10 discos para entender o metal melódico, de acordo com matéria da Bizz
Por Mateus Ribeiro
Postado em 30 de junho de 2025
Um dos subgêneros mais duradouros e reconhecíveis da música pesada, o power metal ganhou força no final dos anos 1980. Combinando peso, velocidade, técnica refinada e melodias grandiosas, o estilo — também chamado de metal melódico — conquistou uma base sólida de fãs e revelou nomes influentes, como Helloween, Stratovarius, Blind Guardian e Angra.
Mais do que apenas distorção e virtuosismo, o gênero se destaca por vocais geralmente agudos e letras épicas, que remetem a batalhas míticas, jornadas heróicas e paisagens fantásticas. Esse apelo temático ajudou o estilo a se destacar dentro do vasto universo da música pesada.
Melhores e Maiores - Mais Listas

O power metal foi tema de uma reportagem publicada na edição 169 da extinta revista ShowBizz, lançada em agosto de 1999. A matéria apresenta dez álbuns essenciais para entender o estilo, com comentários feitos por quem escreveu o artigo. Confira a seguir como ficou a lista.
"Piece of Mind" - Iron Maiden (1983)
"Canções como ‘Flight of Icarus’, ‘Where Eagles Dare’ e ‘Revelations’ começavam a ensinar ao mundo que metal também se cantava, e que havia vida inteligente após ‘The Number of the Beast’. Ao lado deste e do álbum seguinte, ‘Powerslave’, ‘Piece of Mind’ é a estrela da trilogia em que o baixista Steve Harris detona suas melhores composições."


"Keepers of the Seven Keys - Part I" - Helloween (1987)
"A banda que melhor reflete o metal melódico atingia o auge de sua melhor formação com este clássico."


"Yngwie Malmsteen's Rising Force" - Yngwie Malmsteen (1984)
"O disco é quase todo instrumental, e é nas seis cordas que residem irresistíveis melodias, insistentemente comparadas com o trabalho de compositores como Paganini e Bach."
"Rising" - Rainbow (1976)
"Após uma bela estreia com ‘Ritchie Blackmore's Rainbow’, mais direcionado ao hard rock, o ex-guitarrista do Deep Purple solta todo o Johann Sebastian Bach que tem dentro de si em encontro ao vozeirão de Ronnie James Dio."


"Them" - King Diamond (1988)
"Em mais um disco conceitual, a respeito de uma casa mal-assombrada e uma família de defuntos que tomam chá, King mostra tudo o que sabe com o auxílio de uma banda em que brilham o guitarrista Andy LaRocque e o baterista Mikkey Dee."
"Into Glory Ride" - Manowar (1983)
"As melodias de canções com temas medievais ou mitológicos, como ‘Secret of Steel’, ‘March for Revenge’ e "Gates of Valhalla’, são de chorar, de tão belas."
"Holy Diver" - Dio (1983)
"O Dio foi uma das primeiras bandas de metal a colocar bons teclados, puxados para o clássico, em muitas de suas canções."


"Awaken the Guardian" - Fates Warning (1987)
"O terceiro disco da banda americana que começou como pastiche do Iron Maiden (...) é exatamente aquele em que o quarteto encontra seu ápice. Nunca mais o grupo viajaria tão bem em temas ficcionais e no talento de seus músicos."
"Theatre of Fate" - Viper (1989)
"Cheio de influências clássicas, o último disco do cantor Andre Matos em sua banda original mostra como o Brasil estava antenado com o estilo, ainda de fraldas na década de 80."


"Hall of the Mountain King" - Savatage (1987)
"Os irmãos Criss e Jon Oliva destilam grandes canções, no melhor momento da banda (...). O clipe da faixa-título, uma historinha medieval povoada por anões e figuras esquisitas, é uma obra-prima de fidelidade ao metal."
Agora que você sabe um pouco mais sobre power metal, é hora de curtir um som. Clique no player abaixo e confira uma playlist com três faixas de cada álbum presente na lista da Bizz.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps