Hard In Rio II: Grandes nomes do estilo em solo brasileiro
Resenha - Hard In Rio II - Rio de Janeiro (Circo Voador, Rio de Janeiro, 26/04/2008)
Por Denyze Moreira
Postado em 05 de maio de 2008
Mais um dia de festa pro Hard Rock, em pleno Rio de Janeiro, em uma noite marcada por "revivals" e meninas subindo no palco como mandava o figurino na época de ouro do estilo.
A House of Lords foi a banda escolhida para abrir os trabalhos no Hard In Rio II, realizado no Circo Voador. Sonoridade impressionante, que angariou novos fãs para a banda. A voz de James Christian continua inabalável e firme como nos primórdios. Mesclando faixas clássicas com novidades do último disco – mais pesado do que o normal mas com a mesma pegada que caracteriza a banda – a House of Lords sacudiu as quase 600 pessoas da casa com um hard rock honesto e sem firulas. Dentre baladas e músicas mais agitadas, "I wanna be loved", "Rock bottom", "Love don’t lie", "Chains of love", "Come to my Kingdom", "Sahara", "Talkin’ ‘Bout love" foram algumas que estrelaram a noite. Para quem não conhecia ou conhecia pouco, virou lição. Para quem já era fã, ficou a alma lavada.

Em seguida, numa histeria quase adolescente, entrou no palco Danny Vaughn e cia. – Tyketto. Tirando as unanimidades – "Wings" e "Forever Young" – a banda apresentou aquele hard rock que marcou a época e que é reverenciado até hoje, principalmente pelos adeptos mais novos. Percebia-se o fôlego suspenso do público, provavelmente devido à emoção e a surpresa de ver a banda ao vivo e no Brasil pela primeira vez. Danny Vaughn é um líder animado e não pára um minuto – a não ser para um momento no violão. Apesar do estigma de hard rock do início dos anos 90, Tyketto provou que tinha o quê mostrar e tinha quem os acompanhasse cantando cada música. A presença de palco de Vaughn é suficiente – nem demais, nem de menos – e sempre simpático. Vestido com a camisa da seleção brasileira, Vaughn chama a atenção do público para uma faixa lado B da banda, "Till the Summer comes" e emenda com "Standing alone", discursando sobre o quão gratificante é para a banda, até hoje, saber da importância que eles alcançaram nas vidas dos fãs ao longo desses 16 anos de estrada. Dentre os demais sucessos, "Burning down inside", "Lay your body down", "Rescue me", "Strip me down", "Seasons", "Walk on fire" e "Meet me in the Night" levaram o povo presente à loucura e assim a banda cumpriu com a sua missão.

Fechando a noite, quando os relógios marcavam 03h15, Mike Tramp surge como uma visão no palco do Circo Voador. Vale a pena lembrar que quando o Tyketto lançava seu mais famoso disco "Don’t Come Easy", o White Lion já havia feito de tudo no hard rock e estava se despedindo das atividades, sendo assim subia ao palco um dos pilares do hard rock internacional. Certos de que o horário já não contava a seu favor, Mike Tramp e banda fizeram o que precisava ser feito – tocaram até amanhecer. A ótima forma (o que, depois de tantos anos, é um mérito) de Tramp se funde com a ótima forma da banda com sua nova formação e que não deixou a desejar a não ser pelos mais devotos que ainda assim gostariam de ver Vito Bratta (o guitarrista original) ao lado do seu vocalista. Com um certo desfalque no contingente do público, a banda foi até o topo da sua energia, entre hits e baladas, agitando e convocando o hard rock brasileiro presente pra animar junto com eles. Sempre comunicativo, Tramp conversava com os fãs que permaneceram ali até às 5 da manhã, agradecendo a presença inclusive dos que vieram de longe (e que assim como ele teriam de voltar para casa). Visivelmente chateados com a dispersão do público mas sendo os profissionais que são, o White Lion não parou um minuto. Entre os hits estavam "Wait", "Radar love", "When Children Cry", "Fight to Survive", "Till Death do Us Part", "Dream" (do recente "Return of the Pride"), e claro "Broken Heart".
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Infelizmente o público em geral deixou a desejar, quando alguns fazem e fizeram (dentre fãs reais que permaneceram até o final e produção) um esforço imenso para fazer o evento acontecer e trazer grandes nomes do estilo para solo brasileiro (coisa que na época ninguém tinha a preocupação ou o interesse). Nenhuma banda vive só de dois hits e é preciso conhecê-las para poder aproveitar ao máximo o trabalho que está sendo feito e apresentado ali. Cansado todo mundo fica e com certeza os músicos mais do que qualquer outra pessoa, mas nada justifica deixar o lugar antes da última banda. Apoiar o hard rock não é só freqüentar balada do gênero, ter uma banda cover e usar estampa de bicho. É BEM mais que isso.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
Fabio Lione posta mensagem misteriosa no Instagram; "Não direi nem uma palavra"
Bangers Open Air tem datas confirmadas para 2027
O clássico do Sepultura que guitarrista do Limp Bizkit gostaria de ter gravado
O lendário compositor que Ritchie Blackmore só começou a apreciar agora aos 80 anos
Richie Faulkner não vê sentido em manter o Judas Priest sem os membros clássicos
A conversa franca entre Angra e Fabio Lione que levou à saída do italiano, segundo Barbosa
Cranberries relembra música que aborda o desastre de Chernobyl, ocorrido há 40 anos
Steve Harris não queria que o Iron Maiden tirasse "férias" em 2027
A banda de metal que Lars Ulrich achava inalcançável, mesmo sem virar gigante como o Metallica
O álbum do AC/DC que tirou Malcolm Young do sério; "todo mundo estava de saco cheio"
Bruno Sutter disponibiliza show completo que ensaiou com o Angra; ouça aqui
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
O motivo que levou Fabio Lione a quase sair do Angra em 2023, segundo Marcelo Barbosa
O significado de "Migalhas dormidas do teu pão" que Cazuza canta em "Maior Abandonado"
Humberto Gessinger e o verdadeiro motivo que impede um retorno do Engenheiros do Hawaii
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"

Extreme - uma apresentação enérgica, direta e de altíssima qualidade em Porto Alegre
Blackberry Smoke voltou para Porto Alegre com a casa cheia
O Monsters of Rock 2026 entregou o que se espera de um grande festival
Guns N' Roses - Resenha do show em Porto Alegre
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil

