Nostalgia anos 80, 70, 60...
Por Juarez Canal História da Música
Postado em 02 de abril de 2022
A nostalgia dos anos 80 está em alta. Inúmeros canais do YouTube celebram essa década junto com a publicação constante de materiais sobre o assunto. Mas qual a origem dessa nostalgia?
Obviamente o que está acontecendo é que aqueles que foram crianças na década de 80 hoje são trintões, quarentões ou até cinquentões com saudades explícitas. Mais do que o fato de existirem pessoas com saudades da infância e adolescência esse pessoal consiste num grupo que está estabelecido economicamente e seu poder de consumo dita os padrões. A década de 80 também foi conhecida no Brasil como "década perdida". Foi o fim da ditadura militar, início da redemocratização e foi marcada por crises e a hiperinflação. No mundo midiático tivemos o auge do disco de vinil, popularização da fita k7, nascimento do CD e consolidação da televisão como principal meio de entretenimento. Isso tudo garante para a atualidade fortes lembranças.
Na música tivemos indubitavelmente muita qualidade. Foi um período de nascimento e consagração de estilos musicais de sucesso: punk rock, heavy metal, post punk, techno pop etc. A indústria fonográfica crescia a largos passos e consumir discos e fitas era algo comum. Todas as residências tinham um local com um três em um e muitos discos e fitas.
Mas, e os anos 70? Sem dúvidas foi uma década essencial para a música. O ápice do Rock Progressivo, de bandas históricas como Led Zeppelin e a semente de padrões que se manteriam para além dos 80. Nascem nos 1970 estilos basilares, como o Heavy Metal e Punk rock, impulsionados pela desilusão advinda com o fim do Flower Power, a crise do petróleo e a intensificação da guerra fria. No Brasil tivemos uma década próspera, com o milagre econômico, mas também com muita opressão e censura, por conta do regime militar.
Já dos anos 60 temos o incremento tecnológico e cultural que fizeram popularizar a música pop. No mundo todo tivemos na segunda metade dessa década uma explosão de criatividade na música e cinema, com obras como Sgt Peppers dos Beatles e o histórico filme de Stanley Kubrick 2001 uma odisseia no espaço. Mas também foi em 1968 que explodem protestos juvenis em todo o mundo livre, juntamente com dura repressão. Reivindicações por direitos, educação, liberdade, fim da guerra do Vietnã marcaram esses eventos. No Brasil tivemos a marcha dos 100 mil contra a ditadura. Hippies e intelectuais lutavam por liberdade ao som de gigantes da música.
Dos anos 50 nos vem o Rock n' roll e uma era de otimismo. Foi a década que sucedeu o fim da segunda guerra mundial. A economia global crescia, as pessoas consumiam e consequentemente as lembranças são ainda melhores.
Ser nostálgico além de positivo é algo natural. Temos um mecanismo psicológico que nos faz preservar as boas lembranças em detrimento das ruins. Do contrário teríamos traumas e uma expectativa negativa para o amanhã. Por isso sempre lembramos com uma acalorada lembrança, cheia de juízos positivamente parciais. Mas isso é muito legal.
FONTE: Canal História da música
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Thor da Marvel tenta tocar bateria com banda estourada de metalcore e dá ruim
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
Como um telefonema permitiu a participação do Twisted Sister no Bangers Open Air
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
De Tony Iommi a Jim Martin, os guitarristas que Max Cavalera admira

A nostalgia está à venda… mas quem está comprando? Muita gente, ao menos no Brasil
Afinal o rock morreu?
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Por que a presença dos irmãos Cavalera no último show do Sepultura não faz sentido
Angra traz "Rebirth" de volta e deixa no ar se a formação atual ainda existe
De fãs a palpiteiros, o que o heavy metal e o futebol têm em comum
Pink Floyd: entenda o "estilo Gilmour" de tocar guitarra
Thrash Metal: a estagnação criativa do gênero


