A verdadeira origem do solo de "Bark at the Moon" do Ozzy Osbourne, segundo Jake E. Lee
Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de agosto de 2025
Considerado um dos solos mais marcantes da carreira de Ozzy Osbourne, "Bark at the Moon" poderia ter soado bem diferente. Em entrevista à revista Guitarist, o guitarrista Jake E. Lee revelou detalhes surpreendentes sobre a criação do solo — e como a intervenção de Ozzy foi essencial para o resultado final que se tornou icônico.
Ozzy Osbourne - Mais Novidades

Segundo Lee, ele já tinha uma ideia clara para a segunda metade do solo, mas a primeira parte era mais melódica e inspirada em guitarristas como Neal Schon (Journey). "Eu tinha trabalhado muito nisso, tentando fazer soar como estava na minha cabeça", contou. "Passei a noite inteira gravando, e sei que o Max Norman [produtor] estava ficando frustrado. E eu também."
Ozzy Osbourne, Jake E. Lee e "Bark at the Moon"
Foi então que Ozzy Osbourne entrou no estúdio. "Ele disse: ‘Que p*** é essa?’ Eu respondi: ‘Não está exatamente como quero, mas está chegando lá’. Ele retrucou: ‘Não, não, isso não está funcionando. Vai lá e improvisa’. Eu pensei: ‘Por que não? Vamos tentar’."

O que veio a seguir foi pura espontaneidade. "Acho que o solo que ficou no disco foi a minha segunda tentativa, só improvisando. Ozzy falou: ‘É esse!’ Max concordou: ‘Sim, acho que é esse’. E eu pensei: ‘Sério? Não coloquei nenhum pensamento nisso. Só saí tocando... como isso pode ser o solo?’", relembrou Lee.
Além da história curiosa, o guitarrista também refletiu sobre o impacto que Ozzy teve em sua trajetória musical. "Mesmo sendo considerado um ótimo guitarrista em Los Angeles, foi com Ozzy que realmente evoluí. Foi um momento de tudo ou nada. Ele me fez repensar meu jeito de tocar. Eu agradeci a ele por isso na última vez que nos falamos."
Hoje, Lee enxerga com clareza a importância daquele empurrão criativo. "Anos depois, olho para trás e entendo o que ele queria dizer. Ele me fez enxergar a guitarra de outra forma. Sou grato por isso."

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps