Resenha - Dazaranha (John Bull, Florianopolis, 29/08/2001)
Por Rodrigo Simas
Postado em 29 de agosto de 2001
Conheci o Dazaranha em uma das minhas viagens para o sul do Brasil, mais precisamente em Florianópolis, capital da bela Santa Catarina, terra do Guga. Sai um dia com uns amigos e por acaso havia uma banda tocando no bar onde estávamos, e essa banda era o Dazaranha.
Nunca tinha ouvido falar nela e me lembro que, quando começou o show, estranhei pela quantidade absurda de pessoas que estavam no lugar só pra assistir a banda, cantando todas as músicas e agitando muito. Comecei então a prestar atenção e cheguei a uma conclusão óbvia: estava vendo uma grande banda, que infelizmente ainda não era conhecida por mim, mas que no dia seguinte iria procurar o CD para comprar.

Não deu outra, no dia seguinte fui em uma loja, e comprei o CD "Tribo da Lua". A partir daí não tem muito mais o que contar, fui em diversos shows nos anos que seguiram e comprei o primeiro CD relançado chamado "Seja Bem Vindo". Conheci os integrantes da banda na festa do Pinhão de 2000 em Lages (SC) e já até fiz uma entrevista com eles para a Whiplash! no começo deste ano.
Em comemoração ao aniversário de 9 anos da banda, o Dazaranha realizou 4 shows (1 por semana, nas 4 quartas-feiras do mês) memoráveis no bar John Bull, todos lotados, na linda Lagoa da Conceição, um dos cartões postais de Florianópolis. Cada show contou com participações especiais diferentes como a de Gerry na percussão (que foi da formação original da banda) e do vocalista da banda Bandit (também de Floripa), que cantou inclusive "Vagabundo Confesso", hino da banda e com certeza da própria cidade de Florianópolis.

Além disso tudo, em todos os shows várias músicas novas que vão estar no próximo CD (ainda sem data de lançamento) foram apresentadas. Entre elas "Vem Comigo" (que abriu os sets), a excelente "Carretão" e "Não Vou Vender" .
Pra quem não conhece ainda a banda (o que você está esperando??!) , o som do Dazaranha é uma mistura que vai desde ROCK, passando por POP, MPB, REAGGE e até alguns toques de HEAVY METAL, como na maravilhosa "Shau Pais Baptiston". A maioria das composições é feita pelo guitarrista base da banda, Moriel, tudo também muito bem acompanhado de letras "malucas" mas muito bem sacadas e do violino nervoso de Fernando Sulzbacher, que dá um toque mais do que especial às músicas, fazendo o Dazaranha (sem exagerar) estar entre as 5 melhores bandas do Brasil em atividade.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | O show dos caras é uma celebração de todos esses 9 anos que já fizeram com que o nome Dazaranha se tornasse lenda no sul do Brasil e suas músicas verdadeiros clássicos. Duvida? Vá no show, e você vai ter a sensação que só você não sabe cantar as letras e que está presenciando um show de uma grande banda. Pois é, destaques não faltam, pois quem tem em seu set músicas como "Pagode do Revoltado", "Retroprojetor" ( uma das melhores, com uma letra no mínimo instigante), "Cama Brasileira", "Novos Ditados", "Muralhas Brancas", bom... é melhor eu parar, senão vou escrever o set inteiro do show.

Mas é em músicas com mais "punch" como a "quase heavy metal" "Barco Pesqueiro" (que até o vocalista Gazu brinca fazendo toda hora o sinal de heavy metal com a mão), "Shau Pais Baptiston" (já mencionada) e "Eh, País" que o lugar parecia que ia cair, tamanho a energia passada pela banda. Também há momentos emocionantes, quando são executadas composições como "Tribo da Lua" e "Vagabundo Confesso", onde cada pessoa dentro da casa parecia estar cantando.

Além disso o Dazaranha contou ainda com um som muito bom em todas as quatro noites, e como já dito anteriormente com uma presença em massa do público. Os músicos, já com muita experiência, sabem como contagiar o público, mostrando uma grande presença de palco durante as mais de 25 músicas que foram tocadas a cada dia de show, divididas em dois sets, que ainda contou com algumas covers, de Raul Seixas a Tim Maia.
Adauto (Baixo), Adriano (Bateria), Chico (Guitarra), Fernando (Violino), Moriel (Guitarra) e Gazu (Vocal) estão de parabéns e merecem toda a sorte no futuro. Que essa tribo da lua ainda seja muito iluminada e que ainda ilumine muitas outras pessoas que não tiveram o prazer de conhecer o trabalho desta grande banda. Parabéns ao Dazaranha e obrigado pelas quatro noites memoráveis. Nos vemos em Floripa.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
Guns N' Roses encerra turnê no Brasil com multidões, shows extensos e aposta em novos mercados
Sepultura se despede entre nuvens e ruínas
O motivo por trás da decisão de Aquiles Priester de vender baquetas do Angra no Bangers
A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
Belo Horizonte entra na rota do rock internacional e recebe shows de Men At Work, Dire Straits Legac
O melhor solo de guitarra de todos os tempos, segundo Eric Clapton
A opinião de Fernanda Lira sobre Jessica Falchi como nova guitarrista do Korzus
Dave Grohl redescobriu o Alice in Chains graças às filhas
Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
Por que a turnê de reunião original do Kiss fracassou, segundo Gene Simmons
Andreas Kisser afirma que turnê de despedida talvez seja a melhor da história do Sepultura
Para Adrian Smith, Iron Maiden jamais acabará enquanto Steve Harris existir
Baixista lamenta que letras do Bad Religion ainda sejam relevantes
Os motivos que fizeram Iggor Cavalera recusar reunião com o Sepultura, segundo Andreas Kisser
O triste motivo que fez Brian Johnson começar a usar a sua inseparável boina
O último grande álbum clássico do rock, segundo André Barcinski
"O Angra foi formado com escolhas estéticas, não tinha mocorongo ali", diz Regis Tadeu

Extreme - uma apresentação enérgica, direta e de altíssima qualidade em Porto Alegre
Blackberry Smoke voltou para Porto Alegre com a casa cheia
O Monsters of Rock 2026 entregou o que se espera de um grande festival
Guns N' Roses - Resenha do show em Porto Alegre
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil

