Os 30 anos da morte de Marc Bolan

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Os 30 anos da morte de Marc Bolan


  | Comentários:


Poeira Zine: a única publicação do país a trazer só a boa música dos bons tempos, esquecendo modismos, cópias descartáveis, marketing de gravadora e todo o lixo musical. Clique aqui para saber como adquirir.



O ano de 2007 ficará marcado por uma triste lembrança: os 30 anos da trágica morte de um dos maiores astros do rock de todos os tempos, Mr. Marc Bolan, líder incontestável do T. Rex.

A paixão pelo rock demonstrada pelo jovem Mark Feld, seu verdadeiro nome, assustava até mesmo seus próprios pais. Começou na música ouvindo sem parar os compactos de Gene Vincent e Chuck Berry, dois de seus ídolos máximos. Pouco antes disso, quando tinha apenas nove anos de idade, Bolan ganhou sua primeira guitarra e montou um grupelho/paródia de skiffle, baseado em Lonnie Donegan (um ícone da música inglesa do período).

Imagem
Cinco anos mais tarde, Marc foi expulso do colégio pelo comportamento agressivo e suas longas madeixas. Interessante notar que desde muito cedo, o astro criou também um fascínio pelo show business, começando como ator infantil na famosa série da TV inglesa "Orlando".

Com a explosão do movimento Mod pela Inglaterra, Bolan tornou-se um deles e virou um dos mais requisitados modelos masculinos da época, utilizando o pseudônimo de Toby Tyler. Daí para ser músico em período integral foi um pulo: adotou o nome de Marc Bowland e, em 1965, gravou um compacto sem a mínima repercussão - “The Wizard”.

Tudo começa a mudar quando passa a integrar o grupo Mod/Psicodélico John’s Children. Com eles, compôs "Desdemona", um dos hinos do período, gloriosamente banido da programação da BBC londrina por conter temática alucinógena.

Com o fim do John’s Children, Bolan conheceu o ator norte-americano Riggs O'Hara e com ele se mandou para Paris, onde travou contato com um mago que lhe transmitiu muita sabedoria, além de alguns conceitos de magia negra e truques como a levitação, por exemplo. Viagens à parte, Bolan passou a pisar mais fundo em suas composições depois de sua estada em Paris. Muito desse material tomaria forma com o Tyrannosaurus Rex, um duo de Bolan ao lado do percussionista Steve Peregrine Took. A dupla nasceu praticamente de apresentações improvisadas nas ruas de Londres.

Conseguiram impressionar o lendário DJ John Peel, da BBC, que apadrinhou e forneceu exposição em massa para a nova dupla revelação da ilha. Nessa fase inicial, gravaram quatro álbuns, alguns singles de sucesso e tocaram no primeiro concerto de rock ao ar livre do Hyde Park.

Imagem
Durante uma tour pela América a parceria se desfez devido às famosas ‘divergências musicais’. Bolan não perdeu tempo e substituiu Took por Mickey Finn. O jeito foi lançar mais um álbum naquele tradicional formato folk/psicodélico antes de partir para o ataque - adotando guitarras elétricas, abreviando o nome para T. Rex e formando uma banda rock de verdade.

O primeiro estrondo da nova fase é “Ride A White Swan”, agradável, mas talvez ainda um pouco tímida. Pelo menos chegou com propriedade e classe no segundo posto da parada britânica. Na seqüência vieram “Hot Love” e "Bang A Gong (Get It On)", já embebidas na crescente onda Glam que assolava a Inglaterra com nomes como David Bowie, Mott The Hoople, Sweet, Slade, etc.

Agora como uma banda de rock completa, Marc contava com Finn na percussão, Steve Currie no baixo e Bill Legend na bateria – todos famosíssimos e quase magnatas, ídolos da juventude mais antenada. A EMI saca o prenúncio da T.Rextasy, só comparada a Beatlemania, e oferece a Bolan uma estampa só dele, a T. Rex Wax Co, que levava o próprio rosto do mega astro em sua logo marca, um arraso!

Imagem
No auge, hits como “Jeepster” não paravam de pipocar nas rádios e nos programas de TV. Na vitrola, Bolan e seu T.Rex são responsáveis por dois dos álbuns mais geniais dos anos 1970: "Electric Warrior" e "The Slider". Em 1972 era covardia colocar alguém para subir no ringue com o teen-idol Marc Bolan: "Telegram Sam", "Metal Guru", "Children Of The Revolution" e "Solid Gold Easy Action" – nocaute sonoro garantido, sempre no primeiro assalto.

