Resenha - Ao Vivo - Irmandade do Blues

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Ao Vivo - Irmandade do Blues


  | Comentários:

São poucas as bandas que podem se orgulhar de manter a formação original após mais de uma década. Ainda mais em se tratando de uma banda de blues, um gênero que apesar de antigo, tem poucos representantes no Brasil. Unindo o útil ao agradável, a Irmandade do Blues chega aos seus 13 anos de estrada lançando um CD e um DVD ao vivo com direito às participações mais do que especiais de Andreas Kisser (Sepultura) e Andre Matos (ex-Angra e ex-Shaman). O que seria impensável para alguns, acabou resultando em uma grande parceria.

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Para quem não está familiarizado com o som da banda, a Irmandade não é apenas uma banda de blues. Vasco Faé (guitarra, gaita e voz), Edu Gomes (guitarra), Sílvio Alemão (baixo) e Fernando Lóia (bateria) são responsáveis por uma mistura eletrizante de blues e rock com algumas pitadas da black music da década de 70. Mistura esta, que é evidente por exemplo em “Boom Boom” (clássico de John Lee Hooker) que na versão da Irmandade ganhou os riffs de “Black Night” do Deep Purple.

Apesar destes 13 anos, e de mais de 600 shows em vários estados do Brasil, a Irmandade só havia lançado dois álbuns. O primeiro, “Veneno” saiu em 1996 pela Eldorado, mas encontra-se fora de catálogo. No track list, composições próprias como “Give It Up” e “Lose Your Mind Away” e versões explosivas para clássicos do blues como “Highway 49" (Chester Burnet), “Mean Old World” (Walter Jacobs), “Crossroads” (Robert Johnson) e “I Gotta Woman” (Ray Charles). Passaram-se 11 anos até que a Irmandade lançasse em 2007 seu segundo álbum, “Good Feelings”, que trouxe mais composições próprias (9 ao todo) e versões surpreendentes de “Mercedez Benz” (Janis Joplin), “Feelin’ Alright” (de Dave Mason/Traffic, conhecida na voz de Joe Cocker), além das tradicionais “Southbound Train” (Big Bill Broonzy) e “Line’ M”, uma ‘worksong’ de domínio público.

O CD e o DVD, gravados no teatro do SESC Santo André em junho de 2008, estão sendo lançados pela gravadora RWR, com distribuição pela Universal. A gravação foi responsável pela junção do repertório dos dois álbuns da banda, agora com o reforço de André Matos em “Mercedez Benz” , “I Got The Blues” e “Rock and Roll” (sim... a do Led Zeppelin) e Andreas Kisser em “I Got The Blues”, “Boom Boom”, “Feelin’ Alright” e “Rock and Roll”. Vasco e Andreas já tocam juntos em outros projetos, mas a parceria com Andre deu tão certo que os dois foram convidados para uma série de shows para o projeto Oi Blues By Night.

Eu estive na gravação do DVD e posso dizer que o clima foi muito bom. Era possível sentir o entusiasmo, a energia entre os músicos e a receptividade do público, que já acompanha a banda por todos estes anos.

O DVD chegou às lojas com preço médio de R$34 enquanto o CD custa em média R$22, lembrando que o DVD traz além de um making of (com entrevistas e cenas dos bastidores da gravação), 3 músicas a mais que o CD.

Track list do DVD:
01) Give It Up
02) I’m Moving
03) Line’M
04) Highway 49
05) Mean Old World
06) When I Be Back
07) Crossroads
08) Lose Your Mind Away
09) Good Feelings
10) South Bound Train
11) Mercedez Benz
12) I Got The Blues
13) Boom Boom
14) Feelin’ Alright
15) I Got A Woman
16) Rock And Roll

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Irmandade do Blues"
Todas as matérias sobre "Andreas Kisser"
Todas as matérias sobre "Andre Matos"
Todas as matérias sobre "Angra"

Rafael Bittencourt: desafios e riscos com Roberto Shinyashiki
Rafael Bittencourt: cervejas em vídeo com Ardanuy e Michel Leme
Angra: conheça o Angragode e o Progpagod da Bahia
Angra: finalmente revelado o que é "Z.I.T.O."
Noturnall: Um renascimento para músicos que vieram pra ficar
Kiko Loureiro e Felipe Andreoli: Em bate-papo com fãs
Angra: Show em Rio Branco confirmado para turnê em maio
Rafael Bittencourt: presença no festival Tamo Aí na Atividade
Rafael Bittencourt: vídeo de gravação no novo álbum do Symmetrya
Angra: vídeo da entrevista na Rádio Bandeirantes
4Action: vídeo de música de DVD gravado no estúdio do Green Day
Rafael Bittencourt: terceiro Injeção na Testa com auto-entrevista
Thiago Bianchi e Russel Allen: Galeria de imagens do Workshow
Matéria Prima: assista entrevista exclusiva com Felipe Andreoli
Angra: vídeo completo de participação no "Donos da Bola".

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Nathalie Delahousse

Nathalie Delahousse é Designer, Assistente de produção em shows e aficcionada pelo bom e velho Rock'n'roll e suas vertentes... Uma verdadeira Rocklady...

Mais matérias de Nathalie Delahousse no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas