Judas Priest: resenha do show em SP no Roque Reverso
Resenha - Judas Priest (Anhembi, São Paulo, 10/09/2011)
Por Flavio Leonel
Fonte: Roque Reverso
Postado em 25 de setembro de 2011
Uma aula de heavy metal. Esta é a classificação que pode ser dada ao show que o Judas Priest fez na Arena Anhembi no último dia 10 na capital paulista. Com um público aproximado de 25 mil pessoas, o lendário grupo britânico, criado ainda no final da década de 60, mostrou que ainda está longe de uma eventual aposentadoria e que continua reunindo condições para empolgar os amantes do rock pesado de várias gerações.
O show fez parte da pequena turnê pelo País que a banda realizou ao lado do Whitesnake. Enquanto a banda de hard rock dava sequência à tour internacional relacionada ao seu mais recente álbum "Forevermore", o Judas incluiu o Brasil na sua última turnê mundial, a "Epitaph World Tour".
Importante dizer que última turnê mundial não significa o fim do grupo. Vale lembrar que o vocalista Rob Halford anunciou recentemente que a banda prepara um disco novo para ser lançado em 2012. O que poderá ser visto é o grupo reduzindo o número de shows pelo planeta, mas ainda na ativa e com a possibilidade de apresentações ao vivo, para a alegria dos fãs.
Após o bom show de abertura do Whitesnake, não havia dúvida que o Judas Priest iria vir com algo devidamente pesado para mostrar a diferença entre hard rock e heavy metal. Sobravam, no entanto, perguntas entre os fãs sobre a ausência de K.K. Downing, guitarrista fundador que deixou o grupo neste ano. A pressão estaria portanto sobre o jovem Richie Faulkner, que, no decorrer do show provou que tem condições de pertencer à banda e não fazer feio.
Depois dos ajustes necessários para o começo da apresentação do Judas Priest, foi estendida na frente do palco uma enorme bandeira avermelhada com a palavra "Epitaph" escrita. As pancadas iniciais da bateria e os primeiros acordes foram ouvidos e, depois de a bandeira cair para o chão, a banda apareceu para o público mandando logo de cara a música "Rapid Fire", do megaclássico álbum "British Steel", de 1980.
O som estava extremamente alto, mais do que o normal verificado em shows em espaços abertos, fazendo com que, pelo menos o público presente na Pista Vip, onde estava também a imprensa, tivesse a impressão de que estava numa casa fechada de shows, tamanho o impacto sonoro. O que mais surpreendia era o som que vinha dos bumbos, com o baterista Scott Travis fazendo uma apresentação elogiável e ensurdecedora.
Ao fim da música, as primeiras labaredas foram vistas nas laterais do palco, o pano de fundo foi trocado para um com a capa de "British Steel" e o Judas iniciou mais um clássico: "Metal Gods", que foi recebido com entusiasmo pela plateia. Rob Halford dava um show à parte nos vocais, enquanto o guitarrista Glenn Tipton e o baixista Ian Hill completavam apresentação com o talento de sempre.
"The Priest is back", disse Halford, para iniciar na sequência a música "Heading Out To The Highway", do disco "Point of Entry", de 1981. Com uma tradicional levada heavy metal, a música mostrou a banda bem entrosada e mereceu destaque a dobradinha de guitarras entre Glenn Tipton e Richie Faulkner.
Na sequência, espaço para músicas de tempos diferentes: "Judas Rising", do álbum Angel of Retribution, de 2005, e "Starbreaker", do disco "Sin After Sin", de 1977, tudo sempre com as capas originais aparecendo no telão de fundo.
Um grande momento da apresentação viria a seguir, com os acordes iniciais de "Victim Of Changes". A longa canção do ótimo álbum "Sad Wings of Destiny", de 1976, hipnotizou e empolgou o público, com direito a solos marcantes de Tipton e Richie Faulkner, interpretação impecável de Halford, show de luzes e fumaça no final.
O Judas Priest revisitava toda a carreira e voltou para o início dela com a música "Never Satisfied", do álbum de estreia "Rocka Rolla", de 1974. Depois, emocionou os fãs com a canção "Diamonds and Rust", composta pela lendária cantora folk Joan Baez e regravada pela banda em 1977 no álbum "Sin After Sin".
Em seguida, Halford voltou ao palco com uma capa prateada e um tridente; o telão de fundo trouxe uma referência ao álbum "Nostradamus", de 2008; a introdução "Dawn Of Creation" foi executada; e a boa música "Prophecy" foi tocada, com direito a faíscas saindo do tridente carregado pelo vocalista no final.
Ninguém podia reclamar do set list, já que era clássico atrás de clássico. E o show continuou com "Night Crawler", do disco "Painkiller", de 1990. No cenário, destaque para dois enormes tridentes que apareceram ao lado da bateria de Scott Travis.
Nem mesmo a fase mais pop do Judas passou despercebida, pois o grupo emendou na sequência a música "Turbo Lover", do disco de mesmo nome lançado em 1985. Depois, foi a vez da ótima "Beyond The Realms Of Death", do álbum "Screaming for Vengeance", de 1982, em mais um show de interpretação de Halford e mais uma aula musical dos demais integrantes. Simplesmente perfeito!
Também foram tocadas "The Sentinel", do disco "Defenders of the Faith",de 1984, e "Blood Red Skies", do disco "Ram It Down", de 1988. Ambas as músicas não empolgaram tanto como as demais, mas o Judas não deixou a peteca cair e emendou "The Green Manalishi", cover do Fleetwood Mac, gravado pela banda de metal em 1978 no álbum "Killing Machine".
Novamente com o público ganho, o golpe definitivo de Halford & Cia. viria na sequência, com o megaclássico "Breaking the Law". O vocalista simplemente virou o pedestal do microfone para o público e a música foi cantada exclusivamente pelos fãs! Depois, foi a vez de um solo de bateria de Scott Travis anteceder a espetacular "Painkiller", esta sim com Halford voltando aos vocais e contagiando a plateia.
A banda agradeceu e saiu do palco para o merecido descanso. Mas não demorou muito para voltar para o primeiro bis, puxado pela dobradinha ultraclássica "The Helion/Eletric Eyes", do álbum "Screaming for Vengeance", que levou os fãs à loucura.
Na sequência, foi a vez de "Hell Bent For Leather" e "You’ve Got Another Thing Comin’". Óbvio que, na primeira música, do álbum "Killing Machine", Halford entrou no palco em cima da tradicional moto Harley-Davidson, para delírio de todos, que ainda viram vários efeitos especiais com fumaça, em mais um show de produção.
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"You’ve Got Another Thing Comin’", por sinal, não estava no set list divulgado à imprensa e contou com vários momentos interessantes. Halford comandou o público no refrão e ficou enrolado numa bandeira brasileira. O novo guitarrista Richie Faulkner, por sua vez, também não fez pouco e presenteou os fãs com um solo de guitarra que contou até com um trecho do Hino Nacional do Brasil.
Já no segundo bis, a banda trouxe outra que não estava no set list inicial: "Living After Midnight", do "British Steel". Halford, em mais um gesto de simpatia, estendeu a bandeira brasileira sobre a Harley-Davidson que ainda estava ainda no palco.
Com mais esse clássico do rock, o Judas Priest encerrou mais uma aula de heavy metal em solo tupiniquim. Quem acompanhou as vindas da banda por aqui sabe que os shows dificilmente são feitos sem energia e categoria. Desta vez, para muitos, os britânicos surpreenderam com uma apresentação ainda melhor, que ficará guardada por um bom tempo na mente dos fãs.
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Veja no Roque Reverso o texto original, fotos oficiais, o set list executado, além de vídeos selecionados no YouTube.
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