Show final do Black Sabbath com Ozzy deve injetar R$ 140 milhões na economia local
Por Bruce William
Postado em 02 de julho de 2025
O último show do Black Sabbath, previsto para este sábado, dia 5 de junho de 2025 em Birmingham, não será apenas um marco para os fãs de heavy metal. O evento, batizado de "Back to the Beginning" ("voltando ao começo") também representa um impacto significativo na economia local, com estimativas de movimentar cerca de 20 milhões de libras esterlinas, ou algo em torno de R$140 milhões.
Black Sabbath - Mais Novidades
De acordo com a West Midlands Growth Company (via NME), cerca de 300 mil pessoas devem circular pela cidade durante o chamado "super fim de semana", que contará com shows, eventos esportivos e festivais gastronômicos. A rede hoteleira da região já registra uma taxa de ocupação de 89%, número bem acima dos 52% observados no mesmo período do ano passado.
O Villa Park, estádio do Aston Villa e local escolhido para o encerramento, tem um simbolismo especial: foi em Birmingham que Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward deram início ao que viria a ser conhecido anos mais tarde como heavy metal, ainda no final da década de 1960.
A despedida vai reunir os quatro membros originais no mesmo palco pela primeira vez em duas décadas. Sharon Osbourne, esposa e empresária de Ozzy, comentou: "Birmingham é uma cidade que significa muito para Ozzy. Quando se trata de heavy metal, da formação do Black Sabbath e de seu amor pelo Aston Villa, tudo começou aqui."
Além do Black Sabbath, o fim de semana terá ainda eventos como um show de Jeff Lynne's ELO, uma partida de críquete e um festival gastronômico. Bares, cafés e casas de show também devem se beneficiar com o fluxo atípico de visitantes. A expectativa é que a cidade se transforme, ainda que por alguns poucos dias, em um ponto de convergência entre o turismo cultural, a música pesada e a história viva do rock britânico.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
Dois fãs tumultuam show do Metallica e vão em cana enquanto a banda continua tocando
Como era sugestão de Steve Harris para arte de "Powerslave" e por que foi rejeitada?
Ramones e a complexidade técnica por trás da sua estética
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
Como foi para David Gilmour trabalhar nos álbuns solos de Syd Barrett nos anos 1970
Lô Borges, um dos fundadores do Clube da Esquina, morre aos 73 anos
As 40 músicas que marcaram a vida do redator Mateus Ribeiro
O artista que Neil Peart se orgulhava de ter inspirado
A banda que deixou o Rage Against The Machine no chinelo tocando depois deles em festival
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta

Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
Viúva de Ronnie James Dio afirma que ficou feliz com último show de Ozzy Osbourne
A reação de Ozzy Osbourne ao cover de "War Pigs" gravado pelo Judas Priest, segundo Rob Halford
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
O pior álbum que Dio gravou ao longo de sua carreira, segundo a Classic Rock
As 15 bandas mais influentes do metal de todos os tempos, segundo o Metalverse
Cinco vocalistas subestimados do mundo do Heavy Metal que merecem a sua atenção
Sounds Entertainment: as 100 melhores músicas do Heavy Metal


