Portugal Hard'n'Heavy - 2001 em balanço

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Cameraman Metalico
Enviar correções  |  Comentários  | 

A matéria a seguir trata-se de um balanço geral sobre a cena heavy metal em Portugal em 2001. O objetivo do site, antes de mais nada, é também daqui pra frente dar atenção à cena metálica deste país já que muitos portugueses acessam a Whiplash! diariamente. Além disso, os brasileiros podem conferir um pouco do que anda rolando por lá!

1873 acessosFuturo Headbanger: Pai homenageia Lemmy e Mustaine em nome do Filho5000 acessosLuís Mariutti para Nando Moura: "Estádio não se lota com views ou likes"


Texto e Fotos: Cameraman Metalico

UM ANO de PESO!

O ano que agora finda foi muito produtivo em relação a discos e concertos de hard rock e heavy metal.

DISCOS

Apesar de muita gente continuar a afirmar que é um estilo gasto, caduco e sem novidades a oferecer, um naipe generoso de bandas ofereceu-nos CDs excelentes dos quais escolhemos 15 nos mais de 200 que recebemos para criticar.

Assim, os cinco magníficos são as obras do mestre OZZY OSBOURNE com o excelente “Down To Earth”, os alemães EDGUY e “Mandrake”, os norte americanos SLAYER e “God Hates Us All”, os seus conterrâneos SYSTEM OF A DOWN e “Toxicity” além dos hippies BLACK CROWES com “Lions”. Estes são realmente os melhores de 2001!

Depois para completar a nossa lista não nos podemos esquecer de ANATHEMA “A Fine Day To Exit” (Music For Nations/MA), JUDAS PRIEST “ Demolition” (SPV/Megamúsica), ANGRA “Rebirth” (SPV/Zona), SEPULTURA “Nation” (Roadrunner/Movieplay), CLAWFINGER “A Whole Lot Of Nothing” (Gun/BMG), BIOHAZARD “Uncivilization” (SPV/Zona), SLIPKNOT “Iowa” (Roadrunner/Movieplay), CATHEDRAL “Endtyme” (Earache/MA), PARADISE LOST “Believe In Nothing” (EMI) e MOTÖRHEAD “No Sleep Till Hammersmith” (Metal Is/Som Livre), que perfazem o lote dos melhores quinze CD de rock pesado deste ano.

D.A.D. Foto: Cameraman Metalico
D.A.D. Foto: Cameraman Metalico

É com agrado que vemos bandas veteranas com 20 e 30 anos de carreira continuar a gravar, mandando todos os estudos de marketing às urtigas. Além destes quinze álbuns não podemos deixar de mencionar SAXON com o excelente “Killing Ground”, SCORPIONS com o agradável “Acoustica” (gravado em Lisboa), ONE MINUTE SILENCE e “Buy Now Saved Later”, RAMMSTEIN com “Mutter”, MEGADETH com “The World Needs A Hero” e RAGE AGAINST THE MACHINE com “Renegades” um álbum de versões que passou completamente ao lado da critica. Outra banda que não nos podemos esquecer e que teve a mesma sorte foram os “rockers” MANIC STREET PREACHERS a quem tiro o chapéu pelo excelente disco “Know Your Enemy”, sinceramente o melhor álbum de rock deste ano!

Falando de produção nacional os MOONSPELL venceram nas duas categorias com “Darkness & Hope” um CD que deu lugar a uma tour que os levou aos EUA, depois de terem corrido toda a Europa. Os Moonspell continuam a dar cartas!

Os TARANTULA foram brindados com um álbum tributo duplo, comemorando vinte anos de carreira. Mais de trinta bandas juntaram a sua voz às músicas da banda de Paulo Barros, numa iniciativa muito louvável da editora Recital.

Outras bandas que se destacaram foram os THRAGEDIUM com o CD “Theatrum XXIII”, Os THE TEMPLE e a sua excelente demo de três temas, os SACRED SIN com Translucid Dream Mirror” e os DECAYED com “Nockthurnaal”.

CONCERTOS

Quanto a concertos também não nos podemos queixar pois o nosso país recebeu a visita de grandes bandas da primeira divisão. As melhores prestações aconteceram durante as gravações de “Acoustica” no convento do Beato em Lisboa, com os SCORPIONS como protagonistas. Depois os HELLACOPTERS e os MEGADETH também estiveram bem no Festival Vilar de Mouros, Os D:A:D e os PARADISE LOST deram cartas com os CLAWFINGER no Festival Rock Feira, sua reverência MARYLIN MANSON, os FEAR FACTORY e os MOONSPELL brilharam no Festival do Ermal e a Deconstruction Tour trouxe a Portugal os PENNYWISE, tendo atuado na Praça Sony.

Lemmy e Cameraman Foto: João Moura
Lemmy e Cameraman Foto: João Moura

Já no sul os MOTÖRHEAD fizeram tremer a estrutura da Concentração Anual do Moto Clube de Faro, e os SCORPIONS vieram a Lagos tocar com a orquestra como tinham prometido.

Depois a Aula Magna escutou YNGWIE MALSMETEEN, e o Paradise Garage os CRADLE OF FILTH, ANATHEMA, MACHINE HEAD, EDGUY e BIOHAZARD, tudo concertos de peso que esgotaram rapidamente a pequena sala de Alcântara.

Já nos pavilhões, o Atlântico vibrou com o som dos norte americanos SLIPKNOT, os LIMP BIZKIT também estiveram bem e os RAMMSTEIN iam deitando abaixo o Pavilhão do Belenenses, tal a carga decibélica empregue.

No Seixal Metal Attack deste ano brilharam os DARK TRANQUILITY, ANNIHILATOR e NEVERMORE e na Feira de Metal de Almada os brasileiros STEEL WARRIOR.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Judas PriestJudas Priest
Lemmy significou muito para Rob Halford

1873 acessosFuturo Headbanger: Pai homenageia Lemmy e Mustaine em nome do Filho28 acessosEm 16/05/2000: Motorhead lança o álbum We Are Motörhead23 acessosEm 09/08/1986: Motorhead lança o álbum Orgasmatron12 acessosEm 04/06/1983: Motorhead lança o álbum Another Perfect Day6 acessosEm 11/07/1995: Motorhead lança o álbum Sacrifice0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Motorhead"

CensuraCensura
Ouvir Rock e Metal é porta de entrada para virar gay?

Lemmy KilmisterLemmy Kilmister
"O maior inimigo de uma mulher é outra mulher"

O tempo, ah o tempo!O tempo, ah o tempo!
Rockstars nos anos oitenta e hoje

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Motorhead"


Luís Mariutti para Nando MouraLuís Mariutti para Nando Moura
"Estádio não se lota com views ou likes"

Gene SimmonsGene Simmons
Declarações polêmicas sobre bandas de sucesso

HumorHumor
As 101 regras para ser um fã da NWOBHM

5000 acessosThrash Metal: as 10 melhores baladas de bandas do gênero5000 acessosCuriosidades: 40 fatos inacreditáveis do rock5000 acessosO amor: 10 músicas para roqueiros apaixonados4703 acessosChaves: homenagem rock n' roll para seriado mais amado do Brasil5000 acessosAndre Matos: falando sobre problemas que teve nas cordas vocais5000 acessosGene Simmons: ele e Paul Stanley não dão "uma de Axl Rose" com o outro

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.


Sobre Cameraman Metalico

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online