The Animals: a história por trás de "House Of The Rising Sun"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ivison Poleto dos Santos, Fonte: ultimateGuitar.com, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

"House of the Rising Sun" é uma tradicional música popular cuja versão de maior sucesso foi feita pelo grupo britânico de rock The Animals em 1964.

5000 acessosMascotes do Metal: os dez maiores segundo The Gauntlet5000 acessosNoisecreep: os 10 clipes mais assustadores do heavy metal

A história por trás da música

Como muitas músicas tradicionais, a autoria de "The House of the Rising Sun" é incerta.
Ninguém sabe ao certo o que House of the Rising Sun realmente é. Existem duas teorias bastante populares:

"The House" foi um bordel em New Orleans, nomeado em homenagem a uma certa Madame Marianne LeSoleil Levant (cujo nome em francês significa"Rising Sun") e que funcionou de 1862 a 1874 quando foi fechado por reclamações dos seus vizinhos. Ficava em 826-830 St. Louis Street.
Foi o nome da prisão feminina de Orleans Parish, que tinha o sol nascente pintado no seu portão. Isto explica o verso "ball and chain".
A gravação mais velha da música foi feita por Clarence "Tom" Ashley e Gwen Foster sob o nome de "Rising Sun Blues" da Vocalion Records em 6 de setembro de 1933. Clarence Ashley disse que aprendeu a música com o avô Enoch.

Ouça aqui:

Bob Dylan também fez uma versão acústica para a música em 1962, mas não obteve o mesmo sucesso que a versão dos 'The Animals'.

Os 'The Animals' executaram a música durante a turnê na Inglaterra com Chuck Berry. As reações a ela surpreenderam e eles decidiram gravá-la entre paradas da turnê.

O vocalista Eric Burdon explica:

"House of the Rising Sun" é uma música que destinada a nós. Ela foi feita para mim e eu fui feito para ela. Foi uma maneira de chamar a atenção na turnê com Chuck Berry sem copiá-lo. Foi um grande truque que funcionou. O melhor de tudo é que Bob Dylan ficou furioso com ela ao ponto de se tornar um roqueiro. Ele eletrificou seus instrumentos após ouvir-nos com "House of the Rising Sun".

The Animals fizeram a gravação em apenas uma tomada em 18 de maio de 1964 já que ela tocada à exaustão durante a turnê. O baterista John Steel relembra:

"Tocamos em Liverpool em 17 de maio de 1964, e logo depois fomos para Londres onde o Mickie (Most) tinha agendado um estúdio para a apresentação Ready Steady Go da ITV ! Por causa das reações nos shows, nós sugerimos a sua gravação e ele disse: "Beleza, vamos gravá-la na mesma sessão." Ajeitamos o balanço, tocamos alguns acordes para o engenheiro (em mono e sem efeitos) e fizemos em apenas uma tomada. Escutamos e o Mickie disse: "É isso! Temos um single!" O engenheiro argumentou que ela estava muito longa mas insistimos em lançá-la daquele jeito mesmo. Poucas semanas depois ela estava em primeiro lugar nas paradas em todo o mundo. Quando tiramos os Beatles da parada nos Estados Unidos, eles nos mandaram um telegrama: "Parabéns dos Beatles (uma banda)".

"House of the Rising Sun" tem quatro minutos e meio e foi a música mais longa a fazer sucesso naquela época. Entretanto, nos Estados Unidos, o single original tinha 2:58. A versão editada foi incluída no álbum "The Animals", e a versão original foi incluída somente em 1966 no álbum "The Best of the Animals".

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 22 de maio de 2017

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Animals"

E Se...E Se...
Sua banda favorita mudasse de gênero musical?

SupernaturalSupernatural
Ouça 10 músicas que marcaram a série

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Animals"

Mascotes do MetalMascotes do Metal
Os dez maiores segundo The Gauntlet

NoisecreepNoisecreep
Os 10 clipes mais assustadores do Heavy Metal

CultsCults
10 álbuns influentes que fracassaram nas vendas

5000 acessosRolling Stone: os 100 melhores álbuns dos anos 905000 acessosO tempo não para: fotos do antes e depois de alguns rockstars5000 acessosMetallica: James Hetfield imitando Dave Mustaine na TV5000 acessosBaixo: O melhor solo com uma só corda da história (vídeo)5000 acessosSlayer: ouça "Seasons In The Abyss" com Corey Taylor no vocal4190 acessosBruce Dickinson: quanto melhor o músico, maior chance de criar coisas sem alma

Sobre Ivison Poleto dos Santos

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de Ivison Poleto dos Santos no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online