Como os Ramones reinventaram o rock, segundo Joey Ramone
Por Mateus Ribeiro
Postado em 01 de julho de 2025
Considerada a banda mais emblemática da história do punk rock, os Ramones surgiram nos anos 1970, em Nova York, e deixaram uma marca profunda na música mundial. Com uma sonoridade crua e visual inconfundível, o grupo conquistou uma legião de fãs e lançou faixas que se tornaram verdadeiros hinos, como "Blitzkrieg Bop", "I Wanna Be Sedated", "Do You Remember Rock 'n' Roll Radio?" e "Pet Sematary".
Ramones - Mais Novidades

Dizer que os Ramones mudaram os rumos do rock não é nenhum exagero. O quarteto provou que havia espaço para a simplicidade dentro de um gênero que, à época, flertava cada vez mais com o virtuosismo. Suas músicas eram curtas, diretas, intensas — e absolutamente viciantes.
Na visão de Joey Ramone, mesmo apostando em estruturas básicas, os Ramones conseguiram devolver ao rock a sua essência e grandeza. Em entrevista concedida à revista Bizz, publicada em abril de 1992, o vocalista refletiu sobre o impacto do grupo e a missão de resgatar a essência direta e descomplicada do gênero.
"Quando eu era novo, os discos que eu ouvia tinham 12, 14 faixas cada um. Em 76, cada LP só tinha uma música de cada lado, com um monte de solos de guitarra e teclados insuportáveis. Nós reembalamos o rock, jogamos o lixo fora e começamos tudo de novo, do zero. Botamos só o que interessava: diversão, suor, emoção, energia. Nós fizemos o rock 'n' roll ser grande novamente!"

Infelizmente, Joey Ramone faleceu em 15 de abril de 2001, vítima de um linfoma. Mas antes de partir, ele e seus companheiros redefiniram o significado do rock 'n' roll — e nos deixaram um legado sonoro que continua inspirando gerações.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps