Resenha - Guitar Player Fest (EM&T, São Paulo, 07/07/2003)
Por Rodrigo Vinhas
Postado em 07 de julho de 2003
Começou dia 07 de julho o festival Guitar Player Fest, evento esse que reuniu os maiores guitarristas do país, em uma semana, sendo que tocaram dois em cada dia, entre eles estavam, Kiko Loureiro, Rafael Bittencourt, Wander Taffo, Mozart Mello entre muitos outros. Vamos relatar aqui como foi o primeiro dia, que contou com os já citados Rafael Bittencourt e Wander Taffo.
Além dos consagrados guitarristas, todos os dias do evento contaram com a apresentação de alguns guitarristas considerados promissores, estes foram selecionados por trechos de 30 segundos, encaminhados ao EM&T.
O evento começou pontualmente às 19:30 hs, o local estava bem cheio, as senhas para o primeiro dia haviam se esgotado com mais de duas semanas de antecedência.
O primeiro a pisar no palco foi um guitarrista do Rio de Janeiro chamado Zé Renato (assim mesmo, sem sobrenome). O cara realmente mandou bem, e provou que foi escolhido por méritos, tocou alguns temas de sua autoria, tocou um fusion, depois um country e uma espécie de bossa no final, realmente o rapaz promete. (infelizmente ele não citou o nome de nenhuma das músicas).
Logo em seguida sobe ao palco o fundador do IG&T, Wander Taffo, que mostrou não ter se acomodado e que ainda fica muitas horas por dia com a guitarra, tocou músicas de sua própria autoria e clássicos do Rock, e falou muito sobre o mercado musical, dizendo que há muito espaço pra quem é bom e se dedica. Foi muito interessante, e antes de deixar o palco Wander Taffo anuncia o próximo músico a entrar no palco com frases do tipo "A cobra vai fumar, o bicho vai pegar" algo realmente divertido, e então entra no palco a atração principal da noite: Rafael Bittencourt.
Rafael começou o evento tocando a música "Nova Era" que está presente no álbum Rebirth, após cumprimentar os presentes (que se incluíam muitos fãs do Angra), Rafael mandou mais quatro sons, Millennium Sun e Acid Rain também do Rebirth, em seguida tocou a progressiva Silence and Distant do álbum Holy Land, numa versão muito bem sacada, e um solo muito bom, ainda tocou uma música que foi feita especialmente para um disco da revista Cover Guitarra, chamada "Comendo Melancia", uma música intrumental com um teminha muito grudento.
Depois foi aberto um espaço para perguntas, onde Rafael falou sobre sua formação, sobre o futuro do Angra e diversos temas que interessam aos músicos, como equipamentos etc...
Após esse bate-papo com o público, pega o violão e manda "Reaching Horizons", essa última com Rafael mostrando que além de tocar guitarra canta muito bem.
Para encerrar mandou o clássico absoluto "Nothing to Say" para delírio dos fãs.
Quando o evento chegou ao fim, pouco mais das 22:00 hs, o guitarrista atendeu a todo o público tirando fotos e distribuindo autógrafos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
A reação divergente dos fãs ao anúncio do line-up do Bangers Open Air 2026
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
A banda de forró que se fosse gringa seria considerada de rock, segundo produtora
A pior faixa de abertura gravada pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
O gênero musical que tomou o lugar do rock, de acordo com Roger Daltrey
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
Nova música do Megadeth desbanca - temporariamente - Taylor Swift no iTunes dos EUA
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
Blackmore's Night cancela shows devido a questões de saúde
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro
Filho de Ringo Starr já disse que não considerava o pai um grande baterista
Uma caneca do Iron Maiden feita para fãs endinheirados que sabem o valor do amor pela banda
Como Iron Maiden surgiu em disco do Engenheiros do Hawaii, segundo Humberto Gessinger
Exodus - sempre uma das melhores experiências do ano
Behemoth e Deicide - um espetáculo inigualável do metal extremo
Anette Olzon apresentou no Brasil músicas dos álbuns "Dark Passion Play" e "Imaginaerum"
Imminence - público apaixonado enche a casa numa quinta-feira
Rock, Memória e Emoção - Nenhum de Nós Encanta Jumirim/SP
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil



