Internet, MP3 e YouTube x Gravadoras: vencedor, a Música!

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Adriano Silva
Enviar correções  |  Ver Acessos

Ir até uma loja, comprar um CD de sua banda, com encarte, de aproximadamente 12 músicas, porque você ouviu duas músicas deste álbum na rádio ou assistiu o clipe na MTV.

Fotos de Infância: Anselmo, Dimebag, Rex Brow e Vinnie PaulDr. Sin: Agora todo mundo lamenta? Vão se foder!, diz Regis Tadeu

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Estamos em 2015 e a atividade descrita acima parece ser coisa dos anos 90, e, de fato, é! Nós envelhecemos e forma de "consumir" música mudou completamente. Com o surgimento e popularização do formato MP3 as vendas de CDs despencaram e os sites que vendem músicas on-line faturam cada vez mais.

Lá no final dos anos 90, quando surgiu o novo formato, muitos disseram que isto seria o fim da música, gravadoras e bandas não teriam mais receitas e consequentemente não haveria mais pessoas trabalhando com música. O que aconteceu, ao menos em minha opinião, foi justamente o contrário.

Com esse formato, músicas já consagradas podem ser compradas individualmente, e em várias versões, sem precisar comprar um álbum que, em alguns casos sejamos francos, possuía várias músicas para fazer volume e um álbum com uma única música boa. Alguns artistas/bandas estão lançando músicas sem estas pertencerem a um álbum específico, é famoso single, já não é mais vital lançar um álbum com uma compilação de músicas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Outro fator, que mudou ainda mais a forma de ouvir (e ver) música foi o You Tube. Aí sim, a mudança foi forte e praticamente foi este site que prejudicou, ao menos no Brasil, a audiência da MTV.

Eu também gostava de me reunir com amigos em um bar e assistir o TOP 10 da semana, eu realmente gostava de fazer isso, e o estabelecimento todo prestava atenção no programa. Quando transmitiam shows então, a atenção era maior ainda, me recordo de um show dos Stones em 1997 ou 1998, da tour Bridges to Babylon, na ápoca gravei em VHS o show e assisti várias vezes.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Também sinto saudades desta época, mas não têm como comparar com o que temos hoje, podemos assistir um show do Zeppelin as 4 da manhã em uma TV com definição Full HD, entre várias opções do You Tube.

Hoje a música é mais barata, mais acessível, com mais opções, com mais possibilidades e maior variedade de clipes e shows, tudo, não há como negar, está melhor.. Então porque diabos as pessoas reclamam que antigamente era melhor, que as musicas eram mais divertidas? Porque estamos trancados dentro de casa, velhos e acomodados. A tecnologia deixa muita gente acomodada, e não é só na música.

O lado negativo é justamente esse, a música antes nos reunia para ouvir aquele CD novo, assistir um show, hoje cada um escuta em casa, no seu PC, em fones de ouvido.

O que eu acho é que deveria ser feito com mais frequência com os amigos para beber uma Heiniken e ouvir as compilações de cada um em caixas de som decentes, para tentar resgatar um pouco do que se fazia nos anos 90.

Procurar bandas novas, que estão iniciando, criar tracklists próprias, com músicas escolhidas a dedo por você mesmo, chega de ouvir "best of", crie você sua lista de músicas favoritas, tente mesclar os hits que você já conhece com novidades, o rock precisa de novidades, as bandas novas precisam de espaço e os clássicos precisam ser relembrados, mesmo que seja no seu pen drive tocando em um sítio no meio do nada.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Opiniões

Fotos de Infância: Anselmo, Dimebag, Rex Brow e Vinnie PaulFotos de Infância
Anselmo, Dimebag, Rex Brow e Vinnie Paul

Dr. Sin: Agora todo mundo lamenta? Vão se foder!, diz Regis TadeuDr. Sin
Agora todo mundo lamenta? Vão se foder!, diz Regis Tadeu


Sobre Adriano Silva

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, enviando sua descrição e link de uma foto.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280