O álbum clássico do Deep Purple dos anos 1960 que Ritchie Blackmore acha insosso
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de outubro de 2025
Nem sempre o caminho para o sucesso segue a direção artística que os músicos desejam. No caso do Deep Purple, o guitarrista Ritchie Blackmore deixou claro que nunca ficou totalmente satisfeito com o álbum que abriu as portas do estrelato para a banda. Em entrevista resgatada pelo site Far Out Magazine, o músico afirmou que considerava o trabalho "meio bobo" e distante do som pesado que queria alcançar.
Deep Purple - Mais Novidades
Nos primeiros anos de carreira, o Deep Purple enfrentou dificuldades para se firmar. As três primeiras formações e discos do grupo não conseguiram chamar a atenção do grande público, e mudanças significativas acabaram acontecendo. O vocalista Rod Evans foi dispensado após demonstrar interesse em seguir um caminho mais pop nos Estados Unidos, enquanto o baixista Nick Simper deixou o grupo para fundar o efêmero Warhorse. As saídas abriram espaço para Ian Gillan e Roger Glover, peças fundamentais na transformação sonora da banda.
Mesmo com a chegada dos novos integrantes, o Purple ainda apostava em uma vertente mais sinfônica e progressiva, como ficou evidente no disco "Concerto for Group and Orchestra" (1969), gravado com a Orquestra Filarmônica Real de Londres. O álbum rendeu boa repercussão e ajudou o grupo a conquistar visibilidade, mas o resultado não agradou a Blackmore. "Eu fiquei cansado de tocar com orquestras", contou o guitarrista à Guitar World em 1991. "In Rock foi minha forma de me rebelar contra o elemento clássico dentro da banda. Ian Gillan, Roger Glover e eu queríamos ser uma banda de hard rock – queríamos tocar rock and roll e apenas isso."
Deep Purple e o "Concerto for Group and Orchestra"
O músico foi ainda mais direto ao avaliar o projeto sinfônico. "Senti que toda essa coisa de orquestra era um pouco insossa. Você está no Royal Albert Hall, a plateia fica de braços cruzados, e há um violinista tapando os ouvidos cada vez que você faz um solo. Isso não inspira ninguém", afirmou, deixando clara sua insatisfação com o formato.
O contraste entre "Concerto for Group and Orchestra" e o trabalho seguinte, "Deep Purple in Rock" (1970), ilustra bem a mudança de rumo. O novo álbum abandonou de vez os elementos clássicos e abraçou o peso e a agressividade que ajudaram a definir o hard rock e o heavy metal da década seguinte. Paradoxalmente, foi o sucesso do projeto sinfônico que deu à banda a visibilidade necessária para seguir na trilha que Blackmore tanto almejava.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
O melhor riff de guitarra criado pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
Hamburgueria que atendeu o Guns N' Roses em Porto Alegre fixa pedido da banda no cardápio
O conselho que Aquiles Priester deu a Ricardo Confessori na época do "Fireworks"
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Dave Mustaine diz que influenciou todas as bandas do Big Four do thrash metal
Iron Maiden é confirmado no Hall da Fama do Rock; Bruce Dickinson vai aceitar a homenagem?

Os cinco maiores solos de guitarra de Ritchie Blackmore, que completa 81 anos
As músicas "melancólicas" e "épicas" que inspiraram "Fade to Black", do Metallica
Quando David Coverdale usou a voz para expulsar um urso de casa
Steve Morse revela como Ritchie Blackmore reagiu à sua saída do Deep Purple
A incrível banda que para Max Cavalera é a mais subestimada do Metal
Cinco músicas lançadas há mais de 50 anos que continuam fazendo sucesso


