A-Ha: Nem só de bacalhau vive a Noruega

Resenha - A-Ha (São Paulo, Espaço das Américas, 14/10/2015)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Durr Campos
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Tenho duas belas lembranças do início de minha adolescência com o a-ha. Uma na 2ª edição do Rock in Rio, em 26 de janeiro de 1991 e a outra em 5 de junho do mesmo ano em Salvador. Para este último tentei ir, mas não tive sucesso em casa. Aliás, a censura não iria permitir minha entrada, mas este argumento do meu pai não me convenceu à época. Naquela altura, eu já curtia o som dos noruegueses há pelo menos uns 4 anos, tinha os LPs lançados e conhecia de cor algumas de suas letras, em especial "You Are The One" por tocar todos os dias no extinto Xou da Xuxa, dentre outros hits do trio. Achava-os divertidos, pareciam caras normais, daqueles que poderiam ser encontrados em cada rua de seu país e, portanto, o representavam bem. Creio que não estava de todo errado. Demorou, mas finalmente pude apreciá-los ao vivo 24 anos após aquela vinda à Bahia. Acompanhe o resumo disto.

Metallica: James Hetfield revela seus guitarristas base preferidosMustaine: "tive momentos difíceis por me assumir cristão"

Imagem

A nova "Cast in Steel", do homônimo lançado há pouco mais de um mês abriu o show e, mesmo com problemas no som, mostrou sua beleza pela primeira vez em solo paulistano. Tenho escutado bastante este novo e belo álbum nas últimas duas semanas, o que provocou arriscar algumas linhas com o vocalista Morten Harket, mas cantei baixinho ali no meu canto e me safei das erratas. Na sequência dois clássicos, "I've Been Losing You" e "Cry Wolf", ambas do essencial 'Scoundrel Days' [1986], talvez o meu favorito da primeira fase. Em uníssono, seus refrões foram entoados por fãs e banda em sincronia quase perfeita. "Move to Memphis", do subestimado 'Memorial Beach' [1993], fez-me recordar de como curto aquele trabalho do a-ha. Adoraria ter ouvido também a perfeita "Angel in the Snow", mas fica para uma próxima.

Imagem

"Mythomania", outra novinha em folha [belo andamento e letras], mostrando que Magne Furuholmen, tecladista, está em plena forma. O moço, aliás, arrasa escrevendo sozinho ou com Pål Waaktaar-Savoy, guitarrista e principal compositor no a-ha. De todo modo, deixo aqui registrado, que minhas duas favoritas em 'Cast in Steel' não são itens deles, mas de Harket, a saber "The Wake" e a emocional "Living at the End of the World". Pena que nenhuma delas foi lembrada no repertório daquela noite. A trinca seguinte foi de chorar. Escutar/ assistir "Stay on These Roads" [sempre irretocável], "Scoundrel Days" [vocais de Morten um pouco a desejar, mas sem comprometer o resultado final] e "Crying in the Rain", o cover de Carole King [nem a própria dona consegue fazer melhor] levou de volta ao quarto de um carinha sonhador, nascido no interior, repleto de sonhos e sem a mínima ideia de como realizá-los.

Imagem

Por falar em 'Scoundreal Days', o álbum teve bastante destaque no set. Além das já mencionadas, mandaram - nesta ordem - "Soft Rains of April", a bacana "We're Looking for the Whales" e uma de minhas favoritas, "The Swing of Things", mas achei um pouco demais, para dizer a verdade. Por conta disto não houve, por exemplo, espaço para nada do meu predileto de todos, 'Minor Earth Major Sky' [2000], nem 'Lifelines' [2002] ou 'Analogue' [2005]. Fiquei grilado, não me julguem ;)

Imagem

Bem, dali em diante a cantoria rolou solta entre banda e público porque de "Foot of the Mountain", passando pelo hino "You Are the One", a soberba "Sycamore Leaves", a onipresente "Hunting High and Low" e os dois 'encores' trazendo nada menos que "The Sun Always Shines on T.V." [com imagens de São Paulo rolando no telão e declaração de amor à cidade no final], a ótima "Under the Makeup", primeiro single extraído de 'CiS', tocada em versão acústica e outro dos meus xodós no repertório do a-ha, "The Living Daylights", cada nota, cada palavra e cada aperto de mão de Morten aos sortudos [quase] colados no palco parecia como se fosse a primeira vez, se é que me entendem. Lindo momento, apesar do calor senegalês dentro do Espaço das Américas. Faltava apenas "Take on Me" para que a festa nórdica atingisse seu apogeu e mantivesse um sorriso nos presentes pelos próximos dias. Pela performance geral nela, tenha certeza de que vai ser assim mesmo. Lindeza!

Imagem

Agradecimento especial à Midiorama pelo credenciamento e atenção.

Imagem

Set-list:
Cast in Steel
I've Been Losing You
Cry Wolf
Move to Memphis
Mythomania
Stay on These Roads
Scoundrel Days
Crying in the Rain (Carole King cover)
Soft Rains of April
We're Looking for the Whales
The Swing of Things
Foot of the Mountain
You Are the One
Sycamore Leaves
Hunting High and Low

Encore 1:
The Sun Always Shines on T.V.
(imagens de São Paulo no telão e um 'eu te amo sp')
Under the Makeup (Acoustic)
The Living Daylights

Encore 2:
Take on Me

P.S.: Se algum leitor souber os nomes dos músicos que acompanharam o trio, gentileza postar na área de comentários logo abaixo. Obrigado!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Todas as matérias e notícias sobre "A-Ha"

A-Ha
Meia dúzia de covers pesados

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 18 de outubro de 2015

Todas as matérias da seção Resenhas de ShowsTodas as matérias sobre "A-Ha"

Metallica
James Hetfield revela seus guitarristas base preferidos

Dave Mustaine
"Tive momentos difíceis por me assumir cristão!"

Marty Friedman
"Não percam seu tempo com música instrumental"

Musos do Heavy Metal: Agora é a vez das garotas!BBB 14: Clara Aguilar já passou aniversário com Axl RoseMatanza: "Não tenho que justificar #$%@ nenhuma!"Guns N' Roses: o brasileiro que quase assumiu a guitarraAnitta: "Eu era roqueira. Comecei no funk por destino."King Diamond: vetado por Dave Mustaine em show do Volbeat

Sobre Durr Campos

Graduado em Jornalismo, o autor já atuou em diversos segmentos de sua área, mas a paixão pela música que tanto ama sempre falou mais alto e lá foi ele se aventurar pela Alemanha, país onde reside atualmente e possui família. Lendo seus diversos artigos, reviews e traduções publicados aqui no site, pode-se ter uma ideia do leque de estilos que fazem sua cabeça. Como costuma dizer, não vê problema algum em colocar para tocar um Scum do Napalm Death, seguido de Substance do New Order ou Black Celebration do Depeche Mode, daí viajar no tempo com Stormbringer do Deep Purple, se acabar ao som do Bounded By Blood do Exodus e finalizar o dia com alguma coisa do ABBA ou Impetigo. Simples assim.

Mais matérias de Durr Campos no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online