Ramones e a complexidade técnica por trás da sua estética
Por Lucas Monteiro
Postado em 02 de novembro de 2025
Os anos 70 foram uma época de acontecimentos importantes na história da humanidade: o fim da Guerra do Vietnã, o início da Guerra do Afeganistão, a crise do petróleo, o lançamento das sondas Voyager, o tricampeonato mundial de futebol da Seleção Brasileira e o surgimento dos Ramones, uma banda que causou um estardalhaço no cenário musical. O ano de 1974 viu nascer a formação clássica dos Ramones, com Joey, Johnny, Dee Dee e Tommy. É sabido que, no início, todos eles tinham várias limitações técnicas, e um dos motivos para começarem a escrever as próprias canções era o fato de não reproduzirem com fidelidade as músicas alheias.

O surgimento das primeiras músicas do Ramones foi o pilar para a estética do punk rock, com canções rápidas, simples e em poucos acordes. Ainda que pareça fácil à primeira vista, a estética dos Ramones carrega consigo uma complexidade técnica. Carl Cafarelli, autor de "Gabba Gabba Hey! A Conversation with the Ramones (2023)", afirma que ninguém antes tocava como Johnny Ramone e lembra que um jornalista desafiou os críticos a tentar tocar como ele, pois a maioria acabaria quebrando a mão. Mauricio Weimar, o exímio baterista do canal Extreme Drums, reproduziu um trecho de "Gimme Gimme Shock Treatment" em que Marky Ramone executa uma passagem de extrema velocidade.
Aurelien Budynek aponta que Johnny Ramone se destacava pelo uso constante de downstrokes, técnica fundamental para o som dos Ramones. Ele relata que, durante sua audição com Marky Ramone, foi questionado: "Você toca downstrokes?" e respondeu "Sim!", ao que Marky completou: "Consegue tocar downstrokes por 90 minutos?" Budynek explica que essa técnica é essencial para obter o ataque e a força das músicas, que são muito rápidas, até mais que as gravações de estúdio, e que requer técnica e postura corretas para evitar dores no braço e manter a velocidade. A velocidade nos vocais e nos outros instrumentos não fica para trás, ao se ouvir a versão ao vivo de "Animal boy" é possível perceber essa complexa interação.
A influência dessa estética de tocar é tão grande que Johnny Ramone é listado pela Rolling Stone como um dos maiores guitarristas de todos os tempos, ocupando a posição 44 de 250. O mesmo acontece com Tommy Ramone, que ocupa a posição 70 na lista dos 100 maiores bateristas de todos os tempos. Dee Dee é listado pela Consequence como um dos 100 maiores baixistas de todos os tempos, ocupando a posição 50. Apesar de Joey não ser um exímio cantor nem figurar em listas como um dos maiores vocalistas, foi um dos mais importantes do rock, contribuindo não apenas com a sonoridade, mas também com as composições da banda,
A complexidade técnica dos Ramones está tanto na velocidade quanto na simplicidade musical, que se tornou sua principal marca. Com o tempo, o punk rock evoluiu e se transformou, originando diversos movimentos sonoros e estéticos baseados no punk. Muitas bandas tentaram emular o som dos Ramones, mas sem sucesso. Apesar de suas músicas não terem solos elaborados, grooves complexos ou variações rítmicas, essa mistura de simplicidade e originalidade é uma característica única e impossível de ser copiada.
Referências:
https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/anos-70.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ramones
https://english.elpais.com/culture/2024-09-16/you-want-to-play-like-him-youll-break-your-hand-20-years-on-since-the-death-of-johnny-ramone-the-guitarist-who-changed-rock.html
https://www.premierguitar.com/lessons/how-to-jam-out-like-the-ramones
https://www.rollingstone.com/music/music-lists/best-guitarists-1234814010/
https://www.rollingstone.com/music/music-lists/100-greatest-drummers-of-all-time-77933/christian-vander-30083/
https://consequence.net/2024/04/100-greatest-bassists-of-all-time/12/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
O ex-integrante do Megadeth com quem Dave Mustaine gostaria de ter mantido contato
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Opeth confirma show em São Paulo no mês de novembro
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
O guitarrista americano que sozinho ofuscou todos os britânicos, segundo Carlos Santana


3 álbuns que não venderam nada na época e hoje são clássicos, segundo André Barcinski
Os "primeiros punks" segundo Joey Ramone não são quem você imagina
O conselho precioso que Johnny Ramone deu ao jovem Rodolfo Abrantes
Bandas com formações em que todos os músicos já morreram
Ted Nugent explica o que o Metallica tem e que falta pro Slayer, Megadeth e Ramones


