Phil Collins lamenta rejeição por seu hit que virou sinônimo do que há de pior nos anos 1980
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de junho de 2025
Ícone dos anos 1980, Phil Collins se tornou alvo de críticas pelo excesso de exposição na época. Seja como vocalista do Genesis, em carreira solo ou em colaborações com outros artistas, o músico britânico esteve por todos os lados — e isso, segundo ele, teve um preço. O maior símbolo dessa rejeição seria a música "Sussudio", lançada em 1985. As falas foram reunidas pela Far Out.
Phil Collins - Mais Novidades
"Não estava particularmente feliz por ser o bode expiatório dos anos 80 — o que não achei que merecia necessariamente", afirmou Collins. "Porque eu sempre digo: você pode ter ouvido ‘Sussudio’ cem mil vezes, mas eu só escrevi a música uma vez, e só gravei uma vez. O fato de tocarem tanto não é realmente culpa minha."
A declaração foi uma tentativa de relativizar as críticas à faixa, considerada por muitos como superficial e repetitiva. Collins lembrou que não controla o que as rádios escolhem tocar. "Sussudio" acabou virando alvo fácil — com seu título formado por uma palavra inventada e videoclipe de estética corporativa, foi vista como símbolo do pop excessivamente polido da década.
Em outra ocasião, ele comentou que não se sentiu ele mesmo na época: "É de um dos meus álbuns menos favoritos, 'No Jacket Required'. Hoje sou mais maduro e prefiro tocar músicas que realmente tenham a ver comigo. Naquele disco, eu só faço um papel secundário".
A canção integra o álbum "No Jacket Required", um dos maiores sucessos da carreira solo de Collins. Lançado em 1985, o disco vendeu mais de 10 milhões de cópias apenas nos Estados Unidos, impulsionado por hits como "One More Night" e "Take Me Home". Apesar das críticas, "Sussudio" alcançou o topo das paradas e consolidou o status de Collins como um dos nomes mais influentes da música pop naquele período.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Hellfest anuncia edição de 20 anos com 10 palcos e mais de 300 bandas em 2027
A levada de John Bonham que Robert Plant diz que ninguém conseguiu igualar
Com ex-Nirvana na bateria, Sleep anuncia nova formação
As músicas menos conhecidas do Iron Maiden que você precisa ouvir, segundo a Kerrang!
A música do Black Sabbath que poderia ter sido do Iron Maiden segundo a Kerrang!
O maior álbum do Queen para Chad Smith; "Eu sempre aumento o volume"
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
Deep Purple nem lançou o novo disco e já está pensando no próximo
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
O maior baixista de todos os tempos, de acordo com Lemmy
Alissa White-Gluz mantém Blue Medusa como prioridade mesmo no Dragonforce
Por que Nina Simone dizia que os Beatles tiveram sorte; "não são excepcionalmente talentosos"

O trabalho que rendeu muito para Phil Collins, mas ele se arrepende de ter feito
A banda que fez Phil Collins perceber que o tempo do Genesis havia passado
A primeira banda que fez Phil Collins se apaixonar pelo rock progressivo
O cantor que Phil Collins citou entre os melhores compositores para canções de amor
A música do Genesis que Phil Collins tinha vergonha de cantar ao vivo


