As três músicas do Metallica que Jason Newsted foi creditado como um dos autores
Por Mateus Ribeiro
Postado em 30 de maio de 2024
A lendária banda Metallica, uma das pioneiras do Thrash Metal, conta com a mesma formação há 21 anos. Desde o início do Século XXI, o quarteto é formado por James Hetfield (guitarra/vocal), Kirk Hammett (guitarra), Robert Trujillo (baixo) e Lars Ulrich (bateria). Os fundadores James e Lars e o guitarrista Kirk Hammett integram o Metallica há mais de 40 anos, enquanto Trujillo se juntou ao grupo em 2003.
Robert Trujillo, que ao longo de sua carreira tocou no Suicidal Tendencies, no Infectious Grooves e na banda de Ozzy Osbourne, foi escolhido como o substituto de um dos músicos mais carismáticos que passou pelo Metallica: Jason Curtis Newsted.
Vindo da banda Flotsam And Jetsam, Jason Newsted se tornou membro do Metallica em 1986, semanas após a trágica morte do icônico Cliff Burton. Enquanto fez parte do grupo liderado por Lars Ulrich e James Hetfield, Newsted gravou os inesquecíveis "...And Justice For All" e "Metallica", além dos controversos "Load" e "Reload". O seu currículo também inclui as gravações da compilação de covers "Garage Inc." e do ao vivo "S&M", gravado com a Orquestra Sinfônica de San Francisco.
Apesar de ter passado muito tempo no Metallica, Jason é creditado como co-autor de apenas três músicas da banda. Você pode conferir a seguir quais são essas músicas. Aperte o play e aumente o volume!
"Blackened"
Primeira faixa de "...And Justice For All", "Blackened" é uma das músicas mais caóticas do Metallica. Rápida, pesada e cheia de mudanças de andamento, "Blackened" começou a ser criada em um dia que James Hetfield estava no apartamento de Jason.
"Estávamos em meu apartamento de um quarto (...), estávamos tocando em nossas guitarras, apenas alguns riffs. Eu toquei aquele riff de ‘Blackened’ e ele [James] disse: ‘Cara, o que é isso?’. Porque era realmente muito louco. O [riff] original é uma coisa muito rápida e alternada. Cara, é bem complicado, na verdade. Quero dizer, a que acabou entrando no disco é bem complicada também, mas a original é realmente complicada.
Ele percebeu isso e gravamos essa parte. E ele disse: 'Vamos construir isso’. Na verdade, eu estava compondo uma música com James, do Metallica, e ele estava aprovando meus riffs e dizendo: 'Essa vai ser uma música do Metallica'. Esse foi um grande momento para mim (...).
E lá estávamos nós, eu poderia pintar esse quadro para você de forma bem clara. Foi um momento muito, muito importante para mim, porque eu estava recebendo a aprovação do The Man para ter minha primeira chance de ter uma de minhas composições em um disco do Metallica. Então, foi um momento muito especial", disse Newsted, em entrevista concedida ao site Songfacts.
"Blackened" foi tocada em 534 shows do Metallica e aparece no vigésimo primeiro lugar do ranking das faixas que mais foram tocadas nos concertos do grupo.
"My Friend Of Misery"
Penúltima faixa do faraônico "Metallica" (também conhecido como "Black Album"), "My Friend Of Misery" é iniciada por uma bela introdução criada por Jason Newsted.
"Essa era basicamente uma música do Jason. Começou com a introdução dele, então uma grande parte do trabalho nessa faixa foi dedicada ao desenvolvimento de um ótimo riff em uma música que pudesse decolar e realmente ir longe. O que de fato acontece - ela se desenvolve e se desenvolve muito bem.
A música tem tudo a ver com um clima, com uma sensação muito cinematográfica. O Metallica sabe como usar seus pontos fortes, liberando força bruta, mas nessa música buscamos mais uma atmosfera. É sinistra e funciona", disse Bob Rock, produtor do "Black Album", durante entrevista concedida ao site Music Radar em 2021.
Embora não seja tão popular quanto as outras músicas do disco, "My Friend Of Misery" é uma faixa muito interessante de "Black Album".
"Where The Wild Things Are"
A menos famosa das músicas da lista, "Where The Wild Things Are" é uma das faixas de "Reload", sétimo disco de estúdio do Metallica, lançado no segundo semestre de 1999. Apesar de não ser uma composição descartável, a melancólica e arrastada "Where The Wild Things Are" é uma música que definitivamente não empolga.
A história de Jason Newsted como membro do Metallica foi encerrada em janeiro de 2001, após mais de 14 anos de serviços prestados à banda. Leia mais sobre sua saída na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps