Resenha - Guitar Player Fest (EM&T, São Paulo, 07/07/2003)
Por Rodrigo Vinhas
Postado em 07 de julho de 2003
Começou dia 07 de julho o festival Guitar Player Fest, evento esse que reuniu os maiores guitarristas do país, em uma semana, sendo que tocaram dois em cada dia, entre eles estavam, Kiko Loureiro, Rafael Bittencourt, Wander Taffo, Mozart Mello entre muitos outros. Vamos relatar aqui como foi o primeiro dia, que contou com os já citados Rafael Bittencourt e Wander Taffo.
Além dos consagrados guitarristas, todos os dias do evento contaram com a apresentação de alguns guitarristas considerados promissores, estes foram selecionados por trechos de 30 segundos, encaminhados ao EM&T.
O evento começou pontualmente às 19:30 hs, o local estava bem cheio, as senhas para o primeiro dia haviam se esgotado com mais de duas semanas de antecedência.
O primeiro a pisar no palco foi um guitarrista do Rio de Janeiro chamado Zé Renato (assim mesmo, sem sobrenome). O cara realmente mandou bem, e provou que foi escolhido por méritos, tocou alguns temas de sua autoria, tocou um fusion, depois um country e uma espécie de bossa no final, realmente o rapaz promete. (infelizmente ele não citou o nome de nenhuma das músicas).
Logo em seguida sobe ao palco o fundador do IG&T, Wander Taffo, que mostrou não ter se acomodado e que ainda fica muitas horas por dia com a guitarra, tocou músicas de sua própria autoria e clássicos do Rock, e falou muito sobre o mercado musical, dizendo que há muito espaço pra quem é bom e se dedica. Foi muito interessante, e antes de deixar o palco Wander Taffo anuncia o próximo músico a entrar no palco com frases do tipo "A cobra vai fumar, o bicho vai pegar" algo realmente divertido, e então entra no palco a atração principal da noite: Rafael Bittencourt.
Rafael começou o evento tocando a música "Nova Era" que está presente no álbum Rebirth, após cumprimentar os presentes (que se incluíam muitos fãs do Angra), Rafael mandou mais quatro sons, Millennium Sun e Acid Rain também do Rebirth, em seguida tocou a progressiva Silence and Distant do álbum Holy Land, numa versão muito bem sacada, e um solo muito bom, ainda tocou uma música que foi feita especialmente para um disco da revista Cover Guitarra, chamada "Comendo Melancia", uma música intrumental com um teminha muito grudento.
Depois foi aberto um espaço para perguntas, onde Rafael falou sobre sua formação, sobre o futuro do Angra e diversos temas que interessam aos músicos, como equipamentos etc...
Após esse bate-papo com o público, pega o violão e manda "Reaching Horizons", essa última com Rafael mostrando que além de tocar guitarra canta muito bem.
Para encerrar mandou o clássico absoluto "Nothing to Say" para delírio dos fãs.
Quando o evento chegou ao fim, pouco mais das 22:00 hs, o guitarrista atendeu a todo o público tirando fotos e distribuindo autógrafos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
John Lennon criou a primeira linha de baixo heavy metal da história?
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
O riff de 1975 que Dave Grohl diz ter dado origem ao heavy metal na sua forma mais rápida
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
O significado de "voz que gira bailando no ar" em "Tente Outra Vez" de Raul Seixas
Herbert Vianna explica porque relação com a Paula Toller chegou ao fim
A banda que "para bem ou para o mal" representava o rock em 1990, segundo Neil Young


O último grito na Fundição Progresso: Planet Hemp e o barulho que vira eternidade
Pierce the Veil - banda dá um grande passo com o público brasileiro
Tiamat - aquele gótico com uma pegada sueca
Boris - casa lotada e público dos mais diversos para ver única apresentação no Brasil
Molchat Doma retorna ao Brasil com seu novo álbum Belaya Polosa
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente



