Manowar: A coerência no estilo
Por Don Roberto Muñoz
Fonte: HivenNews
Postado em 22 de maio de 2016
Nos 80’s os detratores do MANOWAR corriqueiramente acusavam o golpe na indumentária da banda. Foi na capa de "Into Glory Ride" que os músicos confirmaram proposição musical através do figurino. Mas poderiam os integrantes da banda vestir-se à lá DEVO, por exemplo?
Ora, os temas apontam invariavelmente para uma temática mui distante do comportamento que o homem aponta como "burguês". Porém, longe está também d’algo proletário. Ultrapassa a dicotomia "direita/ esquerda". O MANOWAR refere-se, nas letras, a questões mais antigas, logo, mais próximas dos fundamentos. Âmbitos primitivos, homens guerreiros e espiritualizados, que viviam e respiravam um mundo simbólico
O trato vertical – a honra por meio da força espiritual da "Palavra", a necessidade dos fundamentos serem respeitados, inclusive nos funerais – e a conduta viril – no "domínio de si-mesmo" diante de tudo que centrifuga, que afasta-o de seu centro, no Amor fraterno ao "irmão de guerra", o respeito ao inimigo na campanha – são temas perenes porque alimentados pelo valor que dignifica a ação nobiliária.
E tais temas são apaixonantes porque pulsam na alma do ser humano, recôndito espaço, íntima parte do ser que almeja rotundamente por algo maior que toda essa vulgaridade pós-moderna que consome o ser ‘ainda’ humano neste século cibernético em que vivemos. Diria Joseph de Maistre que Deus faz os reis. Já Ortega y Gasset via no aristocrata do espírito um intelectual que ultrapassa a mesmice horizontal dos pragmatistas, racionalistas et caterva.
Alguém já viu alguma banda de heavy metal defender o estilo de ser burguês ou proletário? Eu nunca vi. Realmente, há no heavy metal uma virilidade sonoramente repercutida nunca ocorrida na história do Rock. E não trata-se da rapidez, do peso, ou do volume de som. Trata-se de uma Atitude que confirma a retidão da masculinidade na coerência de propósitos de mãos dadas com a Loyalty – funda-se desta maneira um império. "Hail to England" agradece tal virilidade. E a fama da lealdade do público de metal conhecida é por muitos.
Nem todas as simbologias aqui enunciadas são tratadas nas letras do MANOWAR, mas a idéia de uma virilidade exposta em atos não passa desapercebida por Joey DeMaio e turma. Nas rivalizações entre os fãs, o desconhecimento sobre algum determinado tema de uma banda pode acontecer, mas o preconceito do ignorante pedante em seu despeito a respeito do tema em pauta deve ser deixado de lado, não pode ser levado à sério. A vitória da unidade deve passar inevitavelmente pela coerência, afinal, são em momentos deste porte que a Cultura surge.
Poderia haver maior coerência? A Ordem de Malta é uma ordem católica que começou como uma Ordem Beneditina fundada no século XI na Terra Santa, durante as Cruzadas. Mas transformada rapidamente em ordem militar para melhor servir a seus protegidos. Atualmente, é uma organização humanitária soberana internacional. Sim, Joey de Maio é cavaleiro da Ordem de Malta. Na foto ele entrega um prêmio ao mérito para José Carreras, na Transilvânia. Como diriam os franceses, noblesse oblige.
Roberto Muñoz, escritor
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Roger Waters detona Mick Jagger e diz que astro só pensa no físico e no próprio saldo bancário
Falling in Reverse lança "Joseph" com Corey Taylor e Serj Tankian em colaboração inédita
Abbath cancela shows de 2026 e pede desculpas aos fãs e festivais
O mito em torno de Raul Seixas que Regis Tadeu diz que precisa acabar
Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
O álbum clássico do rock que Ed Motta comprou escondido por ser coisa de playboy
Mortiis, ex-Emperor, volta ao Brasil para show em São Paulo
Brian May (Queen) admite ter mudado de ideia em relação à IA
Brasileiros superestimam o Sepultura? Canal disseca mudança do show de despedida
A criança que irritou Joey Ramone a ponto de inspirar um clássico dos Ramones
Def Leppard anuncia box-set e divulga cover inédito dos Beatles
O disco gravado por Bruce Dickinson que a Metal Hammer considera o pior do Iron Maiden
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
O dia que Renato Russo recebeu craque do tetra no camarim e o comparou a Ayrton Senna
A impressionante versatilidade vocal de Fernanda Lira cantando Nightwish

A opinião de Regis Tadeu sobre o show do Manowar em que fãs queimaram camisas
5 músicas que separam quem apenas ouve metal de quem realmente vive o gênero
5 músicas de metal que são vergonha alheia, mas todo mundo ouve mesmo assim
Janick Gers: descartável ou essencial ao Iron Maiden?



