Spiritual Beggars: pesado e com toda a atmosfera setentista
Resenha - Return To Zero - Spiritual Beggars
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 19 de outubro de 2010
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ainda que seja considerado um dos mais importantes nomes da cena Stoner Rock do planeta, a maioria dos integrantes do Spiritual Beggars também está envolvida com outras bandas importantíssimas – Arch Enemy, Opeth e Witchery – cujas carreiras há muito avançaram para outras nações além das fronteiras européias. Então, chega a ser perfeitamente compreensível que tenham se passado cinco longos anos para que o sucessor de "Demons" visse a luz do dia.

"Return To Zero" vem acompanhado por uma importante mudança na formação do Spiritual Beggars. A decisão de Janne 'JB' Christoffersson em abandonar seu posto para cantar exclusivamente no Grand Magus (cuja sucessão de bons álbuns vem fazendo com que sua reputação aumente a cada dia) foi inesperada, assim como também foi inesperada a divulgação de que seu substituto seria um cantor e velho conhecido do meio Power Metal, um grego chamado Apollo Papathanasio, do Firewind, capitaneado por Gus G. (Ozzy Osbourne).
Pois bem, o leitor familiarizado com os aspectos da sonoridade do Spiritual Beggars certamente traçará paralelos imediatos entre sua música e o bem-sacado título "Return To Zero". Afinal, não há como negar que as maiores influências da banda sueca sejam Black Sabbath, Deep Purple e Uriah Heep, entre outros monstros que foram fundamentais para Hard Rock e Heavy Metal ser o que é hoje. Ou seja: o Spiritual Beggars continua destilando seu rock pesado 'classudo' e com toda a cativante atmosfera setentista.
Mas as novas composições não estão com aquela distorção contundente, como era oferecido em alguns dos antigos discos do grupo... O peso está presente, mas cercado por muitas melodias, que parecem ser o objetivo principal do versátil Michael Amott, cujos riffs e solos tão bluesy estão em grande sintonia com os teclados (e o glorioso órgão Hammond!) de Per Wiberg. E quanto ao tal cantor de Power Metal...? Oras, as influências de David Coverdale (Whitesnake) e Ronnie Dio possibilitam que Apolllo seja mais melódico do que seu antecessor, e o fato de se entregar às canções com uma emoção tão palpável comprovam que foi uma escolha digna. O homem convence!
Se "Star Born", "Chaos Of Rebirth" e "We Are Free" proporcionam algo incrível, é com a melancolia suave e sombria de "Spirit Of The Wind" que a primeira metade do repertório recebe sua coroa. Há muita coisa boa espalhada por aqui, com aquela sonoridade saudável e obviamente retrô, mas que exala um frescor que apenas comprova a relevância e longevidade do Hard Rock. O público que cultua a velha escola poderá ter um lugar especial em sua coleção para este álbum!
Contato:
http://www.spiritualbeggars.com
http://www.myspace.com/spiritualbeggars
Formação:
Apollo Papathanasio - voz
Michael Amott - guitarra
Sharlee D'Angelo - baixo
Per Wiberg - teclados
Ludwig Witt - bateria
Spiritual Beggars - Return To Zero
(2010 / InsideOut Music - importado)
01. Return To Zero (intro)
02. Lost In Yesterday
03. Star Born
04. Chaos Of Rebirth
05. We Are Free
06. Spirit Of The Wind
07. Coming Home
08. Concrete Horizon
09. A New Dawn Rising
10. Believe In Me
11. Dead Weight
12. The Road Less Travelled
Outras resenhas de Return To Zero - Spiritual Beggars
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
A música do Deep Purple que cutucava os "guardiões da moral" dos anos 70
A primeira música que o Queen tocou quatro anos antes de transformá-la em clássico
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
A música do Metallica de 1984 que James Hetfield não quer ver nem pintada de dourado
O clássico do Slayer que é faixa de um álbum "terrível", segundo a Metal Hammer
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
Tarja Turunen precisou deixar a Finlândia após demissão do Nightwish
CDM Metal Fest - Metal como resistência cultural no Sul de Minas Gerais
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
Festival Best of Blues and Rock tem edição 2026 confirmada
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
O trabalho desajeitado de Jimmy Page na guitarra que conquistou Robert Plant
Pink Floyd lança a coletânea "8-Tracks", que reúne faixas gravadas nos anos 70
Jeff Beck sobre a primeira vez que ouviu Led Zeppelin: "Pensei que era brincadeira"
A resposta do Sepultura após Bruna Lombardi questionar se banda era a maior do Brasil
A música do Queen que Brian May pensou que era uma brincadeira


Tarja Turunen: Frisson Noir - o álbum que os fãs sempre quiseram ouvir
Immolation anuncia a rápida e iminente autodestruição da humanidade no ótimo "Descent"
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR
Dio: Quem fez mágica ou pisou na bola no novo tributo



