Manowar: A coerência no estilo
Por Don Roberto Muñoz
Fonte: HivenNews
Postado em 22 de maio de 2016
Nos 80’s os detratores do MANOWAR corriqueiramente acusavam o golpe na indumentária da banda. Foi na capa de "Into Glory Ride" que os músicos confirmaram proposição musical através do figurino. Mas poderiam os integrantes da banda vestir-se à lá DEVO, por exemplo?
Ora, os temas apontam invariavelmente para uma temática mui distante do comportamento que o homem aponta como "burguês". Porém, longe está também d’algo proletário. Ultrapassa a dicotomia "direita/ esquerda". O MANOWAR refere-se, nas letras, a questões mais antigas, logo, mais próximas dos fundamentos. Âmbitos primitivos, homens guerreiros e espiritualizados, que viviam e respiravam um mundo simbólico
O trato vertical – a honra por meio da força espiritual da "Palavra", a necessidade dos fundamentos serem respeitados, inclusive nos funerais – e a conduta viril – no "domínio de si-mesmo" diante de tudo que centrifuga, que afasta-o de seu centro, no Amor fraterno ao "irmão de guerra", o respeito ao inimigo na campanha – são temas perenes porque alimentados pelo valor que dignifica a ação nobiliária.
E tais temas são apaixonantes porque pulsam na alma do ser humano, recôndito espaço, íntima parte do ser que almeja rotundamente por algo maior que toda essa vulgaridade pós-moderna que consome o ser ‘ainda’ humano neste século cibernético em que vivemos. Diria Joseph de Maistre que Deus faz os reis. Já Ortega y Gasset via no aristocrata do espírito um intelectual que ultrapassa a mesmice horizontal dos pragmatistas, racionalistas et caterva.
Alguém já viu alguma banda de heavy metal defender o estilo de ser burguês ou proletário? Eu nunca vi. Realmente, há no heavy metal uma virilidade sonoramente repercutida nunca ocorrida na história do Rock. E não trata-se da rapidez, do peso, ou do volume de som. Trata-se de uma Atitude que confirma a retidão da masculinidade na coerência de propósitos de mãos dadas com a Loyalty – funda-se desta maneira um império. "Hail to England" agradece tal virilidade. E a fama da lealdade do público de metal conhecida é por muitos.
Nem todas as simbologias aqui enunciadas são tratadas nas letras do MANOWAR, mas a idéia de uma virilidade exposta em atos não passa desapercebida por Joey DeMaio e turma. Nas rivalizações entre os fãs, o desconhecimento sobre algum determinado tema de uma banda pode acontecer, mas o preconceito do ignorante pedante em seu despeito a respeito do tema em pauta deve ser deixado de lado, não pode ser levado à sério. A vitória da unidade deve passar inevitavelmente pela coerência, afinal, são em momentos deste porte que a Cultura surge.
Poderia haver maior coerência? A Ordem de Malta é uma ordem católica que começou como uma Ordem Beneditina fundada no século XI na Terra Santa, durante as Cruzadas. Mas transformada rapidamente em ordem militar para melhor servir a seus protegidos. Atualmente, é uma organização humanitária soberana internacional. Sim, Joey de Maio é cavaleiro da Ordem de Malta. Na foto ele entrega um prêmio ao mérito para José Carreras, na Transilvânia. Como diriam os franceses, noblesse oblige.
Roberto Muñoz, escritor
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
Prefeito de SP quer trazer U2, Rolling Stones ou Foo Fighters para show gratuito
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer
Playlist - 100 hinos do heavy metal lançados na década de 1980
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Segundo Dave Mustaine, novo disco fez algumas pessoas se reaproximarem do Megadeth
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
Conversa com o filho fez Dave Mustaine pensar na despedida do Megadeth
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
A banda que Renato Russo detestava, e com a qual a Legião Urbana chegou a ser comparada
A prática que foi responsável pelo fim dos Beatles, mas que Titãs conseguiu driblar
A comparação entre Renato Russo e Humberto Gessinger na visão de Carlos Maltz


Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
Joey DeMaio explica atraso do Manowar em regravação do álbum "Sign of the Hammer"
Os 25 melhores discos da história do power metal, em lista da Metal Hammer
Lojas de Discos: a desgraça e o calvário de se trabalhar em uma
Avenged Sevenfold: desmistificando o ódio pela banda



