Anthrax e Testament: Resenha e fotos dos shows em São Paulo
Resenha - Anthrax e Testament (HSBC Brasil, São Paulo, 15/05/2013)
Por Otávio Augusto Juliano
Postado em 16 de maio de 2013
Era noite de celebrar o som pesado e as palhetadas velozes características do Thrash Metal. As bandas convidadas para essa celebração: dois grupos ícones do estilo, em atividade desde o início da década de 80, o TESTAMENT e ANTHRAX. Uma dupla de peso e renome na cena Heavy Metal.
Fotos por Diego Camara
O ANTHRAX faz parte do que se chama de "Big Four", em referência às quatro maiores bandas de Thrash Metal do mundo (SLAYER, MEGADETH e METALLICA completam o quarteto). Já o TESTAMENT, embora não faça parte desse seleto grupo, se pensarmos em um "Big Five" do Thrash Metal, a banda seria certamente uma forte candidata a ser esse quinto integrante.
TESTAMENT
Com disco novo no mercado desde o meio do ano passado, o TESTAMENT subiu ao palco às 21:15h, para abrir a noite. Das cinco músicas iniciais, quatro foram extraídas do mais recente álbum "Dark Roots Of Earth" (2012), valendo destacar a ótima "Rise Up", excelente escolha para a abertura do repertório, com o vocalista Chuck pedindo a participação do público no refrão.
Passado esse momento inicial de divulgação do material novo, Chuck anunciou que a banda tocaria músicas mais "old school". Com "Into The Pit" e "Practice What You Preach", o público, que até então estava bastante morno, agitou de vez e algumas rodas se abriram na pista.
Daí pra frente o TESTAMENT "passeou" por alguns de seus álbuns, incluindo canções do debut "The Legacy" (1987) e outras dos discos "The Gathering" (1999) e "The Formation Of Damnation" (2008).
Algumas ausências foram sentidas, como os clássicos "The Preacher" e "Disciples Of The Watch" e até mesmo "Alone In The Dark", tocada alguns dias antes no Chile.
Mas não podemos reclamar, afinal é sempre bom ver o TESTAMENT ao vivo, com sua pegada e sonoridade pesada que o coloca como um dos grandes nomes do Thrash Metal mundial.
Chuck, que durante o show figurou quase que como um "terceiro guitarrista", ao simular tocar os riffs em seu pequeno pedestal de microfone verde fosforescente, anunciou que espera encontrar os fãs da banda em 2014, na Copa do Mundo que será realizada no Brasil.
Ele prometeu que virá para assistir os jogos de futebol. Quem sabe não traga todos os competentes músicos da banda para novas apresentações do TESTAMENT por aqui. É esperar para ver.
ANTHRAX
Se durante a apresentação do TESTAMENT o público alternou momentos menos agitados com outros mais empolgados, logo quando as luzes se apagaram para a entrada do ANTHRAX a agitação foi maior e a movimentação na pista foi grande, com muitas pessoas tentando um lugar mais próximo do palco.
É verdade que HSBC Brasil não lotou, mas mesmo com espaços vazios em todos os setores da casa, o público compareceu em bom número e às 22:50h o ANTHRAX apareceu, com luzes apagadas e pentagramas iluminados no palco.
Em recente turnê pelos EUA, o ANTHRAX vinha tocando na íntegra o álbum "Among The Living" (1987), mas a se basear pelo set list do primeiro show da turnê pela América do Sul, no Chile, já se imaginava mesmo um repertório diferente.
E foi o que aconteceu também no Brasil. Ainda promovendo o mais recente disco, "Worship Music" (2011), o ANTHRAX procurou explorar suas principais canções em mais essa passagem pelo Brasil, pouco mais de 1 ano depois da última turnê por aqui.
A abertura ficou por conta da trinca "Among The Living", "Caught In A Mosh" e "Efilnikufesin (N.F.L.)", o que foi mais do que suficiente para deixar o público inquieto. No palco, Belladonna também se mostrou "pilhado" desde o primeiro minuto do show, correndo de um lado para o outro, pegando uma câmera para filmar o público e ainda uma bandeira do Brasil. Em outra oportunidade insinuou ao público que queria um baseado, fazendo sinal com a mão na boca.
Antes de tocar outra canção do álbum "Among The Living", a clássica "Indians", o guitarrista Scott Ian, um dos co-fundadores do ANTHRAX, foi ao microfone para anunciar um cover da banda que chamou de "a melhor do mundo". "T.N.T.", do AC/DC, foi executado e se encaixou perfeitamente à voz de Belladonna. Uma bela homenagem ao falecido Bon Scott.
Aliás, homenagens não faltaram no show do ANTHRAX. Além do AC/DC, a banda tocou um trecho de "Raining Blood", do SLAYER e nessa ocasião Scott Ian gritou "nós te amamos Jeff", lembrando do guitarrista Jeff Hanneman, recentemente falecido. Em outra ocasião, bandeiras com o desenho dos rostos de Ronnie James DIO e Dimebag Darrell (PANTERA) também foram expostas no palco.
Já passava da meia-noite quando a apresentação foi fechada com "Madhouse" e, é claro, "Antisocial", que vinha sendo gritada pelo público. Ao final a banda se reuniu para o tradicional agradecimento ao público e Scott Ian jogou dezenas de palhetas para os fãs presentes.
Os músicos deixaram o palco ao som de "Long Live Rock N’ Roll" (RAINBOW), encerrando essa noite de grandes homenagens, excelentes músicas e culto ao Thrash Metal.
Agradecimentos a Costábile Salzano Jr. (The Ultimate Music - Press) e Rádio & TV Corsário pela atenção e credenciamento.
TESTAMENT - Banda:
Eric Peterson – guitarra
Greg Christian – baixo
Alex Skolnick – guitarra
Chuck Billy – vocal
Gene Hoglan – bateria
Set List:
1. "Rise Up"
2. "More Than Meets The Eye"
3. "Native Blood"
4. "True American Hate"
5. "Dark Roots Of Earth"
6. "Into The Pit"
7. "Practice What You Preach"
8. "The Haunting"
9. "The New Order"
10. "Over The Wall"
11. "D.N.R. (Do Not Resuscitate)"
12. "3 Days In Darkness"
13. "The Formation Of Damnation"
ANTHRAX - Banda:
Scott Ian – guitarra
Charlie Benante – bateria
Frank Bello – baixo
Joey Belladonna – vocal
Jonathan Donais – guitarra
Set List:
1. "Among The Living"
2. "Caught In A Mosh"
3. "Efilnikufesin (N.F.L.)"
4. "Fight 'Em 'Til You Can't"
5. "March Of The S.O.D." (S.O.D.)
6. "Hymn 1" /"In The End"
7. "T.N.T." (AC/DC)
8. "Indians"
9. "Medusa"
10. "Got The Time" (JOE JACKSON)
11. "I Am The Law"
Bis
12. "I'm The Man" /"Raining Blood" (SLAYER)
13. "Madhouse"
14. "Antisocial" (TRUST)
Outras resenhas de Anthrax e Testament (HSBC Brasil, São Paulo, 15/05/2013)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps