Angra: Para o público de BH, o Heavy Metal não morreu
Resenha - Angra (Lapa Multishow, Belo Horizonte, 18/10/2002)
Por Leonardo Oliveira e Rodrigues
Postado em 18 de outubro de 2002
Fotos do show de São Paulo, por Patrícia De Pierro
Quem disse que o Heavy Metal morreu? O público que esgotou os ingressos, postos a venda antecipadamente pelo Lapa Multishow, casa de shows que usualmente recebe bandas de pagode e forró, certamente não concorda com a idéia de que o gênero musical que faz jovens se vestirem de preto e se esgoelarem feito platéia de auditório, tenha recebido a derradeira extrema-unção. Dez meses após sua última passagem pela capital mineira, o Angra volta a Belo Horizonte na turnê de divulgação do mini-álbum "Hunters And Prey", lançado no início do ano. O grande porém da noite, foi sem dúvida a falha da produção, que não escalou nenhuma banda de abertura, deixando a platéia de pé e entediada por cerca de três horas e meia após os portões serem abertos.
Por volta de 23h08, ecoavam as primeiras notas da intro "In Excelsis", que, assim como no álbum "Rebirth", precedeu a empolgante "Nova Era". Nessa música mal era possível ouvir a voz de Edu Falaschi, tamanho o entusiasmo dos fãs ao cantar cada verso. Uma entrada apoteótica. Logo vieram "Acid Rain", a clássica "Angels Cry" e a bela "Heroes Of Sand", deixando claro que a formação que debutou no primeiro semestre de 2001 nada fica devendo ao vivo à formação que gravou os primeiros álbuns da banda.
Rafael Bittencourt e Kiko Loureiro - mais frio do que o de costume - foram precisos como sempre, executando com maestria cada nota de cada solo, como se não estivessem tocando para mais do que meia dúzia de gatos pingados. Também merecem destaque a bela interpretação de Rafael, ao violão e voz, em "Reaching Horizons" e os solos de baixo e bateria feitos respectivamente pelo "Prodígio", Felipe Andreoli, e pelo "Polvo", Aquiles Priester. A presença de palco do grupo é marcante, e a voz de Edu parece melhorar a cada apresentação.
Pôde-se notar que as músicas gravadas originalmente pela antiga formação, estão, cada vez mais, perdendo espaço no set-list da banda. Apenas cinco delas foram executadas, cedendo espaço a temas como "Live And Learn", "Hunters And Prey" (cantada com trecho em português) e a balada "Bleeding Heart", todas pertencentes ao mais recente trabalho.
Para encerrar, a sempre pedida "Carry On", seguida pela surpreendente versão de "Crazy Train", cover do Mr. Madman, Ozzy Osbourne.
O Angra sai de BH consagrado junto ao publico, provando, mais uma vez, que o Heavy Metal está mais vivo do que nunca. Foram duas horas do verdadeiro metal, sem modismos ou coisas do tipo, para deleite dos fãs do estilo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bruce Dickinson promete novo álbum "em um patamar bem acima de 'Mandrake Project'"
58 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de outubro
A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
Aquiles Priester diz que Cronos, do Venom, "mudou o jogo"
A provocação ao Arsenal que Derek Riggs incluiu na capa de "Somewhere in Time"
Fabio Lione debocha de fala de Felipe Andreoli: "Inventaram hiato para eu sair do Angra?"
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath
O rockstar que Ozzy Osbourne considerava o "meu Deus do rock"
Metallica inicia temporada de shows em Las Vegas e volta a tocar "...And Justice for All"
O guitarrista apontado como melhor do mundo que Alex Lifeson não curte: "Não me tocava"
"Living after Midnight" do Judas Priest, um hino aos estilos de vida alternativos
A música de 1983 que resumiu tudo de errado no rock americano, segundo Lemmy
A banda que tentou trabalhar com Kurt Cobain, mas ele mal conseguia parar em pé
A banda que brasileiros adoram, mas que Malcolm Young não queria que o AC/DC se parecesse
A banda brasileira de metal extremo que é uma das preferidas de Bill Ward
O clássico do Black Sabbath cantado por Dio que inspirou música do Iron Maiden
A opinião de Marcelo Barbosa sobre o Angra que chocou Andre Matos: "No Brasil, só você"
Por que hiato do Angra não foi pretexto para tirar Fabio Lione, segundo Felipe Andreoli
Os bastidores da saída de Fabio Lione do Angra, segundo Marcelo Barbosa
Os 4 pilares do Angra que IA precisaria entender pra compor igual, segundo Marcelo Barbosa
A lenda nordestina que é o Van Halen brasileiro, segundo Rafael Bittencourt
São Paulo recebe imersão na história do Angra com celebração a "Holy Land" e "Rebirth"
O metal do Angra respira: Alírio Netto e banda em noite iluminada.
Kiko Loureiro respeita muito Tony Iommi, mas acha que guitarrista do Black Sabbath é "quadrado"
De Black Sabbath a Elis Regina, os 10 discos que mudaram a vida de Kiko Loureiro
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente



