RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

O beatle que não conseguiu compor boas músicas na carreira solo, segundo George Harrison

Scorpions gravará show em celebração aos seus 60 anos para lançamento

Bruce Dickinson lança lyric video para nova versão de "Gods of War"

A lenda (nem sempre) do rock que, para Elton John, podia cantar qualquer coisa "e soa bem"

Dream Theater toca "Echoes", do Pink Floyd, durante show na Pompeia, Itália

A música dos Stones que Keith Richards só ouviu quando saiu o álbum; "eu não estava lá"

Cinco músicas curtas e acessíveis para entrar no mundo do Dream Theater

A lenda do blues que Eric Clapton confessou ter "copiado" a vida toda

Queen não tinha certeza de que deveria participar do Live Aid, revela Brian May

O limite que Phil Collins impôs a si mesmo como autor; "minha música ajuda de outra forma"

Mantas e Abaddon, da formação clássica do Venom, se reunirão para show

Show final do Black Sabbath com Ozzy deve injetar R$ 140 milhões na economia local

Para Bruce Dickinson, Iron Maiden fazia thrash metal nos anos 1980

Teria o Metallica cometido plágio em um de seus maiores hits? Mustaine deu a pista...

Guns N' Roses toca "Sabbath Bloody Sabbath" em passagem de som na Noruega


Estrutura Musical: Papel dos Instrumentos na Construção da Música

Por
Fonte: Fábio Sena, O Louco do Baixo
Postado em 21 de junho de 2013

O fundamento da música é a comunicação. É a expressão de ideias, sensações e sentimentos através do som. Para alcançar a expressão, os instrumentos - lembrando que a voz também é um instrumento musical- são utilizados em combinações ou de maneira isolada.

Em uma banda de rock, os instrumentos tradicionais são voz, guitarra, bateria e baixo. Cada qual tem o seu espaço sonoro e um papel a cumprir dentro da música.

Antes de uma análise individual dos instrumentos, sugiro uma reflexão mais profunda sobre o som, o ato de ouvir e a música.

O som é vibração. Quando um corpo entra em contato com outro, ele vibra e emite sinais sonoros que atingem nossos ouvidos. Estes sinais se transformam em impulsos nervosos transmitidos ao cérebro, que interpretará a origem e as particularidades do som captado, baseando-se em experiências anteriores. Tais experiências são interpretações das quatro características do som: altura, intensidade, duração e timbre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

-Altura: É como percebemos se um som é Agudo (‘fino’), Grave (‘grosso’) ou intermediário (meio termo entre as duas alturas). Não devemos confundir com volume;

-Intensidade: Também conhecida por dinâmica, é o volume no qual o som chega aos nossos ouvidos. O som pode ser muito alto, muito baixo e as várias interpretações intermediárias;

-Duração: É o que define até quando o som será sustentado no tempo. Quanto mais longa a nota, maior a duração, quanto mais curta, menor;

-Timbre: É o que diferencia uma fonte sonora da outra. Um som de uma guitarra tocando numa mesma altura e intensidade, é diferente do som de uma flauta tocando nas mesmas condições.

Para transformar os sons em musica, é preciso organizá-los através do pensamento musical. Tradicionalmente, este pensamento dividi-se em três níveis: Melodia, harmonia e ritmo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

-Melodia: é a sucessão de sons individuais;

-Harmonia: é a sucessão de sons simultâneos. Por exemplo, os acordes de uma guitarra;

-Ritmo é a organização do som dentro do tempo, numa sucessão de acentuações em tempos fortes e fracos em intervalos regulares.

Um outro fator importante na atividade musical é a composição. Este elemento pode ser entendido como trechos musicais interligados que formam um todo coerente. É o mapa da música, responsável por indicar a introdução, verso, demais terminologias e, também, quando e como essas partes surgirão na música.

Com estes conceitos apresentados, se torna mais fácil identificar quem está fazendo o que na prática musical coletiva. A partir deste ponto, apresentaremos individualmente os papéis de cada instrumento e, identificaremos também, o papel na estrutura musical e seu espaço dentro do campo sonoro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A bateria é responsável pelo ritmo e pela pulsação - o andamento da musica. Indica com rudimentos (viradas) as mudanças de trechos da composição. Atua nas frequências graves e é parte essencial do controle da dinâmica na prática coletiva.

O baixo trabalha junto com a bateria na criação do ritmo e na pulsação. Isso acontece quando o baixista toca junto com as peças da bateria, principalmente caixa e bumbo. Tem papel essencial na criação da harmonia, já que toca a nota mais grave dos acordes. Essa nota é a referencia para quem atua na seção melódica e é a que dá nome aos acordes. Atua nas frequências graves e médias, dependendo do contexto e da dinâmica.

A guitarra é a responsável direta pela harmonia, pois trabalha com sons simultâneos, os acordes. Também atua na seção melódica em solos e contracantos. Seu espaço é a região média e aguda e controla a dinâmica acionando diferentes timbres, que vão desde um som limpo, ate um som distorcido e passando por nuances intermediárias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A voz é responsável pela seção melódica, cantando a melodia principal. Se houver outros cantores no grupo, é possível fazer o backing vocal, que também é uma espécie de harmonização. A voz efetua a transmissão da mensagem da canção através da letra, já, que além dos sons, há um texto combinado à melodia. As vozes atuam em diferentes frequências, conforme a natureza do cantor. Se for homem, naturalmente alcançará um registro mais grave. No caso da voz feminina, um registro mais agudo.

Esses são os papéis tradicionais de cada músico, e o que se espera de cada um na visão tradicional. Porém, é comum que esses papéis sejam subvertidos. Muitas vezes, os instrumentos da seção rítmica trabalham a seção melódica quando fazem solos. É o que acontece quando há um solo de bateria ou de baixo, por exemplo. Vale ressaltar que as seções não são divisões fechadas e muitas vezes um instrumento trabalha em duas ou três seções ao mesmo tempo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Aos músicos que enxergam a música somente sob o ângulo do seus próprios instrumentos, sugiro que se reposicionem em um contexto mais abrangente. E ao público ouvinte, que normalmente escuta a música de forma abrangente, sugiro que preste atenção em cada instrumento, individualmente. Com certeza isso ajudará no entendimento e apreciação mais profunda da arte musical.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeThiago Feltes Marques | Marcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Fábio Sena

Fábio Sena, O Louco do Baixo é músico profissional. Professor de música, toca na banda Grungeria, Orquestra Filarmônica de Santo Amaro (OFISA), Bass Solo Performer e escreve no blog "O Louco do Baixo".
Mais matérias de Fábio Sena.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS