Por que David Lee Roth não conseguiu superar Van Halen, segundo Steve Vai
Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de agosto de 2025
No papel, parecia a receita perfeita: David Lee Roth, recém-saído do Van Halen, une forças com Steve Vai, jovem guitarrista que havia saído da banda de Frank Zappa, carregando na bagagem técnica absurda e uma mentalidade aberta para experimentações. Juntos, lançaram álbuns que marcaram época, como Eat 'Em and Smile (1986), mas apesar da performance explosiva e do talento evidente, a banda solo de Roth nunca chegou perto do sucesso comercial de seu antigo grupo.
Van Halen - Mais Novidades

Em entrevista recente conduzida por Billy Corgan, do Smashing Pumpkins, Steve Vai refletiu sobre o que, em sua visão, impediu a banda de atingir o mesmo patamar que o Van Halen. "A gente não tinha as músicas. O Van Halen tinha as músicas para aquele tipo de sucesso", declarou o guitarrista, segundo transcrição do site Guitar World.
Steve Vai, David Lee Roth e Van Halen
Vai foi direto ao ponto: "Eram boas músicas, eu adoro o material, mas quando digo que não tínhamos as músicas, estou falando daquelas que atravessam as barreiras e tocam no rádio. Isso era o segredo. Esse era o molho secreto. Você não pode substituir isso", explicou, fazendo referência à habilidade de Eddie Van Halen para criar hits memoráveis e acessíveis. A transcrição foi do Ultimate Guitar.

Apesar disso, o guitarrista lembra com carinho da época. Assim que soube que Roth procurava um guitarrista, sentiu que o posto era dele: "Foi como uma voz interior dizendo ‘esse é o seu lugar, mesmo que você não queira’. No dia seguinte, o telefone tocou e era o Dave", contou Vai, que na época morava em um pequeno apartamento em Hollywood.
O início da parceria rendeu momentos memoráveis, como a já clássica "Yankee Rose", em que Roth "dialoga" com a guitarra de Vai de forma teatral e cômica. O virtuosismo do guitarrista e o carisma de Roth eram inegáveis, mas, como observou o próprio Billy Corgan, "Dave não conseguiu fazer o que queria: superar o Van Halen".
Sem ressentimentos, Vai reconhece que não tentou copiar Eddie Van Halen, nem se sentia pressionado a isso: "Sabia que não ia soar como o Edward. As pessoas percebem isso na hora. Eu só sabia que poderia fazer funcionar, porque tinha esse fogo do rock dentro de mim".

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps