Cinco bandas que gravaram apenas um disco de estúdio
Por Mateus Ribeiro
Postado em 28 de outubro de 2022
"Tudo o que é bom dura tempo o bastante para ser inesquecível". Você provavelmente já se deparou com essa frase em algum muro, para-choque de caminhão ou no perfil de algum contato de suas redes sociais. Acredite se quiser, esse profundo e bonito conjunto de palavras também se aplica a algumas bandas de rock, que lançaram apenas um disco ao longo de suas carreiras.
Melhores e Maiores - Mais Listas
O caso mais célebre é da banda inglesa Sex Pistols, que gravou apenas um trabalho e mudou para sempre a história do punk rock. Veja abaixo, em lista elaborada por Mateus Ribeiro, outras bandas que possuem apenas um registro de estúdio.
Sex Pistols
Lançado dia 28 de outubro de 1977, "Never Mind the Bollocks, Here's The Sex Pistols" é o único disco da banda inglesa de punk rock Sex Pistols. Até hoje, o álbum é um dos trabalhos mais influentes da história do estilo.
"Never Mind the Bollocks, Here's The Sex Pistols" apresenta alguns dos maiores hinos do punk rock, com destaque para as magníficas "God Save The Queen", "Problems" e "Anarchy In The UK".
Em 1979, o baixista Sid Vicious morreu por conta de uma overdose. Os demais integrantes da banda até chegaram a se reunir, porém, nunca mais gravaram um disco.
Mother Love Bone
O grunge se tornou popular no início dos anos 1990, graças ao sucesso alcançado por Nirvana, Alice In Chains, Soundgarden e Pearl Jam. Porém, uma banda chamada Mother Love Bone também poderia ir longe, se o seu vocalista Andrew Wood não morresse em março de 1990.
Andrew morreu (de overdose) alguns meses antes do lançamento de "Apple", único disco do Mother Love Bone.
4 Non Blondes
Quem viveu os anos 1990, certamente se lembra do hit "What's Up?". A música é faixa de "Bigger, Better, Faster, More!", primeiro disco da banda californiana 4 Non Blondes, lançado em 1992.
Apesar de ter vendido aproximadamente 6 milhões de cópias, "Bigger, Better, Faster, More!" acabou se tornando o único disco do 4 Non Blondes. E foi justamente o acento pop do álbum que fez a vocalista Linda Perry puxar o carro e seguir carreira solo.
Mamonas Assassinas
Aqui, temos o caso mais triste da lista. A banda brasileira Mamonas Assassinas conquistou milhões de fãs com seu primeiro e autointitulado álbum, lançado em 1995. A irreverência dos músicos e temas como "Vira-Vira", "Pelados Em Santos", "Robocop Gay" e "1406" fizeram a alegria de crianças, adolescentes e adultos.
Infelizmente, a história dos Mamonas Assassinas acabou de forma trágica, em 2 de março de 1996. Todos os músicos da banda (mais membros do staff) faleceram em um acidente aéreo.
New Radicals
"You Get What You Give" invadiu as rádios brasileiras no final da década de 1990. A música contagiante e feliz é faixa de "Maybe You've Been Brainwashed Too", primeiro e único álbum da banda New Radicals, liderada por Gregg Alexander.
O New Radicals chegou ao fim porque Gregg (idealizador e único membro fixo da banda) não queria saber da vida de turnês e entrevistas promocionais.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre essas bandas e seus únicos discos, ouça cinco faixas de cada trabalho na playlist a seguir. Não esqueça de começar a nos seguir no Spotify.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps