O guitarrista que o lendário Hans Zimmer recrutou para trabalhar com ele em blockbuster
Por Gustavo Maiato
Postado em 03 de abril de 2025
Hans Zimmer, responsável pela trilha sonora de Duna e sua sequência, contou uma curiosidade inusitada sobre o processo criativo do filme. Em entrevista a Rick Beato (via Ultimate Guitar), o compositor revelou que o som das gaitas de fole em uma das cenas mais marcantes do primeiro longa, na verdade, não é o que parece — é Guthrie Govan, um dos maiores guitarristas da atualidade, tocando guitarra.

"Alguém me perguntou sobre as gaitas, e eu disse: ‘Ah, na verdade, não são gaitas. É o Guthrie tocando guitarra’", contou Zimmer. O momento se passou durante uma sessão de perguntas e respostas, em Nova York, ao lado do diretor Denis Villeneuve. A reação foi imediata: "Ele ficou chocado. Disse: ‘Minhas lindas gaitas? Não eram gaitas?’ E eu falei: ‘Não, era o Guthrie.’"
Zimmer explicou que, embora tivesse gostado da ideia do instrumento, o tema original não o agradava. "As gaitas pareciam algo atemporal, podiam funcionar. Mas eu não gostava da melodia. Então pedi para o Guthrie reescrevê-la na guitarra. E funcionou perfeitamente."
Sobre sua metodologia, Zimmer foi direto: "O trabalho não é ouvir o diretor dizendo que música quer. Se ele souber exatamente o que quer, pode fazer sozinho. Meu papel é escutar a história e criar algo que ele nem imaginava."
A escolha por Govan se deu, segundo Zimmer, não só pelo talento, mas também por sua conexão cultural: "Ele tem raízes celtas, afinal." A trilha de Duna, premiada e elogiada pela crítica, se destaca justamente pela ousadia e pela mistura de elementos clássicos com sons contemporâneos. E, como essa história mostra, até os momentos mais "tradicionais" da trilha podem esconder uma surpresa.
Quem é Guthrie Govan?
Guthrie Govan é um guitarrista britânico reconhecido mundialmente por sua técnica refinada, versatilidade e musicalidade. Nascido em 1971, já tocou com nomes como Asia, Steven Wilson, Hans Zimmer e a banda de jazz-rock The Aristocrats, além de manter uma carreira solo com o projeto Erotic Cakes.
Além de músico de estúdio e turnê, é também um respeitado educador, tendo ensinado em instituições como a Academy of Contemporary Music e contribuído com revistas especializadas. Foi eleito "Guitarrista do Ano" pela Guitarist Magazine em 1993 e é constantemente citado como um dos guitarristas mais completos e criativos da atualidade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
Nigel Durham, ex-baterista do Saxon, morre aos 61 anos
"Gates of Twilight", a estreia certeira do Wings of Steel
Aos 78 anos, Tony Iommi (Black Sabbath) reconhece não ter mais condições de realizar turnês
A banda influenciada pelo Iron Maiden que Bruce Dickinson elegeu como sua favorita
Tony Iommi segue com planos de remixar "Born Again", do Black Sabbath
A música dos Ramones que provavelmente seria "cancelada" nos dias atuais
A música que Ian Gillan considera a melhor de sua carreira, acima dos clássicos do Deep Purple
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
O que "Tornado of Souls" tem em comum com "Stairway to Heaven", segundo Friedman
Pitty e seu vício em alguém apresentado em "Na sua estante"
Por que o Led Zeppelin nunca alcançou a popularidade dos Beatles, segundo John Paul Jones
A banda que inspirou o Pink Floyd na criação de "Money", segundo David Gilmour
A banda que decidiu acabar quando chegou ao auge para não enfrentar a decadência
Slayer toca "Reign in Blood" na íntegra no México; confira setlist e vídeos

O guitarrista que o lendário Hans Zimmer recrutou para trabalhar com ele em blockbuster
A polêmica sobre guitarra que só "pessoal da terra plana" discorda, segundo Guthrie Govan


