Turnês de despedida - Adeus ou caça-níquel?
Por Michel Sales
Postado em 31 de março de 2025
O anúncio de turnês de despedida por grandes bandas de rock e heavy metal tem gerado reações ambíguas entre os fãs nas redes sociais. Grupos como Kiss, Slayer, Sepultura, Uriah Heep, Journey, Mötley Crüe, entre outros, vêm sendo alvos de críticas e piadas, sob a suspeita de que tais despedidas servem apenas para arrecadar grandes somas de dinheiro com "finais" que nunca se concretizam.

Essa desconfiança também tem alimentado debates acalorados entre os fãs veteranos e os mais novos. Enquanto os primeiros costumam fazer críticas mais fundamentadas com base em décadas de convivência com as bandas, os seguidores mais recentes muitas vezes se sentem incomodados com essas opiniões, interpretando como ataques ao enxergar a paixão da geração nutella.
Entre os exemplos mais emblemáticos está o Kiss, que anunciou sua "Farewell Tour" ainda nos anos 2000, mas continua em atividade após 2003. Em 2019, a banda voltou a prometer um adeus com a "End of the Road Tour", encerrada apenas em 2023. No entanto, rumores já apontam para um novo retorno.
O Scorpions seguiu caminho semelhante: anunciou sua aposentadoria em 2010, mas retornou em 2012. Desde então, segue na estrada lançando novos discos e turnês mundiais. Já Ozzy Osbourne lançou a "No More Tours" em 1992, mas voltou em 1995 com o álbum "Ozzmosis". Em 2018, veio a "No More Tours 2", interrompida por problemas de saúde.
O Mötley Crüe foi mais ousado: em 2015, assinou um contrato jurídico garantindo que nunca mais fariam turnês. No entanto, rasgaram o documento em 2019 e retornaram aos palcos em 2022, junto com Def Leppard, Poison e Joan Jett. O Judas Priest, por sua vez, fez sua "Epitaph Tour" em 2011, mas logo em 2013 retomou as atividades e segue firme, inclusive com novo álbum lançado em 2024.
O Black Sabbath se despediu oficialmente entre 2016 e 2017 com "The End Tour". Mesmo assim, o guitarrista Tony Iommi já manifestou interesse em possíveis reencontros pontuais. Já o Twisted Sister, que parou em 2016 após a morte do baterista AJ Pero, voltou em 2023 para uma apresentação no Metal Hall of Fame, sem descartar outras aparições.
Outro caso recente é o do Slayer, que encerrou sua carreira em 2019, mas surpreendeu os fãs ao anunciar novas apresentações em festivais em 2024. A banda The Who também merece destaque: anunciou o fim em 1982, mas logo retornou e permanece ativa até hoje.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
O único instrumento que Gerson Conrad, do Secos & Molhados, era proibido de tocar
A banda de hard rock que irritava Tony Iommi, mas que vendeu mais que o Black Sabbath
A banda que nunca gravou disco e virou o "Black Sabbath brasileiro", segundo Regis Tadeu
A bronca que John Paul Jones tinha com os Beatles; "Eles escrevem boas músicas, mas..."
Os 10 melhores álbuns de 2025, segundo Mike Portnoy do Dream Theater
Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
Quem criou o vocal gutural? Alex Webster fala das origens do death metal e cita Lemmy
A banda que lançou o "Master of Puppets" do novo milênio; "James disse que curtiu, pronto!"
O solo de guitarra "colossal" que Brian May disse estar fora da sua alçada; "Nem em mil anos"
Como o tempo provou que o desapego do Lynyrd Skynyrd fazia todo o sentido
Alex Skolnick relembra momento de rivalidade entre Testament e Exodus
O rockstar que sofreu na mão de Lemmy; "acho que ele não vai me perdoar"
Slayer e Metallica se odiavam, segundo vocalista do Machine Head
"Misoginia e masculinidade tóxica": membro do Faith No More lembra tour com Metallica e Guns

Será que todo fã é um idiota? Quando a crítica ignora quem sustenta a música
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A nostalgia está à venda… mas quem está comprando? Muita gente, ao menos no Brasil
Afinal o rock morreu?
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Avenged Sevenfold: desmistificando o ódio pela banda
Hard Rock e Heavy Metal: o bicho de duas cabeças


