Portugal Hard'n'Heavy - 2001 em balanço

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Cameraman Metalico
Enviar Correções  

A matéria a seguir trata-se de um balanço geral sobre a cena heavy metal em Portugal em 2001. O objetivo do site, antes de mais nada, é também daqui pra frente dar atenção à cena metálica deste país já que muitos portugueses acessam a Whiplash! diariamente. Além disso, os brasileiros podem conferir um pouco do que anda rolando por lá!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


Texto e Fotos: Cameraman Metalico

UM ANO de PESO!

O ano que agora finda foi muito produtivo em relação a discos e concertos de hard rock e heavy metal.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

DISCOS

Apesar de muita gente continuar a afirmar que é um estilo gasto, caduco e sem novidades a oferecer, um naipe generoso de bandas ofereceu-nos CDs excelentes dos quais escolhemos 15 nos mais de 200 que recebemos para criticar.

Assim, os cinco magníficos são as obras do mestre OZZY OSBOURNE com o excelente "Down To Earth", os alemães EDGUY e "Mandrake", os norte americanos SLAYER e "God Hates Us All", os seus conterrâneos SYSTEM OF A DOWN e "Toxicity" além dos hippies BLACK CROWES com "Lions". Estes são realmente os melhores de 2001!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Depois para completar a nossa lista não nos podemos esquecer de ANATHEMA "A Fine Day To Exit" (Music For Nations/MA), JUDAS PRIEST " Demolition" (SPV/Megamúsica), ANGRA "Rebirth" (SPV/Zona), SEPULTURA "Nation" (Roadrunner/Movieplay), CLAWFINGER "A Whole Lot Of Nothing" (Gun/BMG), BIOHAZARD "Uncivilization" (SPV/Zona), SLIPKNOT "Iowa" (Roadrunner/Movieplay), CATHEDRAL "Endtyme" (Earache/MA), PARADISE LOST "Believe In Nothing" (EMI) e MOTÖRHEAD "No Sleep Till Hammersmith" (Metal Is/Som Livre), que perfazem o lote dos melhores quinze CD de rock pesado deste ano.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

D.A.D. Foto: Cameraman Metalico
D.A.D. Foto: Cameraman Metalico
É com agrado que vemos bandas veteranas com 20 e 30 anos de carreira continuar a gravar, mandando todos os estudos de marketing às urtigas. Além destes quinze álbuns não podemos deixar de mencionar SAXON com o excelente "Killing Ground", SCORPIONS com o agradável "Acoustica" (gravado em Lisboa), ONE MINUTE SILENCE e "Buy Now Saved Later", RAMMSTEIN com "Mutter", MEGADETH com "The World Needs A Hero" e RAGE AGAINST THE MACHINE com "Renegades" um álbum de versões que passou completamente ao lado da critica. Outra banda que não nos podemos esquecer e que teve a mesma sorte foram os "rockers" MANIC STREET PREACHERS a quem tiro o chapéu pelo excelente disco "Know Your Enemy", sinceramente o melhor álbum de rock deste ano!

Falando de produção nacional os MOONSPELL venceram nas duas categorias com "Darkness & Hope" um CD que deu lugar a uma tour que os levou aos EUA, depois de terem corrido toda a Europa. Os Moonspell continuam a dar cartas!

publicidade

Os TARANTULA foram brindados com um álbum tributo duplo, comemorando vinte anos de carreira. Mais de trinta bandas juntaram a sua voz às músicas da banda de Paulo Barros, numa iniciativa muito louvável da editora Recital.

Outras bandas que se destacaram foram os THRAGEDIUM com o CD "Theatrum XXIII", Os THE TEMPLE e a sua excelente demo de três temas, os SACRED SIN com Translucid Dream Mirror" e os DECAYED com "Nockthurnaal".

CONCERTOS

Quanto a concertos também não nos podemos queixar pois o nosso país recebeu a visita de grandes bandas da primeira divisão. As melhores prestações aconteceram durante as gravações de "Acoustica" no convento do Beato em Lisboa, com os SCORPIONS como protagonistas. Depois os HELLACOPTERS e os MEGADETH também estiveram bem no Festival Vilar de Mouros, Os D:A:D e os PARADISE LOST deram cartas com os CLAWFINGER no Festival Rock Feira, sua reverência MARYLIN MANSON, os FEAR FACTORY e os MOONSPELL brilharam no Festival do Ermal e a Deconstruction Tour trouxe a Portugal os PENNYWISE, tendo atuado na Praça Sony.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Lemmy e Cameraman Foto: João Moura
Lemmy e Cameraman Foto: João Moura
Já no sul os MOTÖRHEAD fizeram tremer a estrutura da Concentração Anual do Moto Clube de Faro, e os SCORPIONS vieram a Lagos tocar com a orquestra como tinham prometido.

Depois a Aula Magna escutou YNGWIE MALSMETEEN, e o Paradise Garage os CRADLE OF FILTH, ANATHEMA, MACHINE HEAD, EDGUY e BIOHAZARD, tudo concertos de peso que esgotaram rapidamente a pequena sala de Alcântara.

Já nos pavilhões, o Atlântico vibrou com o som dos norte americanos SLIPKNOT, os LIMP BIZKIT também estiveram bem e os RAMMSTEIN iam deitando abaixo o Pavilhão do Belenenses, tal a carga decibélica empregue.

No Seixal Metal Attack deste ano brilharam os DARK TRANQUILITY, ANNIHILATOR e NEVERMORE e na Feira de Metal de Almada os brasileiros STEEL WARRIOR.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


Cli336 Cli336 Cli336 Cli336 WhiFin CliHo Cli336 Cli336