O melhor álbum que Glenn Hughes gravou com o Deep Purple, de acordo com o próprio
Por João Renato Alves
Postado em 09 de outubro de 2025
Glenn Hughes gravou três álbuns de estúdio como baixista e vocalista do Deep Purple: "Burn" (1974), "Stormbringer" (1974) e "Come Taste the Band" (1975). Em entrevista à Classic Rock, o músico foi convidado a mencionar qual deles considerava o melhor.
"'Stormbringer'. Sabíamos que o Ritchie (Blackmore, guitarrista) estava deixando a banda. Ele ofereceu a faixa-título, 'Soldier Of Fortune' e algumas outras. Mas Jon (Lord, tecladista), David (Coverdale, vocalista) e eu ficamos realmente compondo o álbum. Ninguém disse: 'Você não pode ser funky'. E se você me deixar em uma sala com o Jon Lord e o David Coverdale, é isso que você vai ter. Eu estava compondo músicas como 'You Can't Do It Right (With The One You Love)', 'Hold On' e 'Love Don't Mean A Thing'..."

A sonoridade fugindo do hard rock foi justamente o que levou a algumas das críticas, além do afastamento de Blackmore. No entanto, Hughes entende que fazia parte do processo de ser mais participativo na criação. "Muitos fãs do Purple não gostaram do álbum porque era funky demais. Mas se você me der a oportunidade, é isso que acontece."
"Stormbringer" ganhou disco de ouro nos Estados Unidos, França e Suécia, além de prata no Reino Unido. O nono trabalho de estúdio do grupo foi o penúltimo antes do encerramento das atividades. Uma volta aconteceria apenas na metade da década seguinte, com a formação popularmente conhecida como Mark II.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
Dave Mustaine admite que pode não ter outra chance de falar com James Hetfield e Lars Ulrich
Edu Falaschi anuncia "Mi'raj", álbum que encerra sua épica trilogia
Nazareth é a primeira atração confirmada do Capital Moto Week 2026
A lenda da banda que foi batizada por suas músicas durarem menos do que 1 minuto
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Dave Mustaine afirma que não há motivos para não ser amigo dos integrantes do Metallica
Bootleg lendário do Pink Floyd gravado por Mike Millard será lançado oficialmente em CD no RSD
O maior guitarrista do grunge de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell do Alice in Chains
O primeiro disco de heavy metal que Mikael Åkerfeldt comprou
5 bandas de rock que melhoraram após trocar de vocalista, segundo Gastão Moreira
Spiderweb - supergrupo de prog com membros do Genesis, Europe e Angra lança single beneficente
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide



O cantor que Glenn Hughes chama de "o maior de todos"
Glenn Hughes cancela turnê pela América do Norte devido a problema de saúde
Os 3 veteranos do rock que lançaram álbuns que humilham os atuais, segundo Regis Tadeu
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
Slash: ensinando namorada a tocar "Smoke on the Water", do Deep Purple


