Angra: Para o público de BH, o Heavy Metal não morreu
Resenha - Angra (Lapa Multishow, Belo Horizonte, 18/10/2002)
Por Leonardo Oliveira e Rodrigues
Postado em 18 de outubro de 2002
Fotos do show de São Paulo, por Patrícia De Pierro
Quem disse que o Heavy Metal morreu? O público que esgotou os ingressos, postos a venda antecipadamente pelo Lapa Multishow, casa de shows que usualmente recebe bandas de pagode e forró, certamente não concorda com a idéia de que o gênero musical que faz jovens se vestirem de preto e se esgoelarem feito platéia de auditório, tenha recebido a derradeira extrema-unção. Dez meses após sua última passagem pela capital mineira, o Angra volta a Belo Horizonte na turnê de divulgação do mini-álbum "Hunters And Prey", lançado no início do ano. O grande porém da noite, foi sem dúvida a falha da produção, que não escalou nenhuma banda de abertura, deixando a platéia de pé e entediada por cerca de três horas e meia após os portões serem abertos.
Por volta de 23h08, ecoavam as primeiras notas da intro "In Excelsis", que, assim como no álbum "Rebirth", precedeu a empolgante "Nova Era". Nessa música mal era possível ouvir a voz de Edu Falaschi, tamanho o entusiasmo dos fãs ao cantar cada verso. Uma entrada apoteótica. Logo vieram "Acid Rain", a clássica "Angels Cry" e a bela "Heroes Of Sand", deixando claro que a formação que debutou no primeiro semestre de 2001 nada fica devendo ao vivo à formação que gravou os primeiros álbuns da banda.
Rafael Bittencourt e Kiko Loureiro - mais frio do que o de costume - foram precisos como sempre, executando com maestria cada nota de cada solo, como se não estivessem tocando para mais do que meia dúzia de gatos pingados. Também merecem destaque a bela interpretação de Rafael, ao violão e voz, em "Reaching Horizons" e os solos de baixo e bateria feitos respectivamente pelo "Prodígio", Felipe Andreoli, e pelo "Polvo", Aquiles Priester. A presença de palco do grupo é marcante, e a voz de Edu parece melhorar a cada apresentação.
Pôde-se notar que as músicas gravadas originalmente pela antiga formação, estão, cada vez mais, perdendo espaço no set-list da banda. Apenas cinco delas foram executadas, cedendo espaço a temas como "Live And Learn", "Hunters And Prey" (cantada com trecho em português) e a balada "Bleeding Heart", todas pertencentes ao mais recente trabalho.
Para encerrar, a sempre pedida "Carry On", seguida pela surpreendente versão de "Crazy Train", cover do Mr. Madman, Ozzy Osbourne.
O Angra sai de BH consagrado junto ao publico, provando, mais uma vez, que o Heavy Metal está mais vivo do que nunca. Foram duas horas do verdadeiro metal, sem modismos ou coisas do tipo, para deleite dos fãs do estilo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
As três músicas punk que Lemmy escolheu entre as maiores de todos os tempos
Dave Mustaine classifica Teemu Mäntysaari como o guitarrista que sempre procurou
A obra-prima do Pink Floyd que, para Roger Waters, quase foi arruinada por David Gilmour
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
A música que Ronnie James Dio fez para deixar o Black Sabbath para trás
58 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em julho
A única banda em que Geddy Lee entraria "sem pensar duas vezes"
O músico que intimidou Jimmy Page; "Não conhecia ninguém que tocasse daquele jeito"
A banda clássica dos anos 70 que Noel Gallagher chamou de "uma merda"
Nergal anuncia que o Behemoth suspenderá atividades em 2027
A canção do Iron Maiden que arrepia Bruce Dickinson; "genial"
A música do Van Halen baseada em um discurso de Malcolm X
O clássico do Black Sabbath que foi lançado há mais de 50 anos, mas continua atual
Marilyn Manson: 7 coisas que você não sabia sobre ele
O hit de Rita Lee que é versão dos Beatles com história do amor entre bode e cabra
A opinião de Regis Tadeu sobre o Radiohead e seu disco muito superestimado


Afonso Nigro revela por que chamou Kiko Loureiro pro Dominó: "Preciso desse cara"
O clássico do Angra de Andre Matos que parece com faixa do "MI'RAJ", segundo Edu Falaschi
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
As Cinco Melhores Músicas de Andre Matos - Parte 1
O que difere Edu Falaschi dos outros cantores que o Angra já teve, segundo Eric Martin
Edu Falaschi conta como a reaproximação com Angra o levou ao Masters of Voices
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
A cena repugnante que o Angra presenciou em ônibus da turnê, segundo Ricardo Confessori
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil



