Richie Ramone and Friends: show para órfãos ramônicos
Resenha - Richie Ramone and Friends (Clash Club, São Paulo, 11/06/2010)
Por Yan Stunner
Postado em 13 de julho de 2010
Noite gelada em São Paulo. O calendário aponta dia 11 de junho. Mesma data que África do Sul e México duelam entre si, dando início ao 19º Mundial de futebol.
Órfãos dos Ramones das mais variadas regiões da capital paulista se aglomeram nos arredores da rua Barra Funda, onde está localizada uma das casas de shows mais organizadas e bem estruturadas de São Paulo, a Clash Club.
O alvo da inusitada reunião dos ramonemaníacos é um dos ex-bateristas dos criadores do punk rock, Richie Ramone. Era possível visualizar centenas de veteranos e jovens trajados com o peculiar "uniforme" ramônico: calça jeans surrada, tênis sujo, jaqueta de couro, camiseta do grupo e cabelo "tijelinha".
Richard Reinhardt tocou com alguns dos mestres da originalidade durante cinco anos. Em suas baquetas, a árdua tarefa de substituir as de Marky Ramone. No período em questão, gravou os discos Too Tough To Die (1984), Animal Boy (1986) e Halfway to Sanity (1987). No longínquo 1987, ano em que o quarteto pisou em terras sul-americanas pela primeira vez, era Richie quem assumia a bateria.
Passadas mais de duas décadas, eis que o músico resolve retornar ao Brasil para prestar uma homenagem ao saudoso Joey Ramone que, infelizmente, nos deixou em função de um câncer no sangue, em abril de 2001. No show tributo, um convidado mais que especial também deu as caras: Mickey Leigh, ninguém menos que o irmão caçula de Joey.
Além da apresentação, houve uma comemoração à abertura da Joey Ramone Place, localizada no Rio de Janeiro. Durante o evento, telões e vídeos exaltavam o nome da loja e a marca criada para, dentre outras coisas, arrecadar fundos com o objetivo de auxiliar favelas.
Poucas bandas no Brasil atingiram o nível de fanatismo que o Ramones conseguiu e, curiosamente, ainda consegue. Mesmo com os quase 15 anos da dissolução do grupo nova-iorquino, um mero ex-integrante, que nunca foi considerado um dos mais carismáticos membros da banda, tem o poder de atrair diversos fanáticos.
Apesar do visível despreparo e da falta de harmonia entre os músicos que tocavam com Richie e Mickey, sobretudo o guitarrista Fernando, do chatíssimo Fox Hound, a alegria do público era notória em cada música executada.
É verdade que o set foi bastante curto, com pouco menos de uma hora, mas a satisfação de ver um autêntico ramone em carne e osso, além do irmão de Joey, é absolutamente indescritível em palavras.
Por isso, não quero citar música a música, como costumeiramente faço. Gostaria que a memória desse show fosse baseada no momento mágico e divertido ao qual eu, acompanhado de outros amantes da fórmula infalível dos três acordes, fui submetido no dia 11 de junho.
Os Ramones - não importa qual integrante - são e serão eternamente lembrados com enorme carinho e respeito por todos os seus fãs, especialmente pelos brasileiros. Descanse em paz, Joey... Sentimos a sua falta...
Set List:
Blitzkrieg Bop
You’re Gonna Kill That Girl
Can’t Say Anything Nice
Somebody Put Something in my Drink
Something To Believe In
I Want You Around
I Just Wanna Have Something To Do
My Brain is Hanging Upside Down (Bonzo Goes to Bitburg)
Rock and Roll High School
Rockaway Beach
Life’s a Gas
Danny Says
Sheena is a Punk Rocker
I Wanna be Sedated [bis]
What a Wonderful World [bis]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música do Rainbow de todos os tempos, segundo Ritchie Blackmore
5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
A opinião do lendário Ronnie James Dio sobre o AC/DC
O pior disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
O álbum dos anos 70 que Axl Rose colocou entre os maiores da história do rock
A música do Led Zeppelin que Jimmy Page se recusou a tocar ao vivo
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
A banda de metal que Dave Grohl defenderia até a morte
A canção de Alice Cooper que ajudou a mudar os rumos do rock nos anos 70
O hit que Gene Simmons considera o auge do hard rock: "Não existe nada melhor"
Nazareth abre a turnê brasileira em Vitória com clássicos de cinco décadas
A regra do Iron Maiden que Nicko McBrain quebrou e levou "uma bronca daquelas" de Steve Harris
O tipo de banda que Joey Ramone odiava; "toda esta merda de nova fórmula de rock"
O disco dos anos oitenta que fez o Rush perder fãs e deixou Alex Lifeson insatisfeito
Quando Robert Plant se sentiu intimidado pelo excesso de talento dos caras do Led Zeppelin
A música mais tocada de cada disco do Iron Maiden no Spotify

A música que os Ramones souberam já nos ensaios que viraria um clássico
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
A canção dos Ramones que virou um dos maiores hinos do punk
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil



