O conselho de Dimebag Darrell aos guitarristas que não gostam de usar o dedinho
Por André Garcia
Postado em 08 de março de 2025
Todo mundo que começa a tocar guitarra sempre tem mais dificuldades em usar o dedinho, porque além de doer mais, ele tem menos força e mobilidade.
É preciso muito esforço e prática para fortalecer ele até que se equipare aos demais. Há também aqueles que (assim como o carteiro Jaiminho) preferem evitar a fadiga. Aí é um ciclo vicioso: quanto menos ele é usado, pior de usar ele fica, e menos você vai querer usar.
Pantera - Mais Novidades
Se você pertence ao segundo grupo, talvez Dimebag Darrell possa te convencer a passar para o lado claro da força.
Em sessão de perguntas e respostas para a Guitar World, Dime foi perguntado pelo leitor Scott Scholze:
"Você usa muito o dedo mindinho? Não estou usando há muito tempo e, sempre que uso o meu, a ponta dele dói muito. Mas vou trabalhar nisso, se você achar que isso vai me ajudar a tocar melhor."
E a resposta foi:
"Eu definitivamente o aconselharia a usar o dedo mindinho, mano. Eu uso o meu o tempo todo! Para ter uma extensão ampla, você precisa usar. É muito útil quando você está improvisando um riff nas cordas E e A graves também. Se você não a usa muito, experimente usar, que pode ser que surja algo legal que você nunca tenha feito antes."
"Blues em Lá menor […] seria muito difícil de tocar se você não usasse o dedo mindinho. Usar o dedo mínimo definitivamente abre mais o braço, então por que se limitar? Não seja um daqueles que dizem 'Ah, meu mindinho é fraco, não vou usar ele' Ele está lá! Então por que não usá-lo?"
Após a morte de Dimebag, seu substituto no Pantera foi Zakk Wylde — que em sessão de perguntas e respostas para a Kerrang! revelou que já quebrou a mão e teve que tocar com o Pantera usando só três dedos:
"Quebrei a mão quando estávamos na [turnê de] celebração do Pantera, fazendo a roleta no meet and greet. Eu giro a roleta e, se eles ganham [que que sair]. […] A bolinha quicou, eu fui pegar, bati a mão na mesa e quebrei ela. Tive que tocar só com três dedos pelo resto da turnê — um mês e meio! Para mim aquilo foi Dime se divertindo às minhas custas. Como se já não fosse difícil o bastante tocar o material dele. Ele deve ter pensado 'Vou acrescentar mais essa dificuldade a ele só de sacanagem!'"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Judas Priest lança coletânea que abrange várias fases da discografia
A canção dos Beatles que pirou a cabeça de Mick Jagger quando ele a ouviu
O ex-jogador que ouvia heavy metal antes dos jogos para se motivar
Tributo a Syd Barrett une Pink Floyd, David Bowie, Violeta de Outono e John Paul Jones
A cantora que achava que o Kiss representava o pior que havia no rock
Regis Tadeu detona Engenheiros do Hawaii: "Monumento à pretensão vazia do rock"
O álbum do Slayer que merece ser redescoberto, segundo a Kerrang
As Cinco Melhores Músicas de Andre Matos - Parte 1
A banda que Paul Stanley considera a essência do rock and roll
Gary Holt relembra como conseguiu abandonar a metanfetamina
Resenha e fotos do Sweden Rock Festival 2026 - Keep the Fire burning!
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Bruce Dickinson diz que prefere gravar novo álbum do Iron Maiden a fazer outra turnê
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
Geddy Lee e seu disco preferido do Pink Floyd; "me cativou e incendiou a imaginação"


10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
Accept divulga nova versão de "Fast As a Shark", com participação de Kirk Hammett e Phil Anselmo
Charlie Benante espera que o Pantera escreva músicas novas
"Prefiro Judas Priest e Pantera": Michael Sweet (Stryper) não gosta de Metallica
13 astros do rock e metal que não têm tatuagens e por quê, segundo a Loudwire
A melhor capa de disco de todos os tempos, segundo Vinnie Paul
Vinnie Paul gostaria que disco do Guns N' Roses fosse tocado em seu funeral
O disco do Pantera pelo qual Vinnie Paul gostaria de ser lembrado
Pantera: 22 coisas que você provavelmente não sabia