No embalo, Ringo Starr, dando uma de cineasta, registra Born To Boogie, um longa-metragem capturando a T.Rextasy tomando conta da Inglaterra. Pra sacar o fenômeno, basta lembrar que 6 % das vendas totais de álbuns no país eram por conta da banda de Marc Bolan, que nessa altura parecia imbatível por natureza, como demonstrou seu próximo e arrasador sucesso: “20th Century Boy”. Em apenas três anos, o T.Rex emplacou 11 canções no Top 10 britânico, sendo quatro delas direto no primeiro posto.

Imagem
Em 1973, o T.Rex lançou outro grande álbum ("Tanx") e foi vítima da prematura decadência da cena Glam. David Bowie foi esperto, matou Ziggy Stardust em pleno palco e saltou fora antes do barco afundar. O mesmo não aconteceu com Bolan que entrou em franca decadência, tremendamente frustrado por não conseguir traduzir seu sucesso inglês pelo norte-americano.

Ignorado na América e cada vez mais viciado em álcool e drogas, o arrogante Bolan engordou e foi ridicularizado pela imprensa britânica. Saiu do país visando fugir das pesadas críticas e dos altíssimos impostos e casou-se com a cantora Gloria Jones, com quem teve um filho chamado Rolan Bolan! Jones virou parceira, backing vocal e tecladista do T.Rex. Dessa fase são os álbuns "Zinc Alloy and the Hidden Riders of Tomorrow", "Bolan's Zip Gun" e "Futuristic Dragon".

Imagem
Em 1977, a cena Punk apadrinhou Bolan e bandas como o Damned o citaram como seminal influência. "Dandy in The Underworld", seu último álbum, surge como um revigorante tônico sonoro. Tragicamente, um acidente automobilístico acabou com a trajetória de Bolan no dia 16 de setembro de 1977, duas semanas antes de nosso ídolo completar 30 anos de idade. O automóvel, guiado por uma embriagada Gloria Jones, derrapou na pista e bateu de frente com uma árvore, matando instantaneamente Bolan, que estava no banco de passageiro.

Uma mórbida curiosidade é o fato de Bolan sempre ter falado sobre automóveis em suas letras e ter também se recusado a dirigir por simples pavor de morrer como um de seus ídolos: James Dean. Chegou a comentar na imprensa sobre algumas visões, onde se via morrendo num acidente de carro (algumas evidências podem ser conferidas na letra da música “Solid Gold Easy Action").

Mais detalhes sobre a carreira de Bolan você confere na poeira Zine 17, já disponível pelo site www.poeirazine.com.br.

Além disso a versão impressa traz matérias com Bowie, Glam, West Bruce & Laing, Gong, Joelho de Porco, Ken Hensley, Blind Faith, etc.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Poeira
Todas as matérias sobre "T Rex"

Acid Folk: dez clássicos da cena britânica
Marc Bolan: lançamento de box com seis discos
T.Rex: entre os melhores discos dos anos setenta
Quadrinhos: dez grandes músicas de personagens
Os 30 anos da morte de Marc Bolan
Marc Bolan, T. Rex e Glam Rock no Poeira Zine
Em 06/05/1944: Nasce Bill Legend (T. Rex)
Em 20/05/1947: Nasce Steve Currie (T.Rex)
Em 30/09/1947: Nasce Marc Bolan (T. Rex)
Em 28/04/1981: Steve Currie, ex-baixista do T.Rex, morre num acidente de carro
Em 20/03/1977: T. Rex se apresenta ao vivo pela última vez
Em 22/02/1969: Tyranossaurus Rex, de Marc Bolan, se apresenta no "The Free Trade Hall"
Em 10/02/1972: T. Rex inicia sua primeira turnê pelos EUA atuando como headliner
Def Leppard rendendo tributo aos seus ídolos
T. Rex volta em DVD, nas mãos de Starr

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Bento Araújo

Bento Araújo nasceu em 1976. É jornalista profissional e adora a música dos anos 60 e 70. É o editor chefe da Poeira Zine, a única publicação do país dedicada à música dos bons tempos. Lá ele escreve os textos, faz a diagramação, cuida da arte, do visual, faz 'a social' com os anunciantes, distribui, faz correio, banco, responde os e-mails e as cartas e também limpa o banheiro da redação... Além de tudo isso, o cara ainda tira uma onda tocando contra-baixo pela noite paulistana, além de vez ou outra fazer um 'bico' em alguma loja de discos em troca de raridades vinílicas... O Editor também oferece seus serviços jornalísticos e musicais a quem se interessar... (nada que uns bons dólares não possam resolver...)

Mais matérias de Bento Araújo no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas