Turnês de despedida - Adeus ou caça-níquel?
Por Michel Sales
Postado em 31 de março de 2025
O anúncio de turnês de despedida por grandes bandas de rock e heavy metal tem gerado reações ambíguas entre os fãs nas redes sociais. Grupos como Kiss, Slayer, Sepultura, Uriah Heep, Journey, Mötley Crüe, entre outros, vêm sendo alvos de críticas e piadas, sob a suspeita de que tais despedidas servem apenas para arrecadar grandes somas de dinheiro com "finais" que nunca se concretizam.

Essa desconfiança também tem alimentado debates acalorados entre os fãs veteranos e os mais novos. Enquanto os primeiros costumam fazer críticas mais fundamentadas com base em décadas de convivência com as bandas, os seguidores mais recentes muitas vezes se sentem incomodados com essas opiniões, interpretando como ataques ao enxergar a paixão da geração nutella.
Entre os exemplos mais emblemáticos está o Kiss, que anunciou sua "Farewell Tour" ainda nos anos 2000, mas continua em atividade após 2003. Em 2019, a banda voltou a prometer um adeus com a "End of the Road Tour", encerrada apenas em 2023. No entanto, rumores já apontam para um novo retorno.
O Scorpions seguiu caminho semelhante: anunciou sua aposentadoria em 2010, mas retornou em 2012. Desde então, segue na estrada lançando novos discos e turnês mundiais. Já Ozzy Osbourne lançou a "No More Tours" em 1992, mas voltou em 1995 com o álbum "Ozzmosis". Em 2018, veio a "No More Tours 2", interrompida por problemas de saúde.
O Mötley Crüe foi mais ousado: em 2015, assinou um contrato jurídico garantindo que nunca mais fariam turnês. No entanto, rasgaram o documento em 2019 e retornaram aos palcos em 2022, junto com Def Leppard, Poison e Joan Jett. O Judas Priest, por sua vez, fez sua "Epitaph Tour" em 2011, mas logo em 2013 retomou as atividades e segue firme, inclusive com novo álbum lançado em 2024.
O Black Sabbath se despediu oficialmente entre 2016 e 2017 com "The End Tour". Mesmo assim, o guitarrista Tony Iommi já manifestou interesse em possíveis reencontros pontuais. Já o Twisted Sister, que parou em 2016 após a morte do baterista AJ Pero, voltou em 2023 para uma apresentação no Metal Hall of Fame, sem descartar outras aparições.
Outro caso recente é o do Slayer, que encerrou sua carreira em 2019, mas surpreendeu os fãs ao anunciar novas apresentações em festivais em 2024. A banda The Who também merece destaque: anunciou o fim em 1982, mas logo retornou e permanece ativa até hoje.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Dave Lombardo comenta lenda dos 33 minutos de "Reign in Blood"
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
Queen + Adam Lambert acabou? O próprio vocalista responde
Iron Maiden se manifesta sobre apagão em show de Paris
A música dos anos sessenta em que Ozzy Osbourne ouviu o começo do metal
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
Kurt Cobain não queria seguir o mesmo caminho de Eric Clapton
A música do Slayer que soa como Iron Maiden em alta velocidade, segundo a Kerrang!
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina
Por que o Dimmu Borgir, às vezes, gostaria de ser como o Motörhead
As 20 músicas mais subestimadas do Iron Maiden, em lista da Classic Rock


As emoções que uma música desperta merecem mais atenção que qualquer crítico ou "influencer"
As bandas de heavy metal nem sempre farão a mesma coisa (e isso não é ruim)
Megadeth, Pepeu Gomes e a mania do internauta achar que sabe de tudo
O problema não é usar celular em shows, mas sim fiscalizar os outros
Lobão: a defesa do roqueiro solitário
Preconceito: dificuldades de ser roqueiro em cidade do interior


