Resenha - Glorious Burden - Iced Earth

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Glorious Burden - Iced Earth


  | Comentários:

Nota: 10

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
O "Peso Glorioso" que o Iced Earth carregou neste cd é algo fantástico. A banda, que após o bom "Horrorshow" perdeu seu carismático vocalista Matthew Barlow, que saiu ou foi saído por motivos pessoais, viveu um hiato crônico. O cd novo estava sendo gravado, e não havia vocal. O acaso (coincidências ou não) fez com que o guitarrista, líder e mentor da banda Jon Schaffer recrutasse provisoriamente Tim "Ripper" Owens (na época ainda vocal do Judas Priest) para cantar no álbum. Mas o incrível ainda estaria por vir: Tim acabaria sendo dispensado do Judas Priest, para o retorno de Rob Halford, e alguns dias depois o destino unia Tim Owens e Iced Earth, desta vez em caráter oficial e permanente.

"The Glorious Burden" é antes de tudo uma afirmação do patriotismo de Jon Schaffer. Se é exagerado ou não, não vem ao caso, já que a análise é puramente musical. Influenciado pelos atentados de 11 de setembro, o mesmo resolveu criar uma obra que ressaltasse toda a glória da independência americana. Começando por colocar o hino americano em uma versão bem pesada como "intro" do cd, "The Star Spangled Banner", dando sequência para a extremamente heavy "Declaration Day" (alguém lembra do 4 de julho?), aonde a banda emenda um heavy altamente influenciado por Iron Maiden com os vocais de Tim se encaixando como uma luva. Tim inclusive não altera em nada seu estilo de cantar. A épica "When the Eagle Cries" (que também aparece numa lindíssima versão acústica como bônus) mostra tal característica. Tim usa mais sua voz limpa, mas não deixa de despejar seus potentes agudos.

O cd apresenta um Iced altamente heavy e com menos peso do que o normal, mas ainda apostando na fusão de heavy/trash que sempre caracterizou a banda. "The Reckoning (Don't Tread on Me)", que saiu como título de EP, é uma faixa pesada, movida pelas guitarras fortes de Schaffer e os vocais endemoniados de Owens. Assim como a "Priest-iana" "Greenface" e a pesadíssima "Attila". Algo que chama a atenção é o uso de corais que são extremamente bem colocados em vários momentos, com participação inclusive de Matthew Barlow (ouça a primeira faixa do cd e veja se você não identifica sua voz).

Não há como destacar uma faixa do cd. "Red Baron/Blue Max" (quem curte aviões clássicos de guerra vai identificar essa fácilmente) é cadenciada e cativante, enquanto que "Hollow Man" traz um Iced Earth bem épico, assim como a suave "Valley" e a "maideniana" "Waterloo" (alguém falou de "Piece of Mind"?)

Insatisfeito em parir um puta cd, Mr. Schaffer ainda nos brinda com a suíte "Gettysburg (1863), que dividida em 3 momentos ("The Devil To Pay", "Hold At All Costs" e "High Water Hawk") e 32 minutos, mostra a perfeita fusão do peso e metal do Iced Earth com orquestra. São 32 minutos de pura história, musicada por uma batida marcante e vocais insadescidos. O momento maior do cd, com total merecimento.

O melhor cd da banda? Seria injusto afirmar, devido ao passado com o ex-vocalista Matthew Barlow, mas que o Iced conseguiu dar a volta por cima e promete horrores com Tim Owens no vocal, isso promete. Compre, faça o diabo, mas tenha essa obra-prima em mãos, cd's como esse não surgem a todo momento.

Line - Up:
Jon Schaffer - Guitarras
Tim Owens - Vocais
James MacDonough - Baixo
Richard Christy - Bateria

Site oficial: http://www.icedearth.com

Lançado em 2004 pela SPV records. O lançamento nacional ocorrerá pela Century Media.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Outras resenhas de Glorious Burden - Iced Earth

Resenha - Glorious Burden - Iced Earth
Resenha - Glorious Burden - Iced Earth
Resenha - Glorious Burden - Iced Earth


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Iced Earth"

Iced Earth: galeria de fotos da apresentação em São Paulo
Iced Earth: trazendo o frio para São Paulo com um excelente show
Iced Earth: tour inicia pela Austrália, antes de chegar ao Brasil
Jon Schaffer: "Sempre fui o líder do Iced Earth e sempre serei"
Backstage: programa sorteia ingressos para show de Doro em SP
Iced Earth: jam com Hansi Kürsch, do Blind Guardian, na Alemanha
Janeiro: conheça 10 bons discos já lançados em 2014
Iced Earth: Comprovando a grande fase com mais um ótimo trabalho
Iced Earth: números da 1ª semana de vendas e Top 50 nos EUA
Iced Earth: novo álbum em destaque no Backstage da KISS FM
Iced Earth: assista vídeos de show da banda em Birmingham
Iced Earth: lançado oficialmente novo álbum "Plagues of Babylon"
Blind Guardian: participação de Hansi no novo CD do Iced Earth
Stu Bock: "Eu só vejo Iced Earth em meu futuro"
Tim "Ripper" Owens: vídeo de clássicos do Judas Priest e Sabbath

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Rafael Carnovale

Nascido em 1974, atualmente funcionário público do estado do Rio de Janeiro, fã de punk rock, heavy metal, hard-core e da boa música. Curte tantas bandas e estilos que ainda não consegue fazer um TOP10 que dure mais de 10 minutos. Na Whiplash desde 2001, segue escrevendo alguns desatinos que alguns lêem, outros não... mas fazer o que?

Mais matérias de Rafael Carnovale no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas