A triste lembrança do Rio de Janeiro que ficou gravada na memória de Ozzy Osbourne
Por Mateus Ribeiro
Postado em 01 de julho de 2025
Um dos maiores ícones da história do heavy metal, Ozzy Osbourne desembarcou no Brasil pela primeira vez em janeiro de 1985, já consolidado como uma lenda viva do gênero. O cantor britânico se apresentou com sua banda solo na primeira edição do Rock in Rio, realizada na cidade do Rio de Janeiro.
Ozzy Osbourne - Mais Novidades

A estreia de Ozzy em território brasileiro deixou marcas profundas em sua memória. Contudo, como ele revelou anos depois, nem todas essas recordações foram positivas. Durante entrevista concedida à revista Bizz, publicada em fevereiro de 1992, o vocalista comentou sobre o impacto de sua passagem pelo país.
Na ocasião, o Madman afirmou ter ficado chocado com o número de pessoas em situação de rua que encontrou na chamada "Cidade Maravilhosa". Ele reconheceu que o problema não era exclusivo do Brasil, mas expressou indignação com as prioridades dos governantes ao redor do mundo.
"Tenho boas memórias do Rio. Mas o que mais me marcou foi a enorme quantidade de mendigos na rua. Que besteira a minha — do que estou falando? Los Angeles ou Nova York têm tantos mendigos quanto (o Rio).

Não posso falar pelo Brasil, porque não entendo o lado político do país. Mas se os Estados Unidos podem gastar 16 milhões de dólares para construir um foguete que derrube outro foguete do céu, por que não fazem algo a respeito dos sem-teto? E por que não combatem a p*rra da AIDS?"
Décadas se passaram desde aquele desabafo, mas a crítica social de Ozzy continua relevante. O número de pessoas em situação de vulnerabilidade segue alarmante, enquanto investimentos públicos muitas vezes são destinados a outras frentes menos urgentes.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps