Motörhead: A finitude dos eternos
Por Daniel de Paiva Cazzoli
Postado em 12 de janeiro de 2016
Muitos já disseram que apenas três bandas têm autoridade para não se reinventarem: AC/DC, RAMONES e MOTÖRHEAD. Concordo em parte. Mesmo tendo essa autoridade, concedida pelos fãs e conquistada pelos próprios músicos, vejo diferenças entre muitos de seus trabalhos. Ou "Mondo Bizarro" é idêntico a "Rocket to Russia"? Seria "Black Ice" tão parecido assim com "Highway to Hell"? Como comparar, então, "1916" e "Bomber"?
E definitivamente elas não são parecidas, por mais homenagens que tenham feito entre si, caso de "R.A.M.O.N.E.S.", composta por Lemmy para prestar um tributo à lendária banda norte-americana. O AC/DC é, há um bom tempo, uma banda de arenas e estádios. RAMONES e MOTÖRHEAD, mesmo que se apresentassem juntas, não lotariam mais que um grande ginásio. E isso não as torna menores. O impacto e influência dessas três bandas no Rock’n’Roll é imensurável. Por suas atitudes despojadas, eles nunca se levaram a sério. Não pelo trabalho que desenvolveram, mas por sempre se apresentarem do jeito que queriam, sem se preocuparem com o que a grande mídia pensa. Os músicos do RAMONES subiram ao palco, até o último dia, com suas indefectíveis jaquetas de couro e calças jeans ferradas. Angus Young jamais largou sua indumentária de colegial. E ele, o agora saudoso e imortal Lemmy Kilmister, nunca abriu mão de seu chapéu, botas e do seu famoso cumprimento: "Good evening! We are MOTÖRHEAD and we play Rock’n’Roll!". Simples assim. Genial assim.
O RAMONES nunca voltará. Os quatro membros originais já se foram. O AC/DC, em breve, encerrará suas atividades. O tempo pesa e um dos irmãos fundadores, Malcolm, já não está mais na ativa, pela saúde debilitada. E Mikkey Dee e Phil Campbell sabem que não dá para continuar. O MOTÖRHEAD sobreviveu sem Phil "Animal" Taylor e Würzel, mas jamais terá vida própria sem Ian Fraiser Kilmister. Ou alguém imagina STONES sem Richards? SABBATH sem Iommi? MAIDEN sem Harris? METALLICA sem Hetfield? MEGADETH sem Mustaine? THE BEATLES sem John, Paul, George e Ringo?
Tenho orgulho de ter assistido a vários shows do MOTÖRHEAD, uma das poucas bandas a transformar um palco em uma extensão da casa dos músicos e, consequentemente, do quarto onde me tranco para ouvir meus discos. Lemmy jamais teve a postura de "rock star", não tinha frescuras. Ele falava o que queria, vivia o que dizia e tocava o que sabia. Nunca se preocupou em ser o mais bonito, ter o cabelo mais sedoso ou outras viadagens do tipo. Quem já conferiu o documentário "Lemmy - 49% Motherfucker, 51% Son of a Bitch" sabe do que estou falando.
Obrigado, Lemmy, por ter trazido a espontaneidade à música. Sua obra é atemporal, seu carisma único e seu legado intocável. Seu verso tão amplamente cantado no maior sucesso da banda, "Ace of Spades", enfim foi atendido: "I don't wanna live forever". O Rock’n’Roll fica mais sem graça e, ao mesmo tempo, mais eterno.
Morte de Lemmy Kilmister
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
Arch Enemy revela identidade da nova vocalista e lança single "To the Last Breath"
As melhores músicas românticas de 11 grandes bandas de metal, segundo o Loudwire
Michael Amott diz que nova vocalista do Arch Enemy marca um passo importante
Como o Sepultura ajudou a mudar a história de uma das maiores gravadoras da história do metal
Volbeat oficializa guitarrista e volta a ser quarteto
David Ellefson chama de estúpida decisão de Mustaine sobre sua exclusão de álbum do Megadeth
A reação dos fãs à nova cantora do Arch Enemy: "Lembra a fase da Angela Gossow"
Wacken Open Air anuncia evento oficial no Brasil; confira as atrações
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Journey convidou Steve Perry para a turnê de despedida
Accept anuncia primeiras datas da turnê celebrando 50 anos de carreira
Elton John elege a maior canção de rock de todos os tempos; "não há nada melhor que isso"
Metal Hammer: 10 discos horríveis lançados por grandes bandas na década de 1990
A decadência física e mental de Raul Seixas a partir de 1984, segundo Sylvio Passos
Legião Urbana e a linha tênue entre a genialidade e a incompetência

Tony Iommi relembra Lemmy Kilmister, que faleceu há exatos 10 anos
Motorhead: a causa da morte de Lemmy
Lemmy: Dave Grohl se despediu do grande amigo chorando
Lemmy: a emocionante despedida de seu amigo Slash
Os destaques do funeral de Lemmy Kilmister
Lemmy Kilmister: a música, as drogas, a família e a morte
Motorhead: Dave Grohl fez tatuagem em homenagem a Lemmy
Mikkey Dee: "O Motorhead acabou, claro. Lemmy Era o Motorhead."
Regis Tadeu: "Lemmy era tão poderoso que seu corpo não teve coragem de contrariá-lo"
Lemmy: Bill Ward, Kiko Loureiro, Zakk Wylde e Lita Ford comentam morte
Rush: Geddy Lee comenta a morte de Lemmy
Lemmy, um dos principais motivos da existência do Metallica
Phil Campbell, ex-Motörhead, cancela turnês por recomendações médicas
A banda que Joey Ramone disse que mais o inspirava; "Uma experiência de corpo e mente"
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
King Diamond: "Perdemos Lemmy, uma lenda entre as lendas!"



