Rick Rubin lista seus oito álbuns preferidos de todos os tempos
Por André Garcia
Postado em 17 de dezembro de 2022
Ao longo de seus mais de 30 anos de carreira, Rick Rubin conquistou um status de lenda viva da produção musical. E não é para menos, já que ele assinou diversos clássicos de gêneros como rock, rap, metal e pop.
"21" (Adelle), "Reign in Blood" (Slayer), "Raising Hell" (Run-D.M.C.), American IV: The Man Comes Around (Johnny Cash), "Danzig" (Danzig), "Californication" (Red Hot Chili Peppers), "Toxicity" (System of a Down), Audioslave (Audioslave), Licensed to Ill (Beastie Boys)... a lista se estende a dezenas de títulos — 19 deles estão no top 1000 da DMDB.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, em 2008 para a Gibson, o produtor listou seus oito álbuns preferidos de todos os tempos.
White Album - Beatles
Lançado em 1968, foi o décimo álbum de estúdio dos Beatles. Primeiro duplo, marcou o fim de sua fase psicodélica, bem como um retorno a uma sonoridade mais orgânica. Marcou também o fim da banda como consenso, apresentando os quatro seguindo rumos diferentes, quase que como quatro álbuns solo misturados.
After the Gold Rush - Neil Young
Lançado em 1970, foi o terceiro álbum solo de Neil Young. Saiu logo após o canadense chegar ao estrelato em dose dupla: com o Crazy Horse em "Everybody Knows This is Nowhere" (1969) e com Crosby, Nash, Stills & Young em "Déjà Vu" (1970).
Black Sabbath – Black Sabbath
Lançado em 1970, foi o álbum de estreia do Black Sabbath. De imediato, chamou atenção por uma sonoridade sombria e pesada até então sem precedentes, e misturar blues, jazz, psicodelia. É considerado a origem de gêneros como heavy metal e stoner rock.
Highway to Hell - AC/DC
Lançado em 1979, é o sexto álbum do AC/DC — o último com o vocalista Bon Scott. Embora não tenha a coesão do "Powerage" (1978), conta com hits como a faixa-título, que levou a banda a o que foi seu auge de popularidade até então.
Run-D.M.C – Run-D.M.C
Lançado em 1984, é o álbum de estreia do Run-D.M.C. Marcou o debut de um dos grupos que mais contribuíram para levar o hip hop ao mainstream nos anos 80. O trio trabalhou com Rubin em 1986 na parceria com o Aerosmith na versão rap rock de "Walk This Way".
Entertainment! - Gang of Four
Lançado em 1979, foi o álbum de estreia do Gang of Four. Considerado uma das bandas mais influentes do post-punk, se destacou pelo peculiar som do guitarrista Andy Gill. Uma das maiores influências da Legião Urbana, foi apontada como uma das bandas preferidas tanto por Renato Russo quanto por Dado Villa-Lobos.
Ramones – Ramones
Lançado em 1976, foi o álbum de estreia dos Ramones. Estopim de uma verdadeira revolução cultural, foi a carta magna do punk, e serve até hoje como planta para todas as bandas influenciadas pelo gênero. Sem contar que pôs fim aos excessos do rock progressivo e empoderou milhares de jovens a pegarem instrumentos e fazerem a própria música.
Q: Are We Not Men? A: We Are Devo! - Devo
Lançado em 1978, foi o álbum de estreia do Devo. Com produção de Brian Eno, era uma espécie de punk/new wave nerd inspirado em ficção científica. Como Eno na época trabalhava com David Bowie na Trilogia Berlin, a banda teve que se deslocar dos Estados Unidos para ir até ele gravar na Alemanha.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps