encontramos os caras do Nazareth, e eles ficaram putos", prosseguiu a guitarrista. Ainda assim, Nancy não demonstrou arrependimento: "Você pega emprestado daquilo que ama e transforma em algo seu. É um daqueles sons que até hoje eu tento entender como conseguimos, porque é difícil recriar." O episódio mostra que "Barracuda", além de nascer como reação a um insulto sexista, também acabou irritando outra grande banda dos anos setenta, ironicamente, por um motivo totalmente diferente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
O chef demitido após fazer foto com Axl Rose; "Valeu, vale e vai valer até meu último dia"
Por que versão do Megadeth para "Ride the Lightning" não é um cover, de acordo com Dave Mustaine
A reação de Dave Mustaine quando se ouviu cantando pela primeira vez
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
O clássico do metal oitentista inspirado em Toto, desastre do Titanic e Monsters of Rock
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
A banda que serviu de inspiração para o Eagles: "Até os Beatles curtiam o som deles"
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
A poderosa mensagem passada pelo Arch Enemy em "Nemesis", clássico escrito em ônibus de turnê
A melhor gravação de bateria de todos os tempos, segundo Phil Collins
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro
Heart: "Barracuda", uma narrativa contra uma mentira sexista
Nazareth confirma cinco shows no Brasil para o ano que vem
Cinco bandas com mais de cinquenta anos de história


