A música dos Stones que Keith Richards só ouviu quando saiu o álbum; "eu não estava lá"
Por Bruce William
Postado em 03 de julho de 2025
Com tantas músicas creditadas à dupla Jagger/Richards, é difícil imaginar uma faixa dos Rolling Stones em que Keith não tenha dado nenhum pitaco. Mas foi exatamente isso o que aconteceu em uma das canções mais emotivas do álbum "Sticky Fingers" (1971). O próprio guitarrista afirmou que nem sequer esteve presente na gravação original e ficou surpreso quando escutou a faixa finalizada.
Rolling Stones - Mais Novidades

A música em questão é "Moonlight Mile", um tema melancólico que foge do padrão mais cru e provocador típico da banda (youtube). Enquanto Richards se afastava temporariamente do processo por conta de problemas pessoais e excesso de turnês, Jagger seguiu trabalhando ao lado do guitarrista Mick Taylor e do pianista Jim Price, que ajudou nos arranjos de cordas. A ausência de Keith resultou em uma sonoridade diferente, e profundamente introspectiva.
Richards confirmou a história anos depois, conforme relatou a Far Out: "A única coisa do 'Sticky Fingers' com a qual eu não tive nada a ver foi 'Moonlight Mile', porque eu não estava lá quando fizeram. Foi ótimo ouvir, porque eu estava muito fora de mim no final do disco. Ouvir aquilo, realmente ouvir, foi muito legal."

Apesar da declaração, há quem diga que Keith gravou alguns trechos menores ao final da faixa, mas nada comparado ao envolvimento costumeiro. Quem realmente brilhou foi Mick Taylor, cuja sensibilidade à guitarra trouxe um clima quase choroso à melodia, reforçando o sentimento de distância e saudade descrito na letra. Foi um raro momento em que o protagonismo da dupla se diluiu, e os holofotes recaíram sobre outros membros da banda.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps