Morte de Syd Barrett afetou como David Gilmour tocava um clássico do Pink Floyd
Por André Garcia
Postado em 17 de março de 2024
Sexta música mais tocada ao vivo por David Gilmour em carreira solo e quinta mais tocada por ele com o Pink Floyd, "Shine On You Crazy Diamond" é considerada por muitos o auge da banda — tanto em termos criativos quanto em grandiosidade e minuciosidade de produção.
Pink Floyd - Mais Novidades
Divida em duas partes, tanto abre quando fecha o álbum "Wish You Were Here" (1975). Alem de seus solos de guitarra e teclados, há ainda o retorno do saxofonista Dick Parry [o saxofonista de 'Money' e 'Us and Them'.
Em 2015 para a Uncut, David Gilmour falou sobre como morte de Syd Barrett afetou como ele tocava aquela música:
"A morte de Syd afetou a maneira como eu toco 'Shine On [You Crazy Diamond'] [...] Obviamente, a notícia de sua morte foi extremamente triste. Eu sabia que ele estava doente há muito tempo, mas a realidade foi terrivelmente triste — por mais que eu e o resto da banda já estivéssemos em luto por ele há mais de 30 anos. O fato é que aquele Syd que eu conhecia já não existia há muito tempo."
Sobre como exatamente aquilo afetou sua forma de tocar aquela música, ele elucidou:
"['Shine On You Crazy Diamond'] é uma música tremendamente adaptável. No original, é uma produção bem grandiosa, com harmonias e cantores de apoio. Na minha última turnê, ela ficou mais triste. Eu tirei tudo. Depois de alguns shows, ela ficou mais experimental. [Após a morte de Syd] desenvolvemos uma nova forma de tocar a abertura, com Phil Manzanera [ex-guitarrista do Roxy Music], Guy Pratt [baixista do Pink Floyd] e Dick Parry [saxofonista de faixas como 'Money', 'Us and Them' e a própria 'Shine On You Crazy Diamond'] tocando taças de vinho. Sabe, esfregando um dedo molhado nas bordas, afinadas em um acorde aberto, reproduzindo a parte do órgão. Aí eu tocava o riff de guitarra por cima. [...] O que deixou a faixa ainda mais assombrosa e etérea. [...] Aquilo remeteu ao LP que inicialmente teríamos feito em vez de 'Wish You Were Here', com sons que seriam feitos com utensílios domésticos."
Confira abaixo David Gilmour em carreira solo tocando "Shine On You Crazy Diamond" como explicado:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
Os dois álbuns do Metallica que Andreas Kisser não curte: "Ouvi apenas uma vez na vida"
A sincera opinião de James Hetfield sobre "Master of Puppets", clássico do Metallica
Rage anuncia cancelamento de turnê pela América do Sul
Por que o Shamangra voltou após anúncio do fim da banda, segundo Luis Mariutti
Por que Leoni ficou de fora da reunião do Kid Abelha com Paula Toller? Lembre as brigas
A história da icônica capa de "Reign in Blood", do Slayer
A resposta sincera de Aquiles Priester para quem diz que ele é "chato"
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Quais são as 4 maiores bandas do heavy metal, segundo a Ultimate Classic Rock
Os 11 rockstars com a melhor reputação de todos os tempos, segundo a Loudwire
Bill Ward homenageia Cozy Powell em programa de rádio: "um anjo"
O músico que Roger Waters não queria que subisse ao palco por não ser famoso
A música épica de 23 minutos que o Dream Theater tocará em seus próximos shows no Brasil

Pink Floyd anuncia coletânea com versão rara de "Pigs on the Wing"
Roger Waters procura vocalista para banda cover de Pink Floyd do filho
As 11 melhores músicas lançadas em 1973, de acordo com a Classic Rock
Como uma mesma multa de estacionamento inspirou os Beatles e o Pink Floyd ao mesmo tempo
Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Roger Waters nunca teve paciência para rock "barulhento"; "algumas pessoas são e elas adoram"
Bandas: As maiores da história do rock segundo os audiófilos
"Depressivo e entediante"; o álbum do Pink Floyd que David Gilmour não conseguiu ouvir


