Lô Borges, um dos fundadores do Clube da Esquina, morre aos 73 anos
Por Gustavo Maiato
Postado em 03 de novembro de 2025
A música brasileira perdeu nesta segunda-feira (3) um de seus nomes mais influentes. Lô Borges, cantor, compositor e um dos fundadores do lendário Clube da Esquina, morreu aos 73 anos em Belo Horizonte (MG). A informação foi confirmada pela família do artista.
Lô estava internado na UTI desde o dia 17 de outubro, após sofrer uma intoxicação por medicamentos. O quadro exigiu ventilação mecânica e, posteriormente, uma traqueostomia, realizada no dia 25. Desde então, o músico permanecia em observação.

Mineiro de nascimento e de alma, Salomão Borges Filho cresceu rodeado por música no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte - reduto boêmio que se tornaria o berço de um dos movimentos mais marcantes da MPB. Lá, ainda criança, conheceu Milton Nascimento, que se tornaria seu grande parceiro artístico. "Sentei na escadaria e dei de cara com um carinha tocando violão - era o Bituca. Ele perguntou: 'Você gosta de música, né, menino?'", relembrou Lô em entrevista ao Conversa com Bial, em 2023. A transcrição é do G1.
Foi nas esquinas do bairro - especialmente entre as ruas Divinópolis e Paraisópolis - que Lô, Milton e outros jovens mineiros, como Beto Guedes, Tavito, Toninho Horta e Fernando Brant, começaram a compor canções que redefiniriam a sonoridade brasileira. Dessa convivência nasceu o álbum "Clube da Esquina" (1972), obra-prima que uniu rock, jazz, bossa nova e música regional em um caldeirão de liberdade criativa. O disco é frequentemente citado como o maior da história da música brasileira e, segundo a revista norte-americana Paste Magazine, figura entre os 10 melhores do mundo.
No mesmo ano, Lô lançou seu primeiro disco solo, o hoje cultuado "Disco do Tênis", uma das pérolas do rock mineiro e da psicodelia nacional. Canções como "Um Girassol da Cor do Seu Cabelo", "O Trem Azul" e "Paisagem da Janela" se tornaram clássicos atemporais - hinos de uma geração que aprendeu a sonhar com as harmonias doces e melancólicas de Lô.
Após o sucesso repentino, o músico se afastou dos holofotes, vivendo um período de recolhimento em Arembepe (BA). Retornou em 1978 com o álbum "Via Láctea", seguido de "Sonho Real" (1984), que marcou sua primeira turnê nacional. Na virada dos anos 2000, voltou a brilhar ao lado de Samuel Rosa, do Skank, na parceria "Dois Rios".
Mesmo após cinco décadas de carreira, Lô Borges manteve um olhar inquieto e criativo. Desde 2019, vinha lançando um álbum inédito por ano, reafirmando sua vitalidade artística. O último trabalho, "Céu de Giz", foi lançado em agosto de 2025 em parceria com Zeca Baleiro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
O pior disco do Judas Priest, segundo o Loudwire
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
Youtuber viraliza ao eleger o melhor guitarrista de cada década - e internet não perdoa
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Adrian Smith detona uso de Inteligência Artificial na música: "É o começo do fim!"
Ex-membros do Live pedem que vocalista pare de usar nome da banda
Tygers of Pan Tang anuncia show extra para São Paulo



Guitar Hero: veja como o jogo desgraçou uma geração inteira
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 2009
O profundo significado do termo "Alvorada Voraz", cantado por Paulo Ricardo no RPM
Rockstars que atacaram a igreja, Jesus Cristo e Deus
O que significa "O Verme Passeia na Lua Cheia" do Secos e Molhados
Max Cavalera: "Deveríamos ter demitido aqueles dois e mantido o nome"


