RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

A lacuna deixada por John Bonham no Led Zeppelin que seu filho preencheu décadas depois

O disco dos anos 60 que Roger Waters disse ter mudado profundamente o Pink Floyd

O ícone do metal extremo que já tentou "recriar" o Álbum Branco do Beatles algumas vezes

Angry Anderson, vocalista do Rose Tattoo, sofre parada cardíaca em meio a turnê

O clássico do Pink Floyd que marcou profundamente o tecladista Richard Wright

Peavy passará por nova cirurgia e Rage cancela compromissos restantes de 2026

Vocalista e guitarrista Jari Mäenpää se reunirá com o Ensiferum após duas décadas

As 13 músicas favoritas de Morrissey, o vocalista do The Smiths

O clássico dos Rolling Stones que tentou repetir "Satisfaction", mas Keith Richards odiava

A música do Genesis que Phil Collins considera uma de suas melhores e nasceu quase por acaso

A lenda da música que agradeceu a Deus por ter caído nas graças de Clapton e Richards

Joe Elliott acha que único disco do Sex Pistols é tão planejado quanto um álbum do Genesis

Kiko Loureiro compartilha partitura da música "Late Redemption"

O apelido com referência nerd que pedaleira de Paulo Miklos ganhou nos Titãs

Os dois gigantes que ajudaram George Harrison a decolar depois dos Beatles


Foo Fighters

Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?

Resenha - Skylab VI - Rogério Skylab

Por G. Marcon
Postado em 02 de agosto de 2026

Muitos acham que Rogério Skylab é um louco e poucos acham um gênio – e vim defender (ao menos, tentar). Como diria a saudosa Hebe Camargo, "quem arrisca, não petisca". Tem uma entrevista que ele contou no Programa do Jô, na época, sobre a gravação desse disco: no caminho pro estúdio, Skylab tropeçou, caiu e quebrou a mandíbula. Não sei por que isso me parece a informação mais importante sobre o álbum. Faz todo sentido. É exatamente o tipo de coisa que acontece com alguém que abre um disco com sete minutos de "Alucinação" e fecha com cinquenta e nove segundos chamados simplesmente "Tudo".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Skylab VI é o disco mais longo da série numerada - 19 faixas, 72 minutos, lançado de forma independente em 2006 como praticamente tudo que Skylab fez até então. E tem uma generosidade desconcertante nisso. Não no sentido de gentileza - no sentido de que ele despeja tudo que tem sem pedir licença e sem organizar pra você entender melhor. Você que se vire.

"Alucinação" abre com Solange Venturi narrando algo que funciona quase como um ritual de entrada: você não entra nesse disco por acidente, você é introduzido. Dali pra frente o negócio oscila entre noise rock, samba torto, MPB desmontada e momentos que resistem a qualquer categoria. "Isto Não É John Cage" dura um minuto e é exatamente o que parece - uma piada filosófica que também é uma declaração de princípios. É experimental, mas não tenta ser John Cage. É outra coisa. É Skylab.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O que me pegou foi perceber que os títulos mais escrachados do disco - "Cadê Meu Pau?", "Dedo, Língua, Cu e Boceta" (sim, essa é o nome dessa perola), "Pára de Roncar, Filha da Puta!!!" - não são provocação vazia. Há uma lógica de desrecalque total, de linguagem do cotidiano elevada ao estatuto de arte pelo simples ato de não pedir desculpa em tocar em temas delicados como transição de gênero, e sexo, sendo um verdadeiro tabu na sociedade do nosso tão amado Brasil..

O obsceno ao lado do sublime, e os dois soam naturais."Eu Não Tenho Eu" é onde o disco para de brincar. Sete minutos com Clóvis Bornay em voz, lentos, densos, com aquela coisa de quem chegou num lugar fundo e decidiu ficar lá por enquanto. É a faixa mais séria do álbum e por isso a que mais pesa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Skylab nunca teve interesse em ser palatável, e Skylab VI é o documento mais fiel disso. O problema é que 72 minutos de desrecalque total cobram um preço - tem um miolo no disco, entre "Vamos Repetir de Novo" e "Amo Muito Tudo Isso", onde a energia cai de um jeito que parece menos opção estética e mais fôlego faltando. Skylab perde o fio por uns vinte minutos e só retoma com "Torto, Torto". Mas quando retoma, retoma de verdade - e "Todo Mundo Mora Mal" chega no final com uma raiva tão cotidiana e tão precisa que joga um peso sobre tudo que veio antes, quase justificando qualquer tropeço no meio do caminho. Quase. O disco é bagunçado, generoso, obsceno, às vezes lindo - e teria sido ainda melhor com uns quinze minutos a menos. O que não é pouca coisa pra dizer sobre alguém que nunca pediu permissão pra existir do jeito que existe.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp

publicidadeGustavo Anunciação Lenza | Roberto Luis Pertsew | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Luis Alberto Braga Rodrigues | Reginaldo Manuel Soares de Faria | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 3 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS