Tony Iommi e Geezer Butler criticam papel de Rick Rubin no último disco do Black Sabbath
Por João Renato Alves
Postado em 03 de julho de 2025
Lançado em 10 de junho de 2013, "13" foi o último disco de inéditas do Black Sabbath, além de o primeiro de estúdio a contar com Ozzy Osbourne nos vocais em três décadas e meia. A expectativa era grande junto ao público e dentro da própria banda. No entanto, um elemento acabou transformando a experiência em algo frustrante.
Black Sabbath - Mais Novidades
Durante entrevista à Classic Rock, Tony Iommi e Geezer Butler voltaram a criticar a atuação do produtor Rick Rubin. Para o guitarrista e único membro a ter participado de todos os álbuns da banda, as metas propostas eram inatingíveis.
"Fui para Los Angeles com três CDs cheios de ideias, mas ele nos fez destrinchar tudo o que eu tinha montado. Ele queria que soássemos como no primeiro álbum. Mas não é algo que dê para recriar. Algumas coisas soavam melhor quando trabalhávamos na minha casa – soavam mais… vivas. Mas era o que era. E é uma pena que o Bill (Ward, baterista) não tenha tocado, mas foi difícil."
O baixista compartilha impressões semelhantes. No entanto, também reconhece a qualidade do material. "Há algumas músicas boas lá, como ‘God Is Dead?’, ‘Zeitgeist’, ‘Damaged Soul’ e ‘Dear Father’. Fui levado a acreditar que Ozzy escreveria todas as letras, mas Rick Rubin insistiu que eu as escrevesse. Então, alterei algumas ideias, mas escrevi tudo às pressas. Gosto que as letras do Sabbath signifiquem alguma coisa, mas tentar pensar em treze temas para escrever na noite anterior à gravação me deu dor de cabeça. Hoje, mudaria algumas se pudesse refazê-las. E acho que teria sido ótimo se o Bill estivesse lá."
Brad Wilk (Rage Against The Machine, Audioslave) gravou a bateria como convidado, após desacertos com Bill Ward. Tommy Clufetos fez a turnê. Primeiro single, "God Is Dead?" ganhou o Grammy na categoria Best Metal Performance.
"13" chegou ao número 1 em várias paradas nacionais, incluído a dos Estados Unidos e Reino Unido. Ganhou premiações em diversos territórios, incluindo o disco de platina no Brasil.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
A melhor banda de todos os tempos, segundo Jimmy Page do Led Zeppelin
70000 Tons of Metal anuncia primeiras atrações para viagem de 2027
Vocalista do Godsmack defende opção por Mike Mangini como novo baterista
Mille Petrozzza (Kreator) sobe ao palco com o Arch Enemy na Alemanha
A limitação do Slayer e Exodus que James Hetfield não quis seguir no Metallica
5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
A música do Toto que se tornou trilha sonora do vôlei na Rede Globo
Wolf Hoffmann admite não ter tanto orgulho de discos do Accept nos anos 1990
Rolling Stones igualam marca histórica dos Beatles com "Foreign Tongues"
O pior disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
Quando o sonho vira pesadelo: 5 rockstars que fizeram sucesso e odiaram a fama
A melhor música do Rainbow de todos os tempos, segundo Ritchie Blackmore
A grande lição do documentário sobre Paul Di'Anno, segundo seu diretor

O álbum em que o Black Sabbath se encontrou, de acordo com Bill Ward
Tony Iommi ficou decepcionado com críticas que primeiro disco do Black Sabbath recebeu
A maior banda de rock de todos os tempos para o jornalista Leandro Demori
A opinião do lendário Ronnie James Dio sobre o AC/DC
5 músicas de metal que seriam completamente diferentes sem um único detalhe
Com Corey Glover (Living Colour) nos vocais, One Tribe Nation lança cover do Black Sabbath
Geezer Butler considera estreia do Black Sabbath um dos grandes momentos de sua vida
Geezer Butler, baixista do Black Sabbath, participou de novo álbum do Mastodon
O que as principais bandas de rock/metal faziam quando o Brasil foi penta?
Bill Ward sobre Ozzy Osbourne: "Sinto saudades dele todos os dias"
Black Sabbath: os vocalistas misteriosos da banda
Bizarre Magazine: Quão bizarro era... Ronnie James Dio


