WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Rapture of the Deep: Tour Edition - Deep Purple

Por Ricardo Seelig | Em 05/10/11
Enviar por emailEnviar correção

Seis anos após o seu lançamento, "Rapture of the Deep", o último álbum de inéditas do Deep Purple, volta às lojas em uma edição dupla especial. Décimo-oitavo disco de estúdio da lendária banda inglesa, uma das mais importantes e influentes do hard rock e do heavy metal, "Rapture of the Deep" é apenas o segundo trabalho em toda a sua carreira a não contar com o tecladista Jon Lord, substituído em 2002 por Don Airey.

Nota: 8

O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
O fato é que a entrada do ótimo Steve Morse no posto do genial e temperamental Ritchie Blackmore, somada à adição de Airey, rejuvenesceram o som do Purple, fazendo-o soar mais energético e vibrante. Dessa maneira, "Rapture of the Deep" segue a ótima qualidade apresentada no trabalho anterior, "Bananas" (2003). Don Airey sai da postura de reverência e respeito absoluto ao aposentado Lord e insere a sua personalidade mais incisivamente no som do Purple. O ápice do trabalho é a balada madura “Clearly Quite Absurd”, uma canção que exemplifica, em termos práticos, porque o Deep Purple ainda deve ser ouvido.

A versão especial dupla que chega agora ao mercado brasileiro via Hellion Records foi lançada originalmente em 2006, e traz o sub-título "Tour Edition". O principal atrativo dessa edição turbinada é a faixa “MTV”, bônus em alguns países mas até então inédita aqui no Brasil. Nela, o Purple faz um contundente desabafo sobre como a indústria da música trata atualmente o rock clássico, e cujo exemplo maior ocorre na MTV, outrora uma emissora dedicada integralmente à música mas que hoje vive de reality shows e programas de qualidade duvidosa dirigidos ao público adolescente. O CD bônus traz ainda uma nova versão para a bela “Clearly Quite Absurd”, b-sides e versões ao vivo.

"Rapture of the Deep – Tour Edition" é, sem dúvida alguma, um item de colecionador. O material adicional acrescentado é de grande qualidade, o que, somado às faixas originais do disco, torna esse item um dos mais interessantes álbuns gravados pelo Deep Purple em muitos anos.

Se você ainda não tem, compre já. E, caso você já possua a versão normal do álbum, essa nova edição vale pelo conteúdo e, no caso específico dos colecionadores, por também trazer uma capa diferente da original.

CD 1
Money Talks
Girls Like That
Wrong Man
Rapture of the Deep
Clearly Quite Absurd
Don't Let Go
Back to Back
Kiss Tomorrow Goodbye
MTV
Junkyard Blues
Before Time Began

CD 2
Clearly Quite Absurd (New Version)
Things I Never Said
The Well – Dressed Guitar (Studio Version)
Rapture of the Deep (Live)
Wrong Man (Live)
Highway Star (Live)
Smoke on the Water (Live)
Perfect Strangers (Live)

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre Deep Purple

Deep Purple: Bob Ezrin será o novo produtor [11/05/12]
Ian Gillan e Tony Iommi: novo álbum do Who Cares em junho [04/05/12]
Black Sabbath: Ian Gillan relembra "Born Again" [02/05/12]
Deep Purple: Morse dá a entender que álbum pode ser último [01/05/12]
Curiosidades - Iron Maiden: duelo de guitarra de Steve Morse e Janick Gers
Curiosidades - Iron Maiden: Janick Gers ao vivo com Ian Gillan em 82
Metallica: banda gravará covers de Dio e Deep Purple [20/04/12]
Deep Purple: Bob Ezrin produzirá o novo disco do grupo [13/04/12]
Curiosidades - Robertinho do Recife: tocando "Highway Star" do Deep Purple
Bruce Dickinson: com Ian Paice em tributo a Buddy Rich [25/03/12]
Mais matérias sobre Deep Purple

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julgarem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig colabora com o Whiplash desde 2005. É o editor do blog Collector´s Room, um dos mais lidos do Brasil, e colaborador da revista poeira Zine.

Mais informações sobre Ricardo Seelig

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | NEWSLETTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.

Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.078.971 visitantes únicos, 2.974.068 visitas e 10.616.661 pageviews. Ver stats.