Cranberries relembra música que aborda o desastre de Chernobyl, ocorrido há 40 anos
Por Mateus Ribeiro
Postado em 26 de abril de 2026
Há exatos 40 anos, em 26 de abril de 1986, ocorreu o pior desastre nuclear da história. A explosão de um reator na usina de Chernobyl, localizada na Ucrânia (então parte da União Soviética(, liberou uma quantidade massiva de material radioativo, deixando marcas profundas que se estendem até os dias atuais.
Embora o número de mortos e afetados pelo acidente seja difícil de determinar com exatidão - em grande parte devido à forma como a União Soviética tratou o caso -, é seguro afirmar que muitas vidas foram perdidas ou drasticamente alteradas. De acordo com reportagem publicada pelo portal G1 em 2019, "cerca de 150.000 km² da Bielorrússia, Rússia e Ucrânia são considerados contaminados, e a zona de exclusão de 4.000 km² (...) permanece praticamente desabitada".
O acidente nuclear de Chernobyl foi retratado em filmes, séries, documentários e músicas. A banda irlandesa The Cranberries, conhecida por sucessos como "Zombie" e "Linger", abordou o tema na faixa "Time Is Ticking Out", presente no álbum "Wake Up And Smell The Coffee" (1999). Por meio de suas redes sociais, o grupo relembrou a canção e seu contexto:
"Hoje marca o 40º aniversário do terrível desastre de Chernobyl. 'Time Is Ticking Out' foi lançada como o segundo single do nosso álbum 'Wake Up And Smell The Coffee', que lançamos há 25 anos. A letra da música foi escrita por Dolores [O'Riordan, vocalista] após testemunhar o impacto devastador e transformador do desastre na vida de crianças. O single foi dedicado à instituição de caridade irlandesa Chernobyl Children International, uma causa verdadeiramente inspiradora. Saiba mais sobre a Chernobyl Children International e como você pode ajudar."
"Time Is Ticking Out" ganhou um clipe, que pode ser assistido a seguir. A música também está disponível em outras plataformas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
A criança que irritou Joey Ramone a ponto de inspirar um clássico dos Ramones
U2 volta ao Brasil no início de 2027, diz portal de notícias
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
A espécie de "Massacration europeu" com quem Bruno Sutter quer dividir o palco
A formação do Black Sabbath que não funcionou, na opinião de Geezer Butler
A música que David Gilmour vetou na reunião histórica do Pink Floyd
Os dois piores álbuns da discografia do Kiss segundo seu vocalista Paul Stanley
A regra de vida que Mick Jagger achava que poderia ter mantido os Beatles juntos
O disco da "fase John Bush" que é o preferido de Scott Ian, guitarrista do Anthrax
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 2000 e 2020, segundo a Metal Hammer
Regis Tadeu elege melhores e piores shows do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026
A banda que Eric Clapton não compreendia, e queria tocar com eles pra ver como funcionava
65 grandes músicas gravadas por Dave Mustaine, que completa 65 anos neste domingo
John Baizley (Baroness) fará a próxima tour do Mastodon como membro convidado

Antes da fama: Atores que apareceram em clipes do Korn, Offspring, Aerosmith e outros


