As músicas do Sepultura que Andreas Kisser não sabia que sumiram do streaming
Por Gustavo Maiato
Postado em 03 de setembro de 2026
Andreas Kisser descobriu durante uma transmissão ao vivo que covers gravados pelo Sepultura não estão disponíveis nas plataformas de streaming. A situação foi apresentada a ele por um espectador da live conduzida pelo jornalista André Barcinski no YouTube, que citou a versão de "Rise Above", do Black Flag, registrada nas sessões de "Nation", e a leitura de uma música do Bad Brains feita para um álbum-tributo à banda americana.

"Não faço a mínima ideia. Essa coisa do streaming realmente é muito complicada, e a gente tem uma carreira onde a gente passou por várias gravadoras, cada disco tem uma história, um contrato. Eu fui ver recentemente que a 'Kaiowas' também não está lá. Fui lá ouvir e falei: 'Pô, não está aqui'. Aí entra, aí sai. A gente está sempre sendo avisado ou perguntado, então é uma coisa a se checar, se elas ainda não estão lá ou se já tiveram e saíram", respondeu o guitarrista.
O histórico contratual da banda ajuda a explicar a confusão. Kisser lembrou que "Nation" ainda saiu pela Roadrunner e que, a partir de "Revolusongs", EP só de covers que trouxe a versão de "Bullet the Blue Sky", do U2, o grupo passou a trabalhar com a SPV. Com a falência da gravadora alemã, o Sepultura migrou para a Nuclear Blast, onde permanece. Cada uma dessas transições envolveu contratos, cessões e regras próprias de catálogo.
O guitarrista disse ainda que não costuma ouvir o próprio Sepultura nas plataformas, exceto quando precisa relembrar músicas antigas para tocar ao vivo. Ele afirmou usar o Spotify e o YouTube sobretudo como ferramenta de consulta e pesquisa, e reconheceu que o assunto o intriga justamente pela quantidade de detalhes contratuais e legislativos que mudam com o tempo, sem que a banda seja necessariamente informada.
Barcinski observou que o efeito prático recai sobre o público mais jovem, que dificilmente chegará a essas gravações se elas não estiverem nas plataformas. Kisser concordou e classificou a situação como complicada. A banda está na reta final da turnê de despedida, com show no Rock in Rio em setembro e encerramento marcado para 7 de novembro, no Pacaembu, em São Paulo.
Confira o vídeo completo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-baterista do Black Sabbath considera Tony Iommi um dos músicos mais fáceis de lidar
O principal problema do novo documentário dos Raimundos, segundo Digão
Qual banda do Big Four do thrash metal possui a discografia de estúdio mais extensa?
A insana rotina matinal de Lemmy revelada pelo baterista do The Clash
Digão contesta versão de Tico Santa Cruz sobre a retomada dos Raimundos
A música dos Beatles que Dave Grohl considera mais pesada que Black Sabbath e Motörhead
Mortiis cita o Sarcófago entre as poucas referências do black metal no início dos anos 90
Metallica contribuiu para a ascensão do grunge e do Nirvana, segundo Kirk Hammett
Horror Expo 2026 confirma presença do percussionista Chris Fehn, o número #3 do Slipknot
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses
Skid Row anuncia versão remasterizada de coletânea, que será lançada em novembro
Quanto do Angra pertence a Felipe Andreoli, Rafael Bittencourt e Kiko Loureiro
O "acordo de cavalheiros" que selou a entrada de Vivian Campbell na banda de Dio
A música do The Animals que Eric Burdon mais se orgulha de ter escrito
Joe Lynn Turner explica diferenças entre trabalhar com Ritchie Blackmore e Yngwie Malmsteen
Sepultura: "Serviços como Spotify ganham dinheiro e os artistas praticamente nada"
O que significa a famigerada expressão "viúva dos Cavalera"?
Cogumelo Records: 46 anos no coração do rock pesado de Belo Horizonte
Sepultura, Titãs e Luiz Caldas levam o peso do rock ao Altas Horas deste sábado
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
Regis Tadeu explica por que show final do Sepultura foi para um lugar menor
Como era o mundo do metal quando ocorreram os atentados de 11 de setembro, há 25 anos
O melhor disco da história do thrash metal, segundo a Metal Hammer
Max Cavalera e o curioso motivo pelo qual ele usa apenas quatro cordas na guitarra


